Vida Cotidiana - Um Passeio À Cidade De Theophilo Ottoni - 1929/1931

Dados sobre área, localização, população e economia da cidade. O porto com navio atracado no píer e meninos e burricos aguadeiros junto de fonte pública em Caravelas, Bahia, que é ligada a Theophilo Ottoni por meio da Estrada de Ferro Bahia-Minas. A estação ferroviária apinhada de gente e cargas. Ruas sem calçamento na cidade, com bondinho e automóveis. Cartela de publicidade da Lopes e Rodrigues, comercializadora de café. Residência do industrial Joaquim Ribeiro e família. A subestação de força e luz. Residência do comerciante Daniel Magalhães e família. A Praça Tiradentes, a fachada da Casa Martiniano, de Scofield, Barros e Cia. Série de nove cartelas sobre o Banco do Brasil, com valores das taxas para a agência de Theophilo Ottoni e serviços que oferece. A fachada e o interior do mercado municipal e o fórum. O presidente da Câmara, Nerval Figueiredo, e alguns vereadores. Crianças fazem aula de ginástica no grupo escolar, o Colégio São Francisco, o jardim público e a igreja-matriz. Fachada das sedes dos jornais locais "O Mucury", "O Commercio" e "A Família" e animações que reconstituem a primeira página de cada um. Trecho da rodovia Theophilo Ottoni-Itambacury e Theophilo Ottoni S. Benedicto. Animação com barquinho, navio, trenzinho e carrinho sobre mapa marcando os trajetos entre a cidade e Belo Horizonte, passando por Caravellas e Rio de Janeiro, ou Figueira e Itabyra. A empresa Carris Urbanos, do major Guilherme Landi: bonde e o major com a família em frente de sua residência. Fachada dos hospitais São Vicente, João Americo Machado e Santa Rosalia. Extração, transporte e preparo de madeira em serraria para exportação. Túnel da E.F. Bahia-Minas entre a cidade e Ladainha, onde se encontram oficinas e casas de ferroviários. Cachoeira do rio Todos os Santos, em Boa Vista. Canavial da Fazenda Planalto, propriedade do dr. Nerval de Figueiredo. Plantação e secagem de café em terreiro. Plantação de cacau. Menina negra com laço de fita na cabeça e ramo na mão, faz caretas, sorri e mostra a língua para a câmera. Reportagem Antiga Ferrovia Bahia- Minas Reportagem Antiga Ferrovia Bahia- Minas Eros Januzzi - Estrada de Ferro Bahia-Minas Música escrita por Eros Januzzi e José Emílio Guedes interpretada na voz de Eros Januzzi. A música fala das consequências do fim das atividades da Estrada de Ferro Bahia & Minas em 1966 para as regiões que elas antes serviam como meio de transporte. Imagens antigas da época em que a ferrovia funcionava e depois de desativada. Áudio do LP O Melhor dos Festivais de Minas do ano de 1984 Milton Nascimento - Ultimo Trem de Minas - Ponta de Areia Porque desativaram nossas Ferrovias???!!!! Nosso Governo favorece as Multinacionais que extraem nossa matéria prima e compra novamente o que é manufaturado com a patente que não é nossa. O Brasil só produz 35% do que consome, ou seja, grande parte da borracha consumida 75% é importada novamente pelo Brasil. E o País do Minério do Aço e das Hidrovias ainda continua na velha "História" da recuperação das nossas Rodovias ... Parlamentares, deêm pelo menos uma chance de 50% de 1/6 para esse País andar é para "Frente" e não ficar "ESTAGNADO" nas mãos dos países G8, um grupo internacional que reúne os sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo PONTA DE AREIA - NANA CAYMMI & MILTON NASCIMENTO. A Estrada de Ferro Bahia Minas (EFBM) era uma linha ferroviária brasileira que ligava o norte de Minas Gerais com a cidade de Caravelas no litoral sul da Bahia. Teve como diretriz a ligação do arraial de Ponta de Areia, próximo a cidade de Caravelas, à cidade de Araçuai no interior de Minas Gerais,numa extensão de aproximadamente 600 km. Vídeo de Teófilo Otoni a quase 80 anos atrás História da Ferrovia Retrilhando a Leopoldina - História da Ferrovia que passou por Rive. Vídeo feito pelo Cine Clube Jece Valadão. Uma pesquisa histórica muito bacana, vale a pena ver! EM percorreu o caminho da antiga ferrovia Bahia-Minas A Baiminas, como muita gente se refere à linha, foi inaugurada em 1881 e desativada em 1966. Seus 578 quilômetros ligaram o Jequitinhonha ao Atlântico, de Araçuaí a Ponta de Areia, onde os trilhos desembocavam num porto que recebia navios da costa do Sudeste. O sertão se tornou parceiro comercial de grandes centros. A ferrovia foi um marco na economia: fundou povoados e cidades, atraiu aportes, fomentou a geração de empregos e estimulou o plantio em terras até então inóspitas. Estrada de Ferro Minas Bahia passando por Teófilo Otoni História e preservação Eros Januzzi - Estrada de Ferro Bahia-Minas Música escrita por Eros Januzzi e José Emílio Guedes interpretada na voz de Eros Januzzi. A música fala das consequências do fim das atividades da Estrada de Ferro Bahia & Minas em 1966 para as regiões que elas antes serviam como meio de transporte. Imagens antigas da época em que a ferrovia funcionava e depois de desativada. Áudio do LP O Melhor dos Festivais de Minas do ano de 1984 Bahia-Minas Trilha de um programa sobre a Bahia-Minas, com Milton Nascimento Milton Nascimento - Ultimo Trem de Minas - Ponta de Areia Porque desativaram nossas Ferrovias???!!!! Nosso Governo favorece as Multinacionais que extraem nossa matéria prima e compra novamente o que é manufaturado com a patente que não é nossa. O Brasil só produz 35% do que consome, ou seja, grande parte da borracha consumida 75% é importada novamente pelo Brasil. E o País do Minério do Aço e das Hidrovias ainda continua na velha "História" da recuperação das nossas Rodovias ... Parlamentares, deêm pelo menos uma chance de 50% de 1/6 para esse País andar é para "Frente" e não ficar "ESTAGNADO" nas mãos dos países G8, um grupo internacional que reúne os sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mund História da Antiga Ferrovia Bahia - Minas A antiga Ferrovia Bahia - Minas levou o desenvolvimento aos dois estados. Ela foi aberta para levar o milagre econômico ao Vale do Jequitinhonha e a um pedaço do Sul da Bahia. Mas a má gestão, a corrupção e a precipitada decisão do governo militar de apostar no avanço das rodovias decretaram o fim da linha. A Baiminas, como moradores se referem à linha, foi inaugurada em 1881 e desativada em 1966. Seus 578 km ligaram o Jequitinhonha ao Atlântico, de Araçuaí a Ponta de Areia, onde os trilhos desembocavam num porto que recebia navios da costa do Sudeste. O sertão se tornou parceiro comercial de grandes centros. Mas não foi só por isso que a ferrovia se tornou um marco na economia. À medida que os trilhos avançavam, povoados e cidades eram fundados. Foi assim que a ferrovia atraiu aportes, fomentou a geração de empregos e estimulou o plantio em terras até então inóspitas. O progresso puxado pela maria-fumaça é descrito por vários pesquisadores. Jaime Gomes, autor de "Um trem passou em minha vida", destacou que “milhares de pessoas se deslocaram para aquela região. (…) Montaram engenhos, serrarias e olarias; fundaram vilas, povoados e até cidades. Parte do Sul baiano e do Nordeste mineiro prosperaram, milagrosamente”. A última viagem completou 50 anos em maio de 2016. Boa parte da região que experimentou o progresso, agora está órfã dos trilhos. Em Ponta de Areia, a estação foi jogada ao chão. O lugar que os trilhos desembocavam no porto se transformou num mangue, onde ex-funcionários da linha agora caçam siris. O povoado é distrito de Caravelas. Lá também havia outra estação. Em 1967, um ano depois da última viagem pela Baiminas, a população de Caravelas e de seus distritos somavam 31,1 mil moradores. Hoje são 10 mil pessoas a menos. A Baiminas inspirou Fernando Brant e Milton Nascimento a comporem Ponta de Areia. Os autores repararam como as praças ficaram vazias sem as locomotivas e os vagões, e o triste destino de velhos maquinistas. "Ponta de Areia, ponto final Da Bahia-Minas, estrada natural Que ligava Minas ao porto, ao mar Caminho de ferro mandaram arrancar Velho maquinista com seu boné Lembra do povo alegre que vinha cortejar Maria-fumaça não canta mais Para moças flores janelas e quintais Na praça vazia, um grito, um ai Casas esquecidas, viúvas nos portais” Roteiro Estrada de Ferro Bahia Minas Terra de Minas - Bahia-Minas Trecho do programa Terra de Minas, da TV Globo, sobre a antiga ferrovia Bahia-Minas, as histórias de quem ainda se lembra dos trilhos e os lugares por onde passavam as composições. Feito em 2003 Imagens feitas de Teofilo Otoni a quase 80 anos atrás PARTE DE IMAGENS FEITAS DE TEOFILO OTONI POR UMA EQUIPE ALEMÃ , A CERCA DE 80 ANOS ATRAS

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