Família Ramos Oliveira de Jesus Montes Claros MG

sexta-feira, 4 de março de 2016

CHEGADA DA FAMÍLIA A MONTES CLAROS EM 1882

Estes álbuns que foram extraídas as fotos , está vivo por que quando salvei eles da enchente que deu no Jd. Monte Alegre -SP , se não , não teríamos eles em mãos.Alguma coisa me fez descer daquele ônibus naquele dia fatídico de 16/02/1983 e salvar os Álbuns que estavam no bau perto da água.

Em 1882, começou a indústria, mais pelo arrojo dos nossos antepassados, a obstinação dos cometas e tropeiros, sendo todo o transporte feito emlombo de burros. A primeira fábrica  de tecidos ,instalada no Cedro (a uma légua e meia da cidade), com a firma Rodrigues, Soares & Bitencourt Veloso.



Em 1889 esta fábrica foi incendiada, sendo adquirida, mais tarde, pelo Coronel João Maia, Antonio Augusto Spyer e José Bonifácio. Os sócios insatisfeitos venderam-na para a firma “Cedro e Cachoeira” . E, finalmente, foi comprada pelo Coronel Francisco Ribeiro dos Santos, de sociedade com o Coronel João Maia.
Os Ramos de Oliveiras na cidade de Montes Claros , tinha recursos próprios trazidos em sua viagem longa de meses nas estradas sinuosas entre a Bahia e Minas Gerais.

Enquanto os homens iam a procura de terras para formar seus garimpos e pastos para os gados e a para criação de burros e jegues para transporte, as mulheres Ramos de Oliveira com toda sua força de vontade de vencer junto com seus esposos , não fizeram corpo mole, foram trabalhar nas tecelagens , para ajudar o sustento da casa deixando suas criadas a cuidarem de seus filhos e das criações.

                                     

A  Família do Coronel Francisco José Souto.Ao centro: O Coronel com sua esposa Maria Evangelista da Silva.Da esquerda para a direita: Joaninha, Sebastiana, João Souto.No colo Américo Souto(pai do Deputado Humberto Souto).Acima:Alda,Sebastião e Firmina.
Com a Graça de Deus, o esforço de José Lopes e as vantagens do patrimônio da nova Capela,os  Ramos de Oliveiras e  fazendeiros da vizinhança começaram a construir suas casas à sua volta e aos domingos vinham com suas famílias fazer compras, bater papo com os amigos, saber os boatos e notícias da província e, mensalmente, receber os santos sacramentos da missa, pagar alguma promessa e, atendendo a amizade dos compadres, levar à pia batismal os afilhados e, ao altar, os casais e namorados.

                              

A população foi crescendo assustadoramente, apareceram casas melhores, os primeiros sobrados, dos fazendeiros mais ricos e mais civilizados incluindo os RAMOS DE OLIVEIRAS  e os GORDIANO DE JESUS , vendas e lojas foram surgindo, tudo em volta da Capela, formando assim um Grande “Largo” (onde é hoje a Praça Dr.Chaves). Este povoado passou a se chamar Arraial de Montes Claros, das Formigas, tornando-se aí, o mais forte ponto comercial de gado bovino, cavalos, salitre, couros, etc.
  A notícia da riqueza do solo desta região atraiu muitos fazendeiros, de várias regiões e,mais  parentes  RAMOS DE OLIVEIRAS donos de fazendas de criação de gado e jegues de transportes , enormes, se localizaram aqui nos arredores do “Arraial das Formigas” e a cultura do feijão, milho, algodão, mamona, já se fazia em grande escala crescendo os negócios e a população.Grandes tropas de jarretes se enfileiravam nos armazéns da cidade de Montes Claros , nesta encontra-se alguns de nossos descendentes coma s cargas de sua plantação extraídas das fazendas.

                
  Comunicação escassa, longe da civilização, o lombo do burro (com suas intermináveis tropas) era a via de comunicação e transporte, também oscarros de boi tropa de Jegues  transitavam, dificilmente, nas péssimas estradas, esburacadas, desprovidas das técnicas de engenharia, onde os tocos persistiam em atravancar e deslizar das pesadas rodas de madeira nas curvas estreitas e mal delineadas, num arroubo de coragem e persistência do homem do sertão.

                    


  E assim este “Arraial” tornou-se conhecido e respeitado, e sessenta e dois anos depois, pela lei de 3 de outubro de 1831 foi elevado a Vila de Montes Claros das Formigas.

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário