Conheça Araçuai MG

História
  • Fundação: 21 de setembro de 1871 
  •  
As terras do atual município de Araçuaí, durante o século XVIII, estiveram ligadas à antiga Comarca do Serro Frio e depois ao município de Minas Novas.

Já no século XIX, o padre Carlos Pereira de Moura havia fundado na confluência dos rios Araçuaí e Jequitinhonha a Aldeia do Pontal -  hoje Itira, local aprazível onde aportavam as canoas que permutavam mercadorias vindas da Bahia, como as daquela região de Minas.

Onde há canoeiras, há mulheres, bebidas alcóolicas e muita farra. Isso o Padre Carlos não aceitava em sua aldeia, muito menos na futura cidade que planejava fundar, o que fez, então? Expulsou dali todas as meretrizes que, desorientadas emigraram rio Araçuaí acima, achando abrigo na Fazenda Boa Vista, de Luciana Teixeira.

Essa boa senhora cedeu suas terras, à margem direita do Ribeirão Calhau e do rio Araçuaí, às emigrantes que se instalaram no local.

Atraídos pelas mulheres, os canoeiros mudaram de porto e, no local desenvolveu-se um arraial, com o nome de Calhau, que deu origem à atual cidade de Araçuaí entre os anos de 1830 e 1840.


A história de Araçuaí teve início em 1817, quando Luciana Teixeira decidiu iniciar um loteamento às margens do Rio Araçuaí, o arraial chamou-se "Calhau" devido a grande quantidade de pedras redondas existentes.


Construção da igreja da matriz,sem a torre


ARAÇUAI












































Araçuaia Cidade das Mulheres Bonitas......
itabirinha-MG no está en línea  Reply With Quote





Abaixo foto da enchente de 1928




























































































































ARAÇUAI

Neste mes, Araçuai,pra quem não sabe,a minha cidade natal,comemora não sei quantos anos,e como vou ficar só na vontade de fazer parte da festa,trago algumas fotos do sitehttp://www.panoramio.com/.










ARAÇUAI


Nestas duas fotos,a primeira é do sabado de feira,e a segunda é da minha rua,nesta praça- jardim  joguei bola um dia (e isso ja faz muito tempo)

























ARAÇUAI


Esta é a praça da Matriz,comicios,festas juninas,missas campais era feitos aqui,não sei se ainda o são.












ARAÇUAI

Mais duas fotos,uma do Coreto,toda cidade do interior tem um,a outra e de uma praça que pra mim é nova,pois quando morava por la,neste local era apenas um descampado












ARAÇUAI

Esta tambem é da minha rua,deve ser uma foto mais antiga,esta meio amarelada.











ARAÇUAI


Mais tres fotos da parte mis antiga da cidade.
<>
Praça do antigo comercio,hoje só casario antigo,me parece tudo desocupado.











Aeroportos de Araçuai e Almenara

 

Aeroportos de Araçuai e Almenara ficam fora dos investimentos dos governos
Há décadas aeroporto de Araçuai não passa por manutenção e reforma de sua infraestrutura

SEGUNDA-FEIRA, 6 DE SETEMBRO DE 2010


ARAÇUAI

Fotos de um momento triste,as enchentes de 1979,faz tempo,mas eu vi isto de perto.Detalhe a segunda foto,é da Praça do antigo comercio inundada pelo Rio Araçuai.
Araçuai minha Minas Gerais Recordando as memorias de Minas Gerais Esta e a cidade em que nasci, a casa que eu cresci, onde tive minha infancia. LULA EM ARAÇUAÍ # 19/08/011 Veja neste video inédito e exclusivo a chegada do ex- Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cidade de Araçuaí - MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário