MATERIA REGIÃO DE TEÓFILO OTONI E CIDADES VIZINHAS


Clique no Link abaixo e veja todas as fotos que postei no Mapas Google de Topázio Mg

http://www.panoramio.com/user/7419055


-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Clique no Link abaixo e veja a Previsão do Tempo Agora para TOPÀZIO MG
http://tempoagora.com.br/previsaodotempo.html/brasil/calendario/Topazio-MG/





HISTÓRIA DO DISTRITO DE TOPÁZIO MG , DOC FEITO PELA TV IMIGRANTES




POTÉ - MG - BRASIL  ***




A HISTÓRIA DA CIDADE DE POTÉ
( - Criação do Vilarejo: 1897 )
A história da cidade está diretamente ligada com a história de Minas Gerais. Antes de sua fundação em 1938, índios potenis, de origem tupi*, e outros, descendentes de botocudos, habitavam essa terra. Os potenis eram índios amistosos de boas relações com habitantes de cidades e vilas vizinhas. Sobreviviam através da agricultura, e também da caça e da pesca, mas mantinham rivalidades com tribos de índios botocudos (que eram selvagens e viviam da guerra), como os karacatãs, paranãs e mandassaís. O cacique dos potenis ao tempo da colonização, era chamado de "Poté", herdando o nome do Ribeirão que passa próximo à cidade. "Poté", em tupi, pode significar abelha negra (que inclusive está representada na bandeira do município), ou caramujo de água doce (origem mais provável para o nome do rio, já que àquele tempo era muito comum encontrar às margens do Ribeirão Poté, uma espécie bem peculiar de caramujo negro).
O cacique dos potenis foi apelidado de 'Capitão Poté' por Teóphilo Benedicto Ottoni, fundador da cidade vizinha de mesmo nome, com quem mantinha cordiais relações. O povoado indígena foi fundado em 1897, pelo índio Poté, considerado por historiadores como um líder regional, com habilidades de intermediação e relacionamento entre os potenis e outras tribos rivais, e também entre índios e brancos.
Erradamente costuma-se associar os índios potenis aos botocudos (informação veiculada pela Prefeitura Municipal de Poté).
Inicialmente viveram grandes proprietários de terras nessa região, como Antônio Gomes Leal - membro das expedições de Teófilo Otoni pelo Vale do Mucuri - e sua família, considerada a primeira a se estabelecer no território do atual município, cerca de 20 anos antes das demais famílias. Àquele tempo, o engenheiro Victor Renault, a serviço do Império, relatou ter observado que indígenas trabalhavam na fazenda da família de Antônio Gomes Leal. Percebeu-se que eram índios amistosos e facilmente domesticados, não podendo tratar-se de botocudos (extremamente selvagens). A origem dos nomes desses índios, como "Poté", "Sucanga" e "Ecaporanga" (estas duas últimas, as filhas do "Capitão" Poté) está no dialeto tupi. Na verdade, os potenis, fundadores do povoado, eram mesmo de origem tupi. Seus rivais karacatãs, paranãs e mandassaís, eram botocudos, predominantes na região. Mas uma tribo tupi aqui se instalou (não se sabe a que tempo e em que circunstâncias), dando origem à tribo dos potenis.
Mais tarde, os índios da região (inclusive os potenis) foram deslocados para Itambacuri, onde Frei Serafim de Gorízia e Frei Ângelo de Sassoferrato iniciaram o processo de catequização. Os dois religiosos foram enviados pelo Vaticano, a pedido de D. Pedro II, pois tribos botocudas dificultavam a exploração de pedras preciosas.
A partir daí mais famílias vieram a se instalar no vilarejo. Aos poucos cresceu o que viria a ser um distrito da cidade de Teófilo Otoni. O primeiro jornal ("O POTÉ", que circulou até 1929), foi criado por Lafayette Freire (escrivão do distrito), antes mesmo da fundação do município.
Quando foi criado o município, em 17 de dezembro de 1938, este passou a abranger os distritos de Ladainha (que posteriormente tornou-se uma cidade vizinha), Valão e Sucanga (que ainda são distritos do município de Poté). O primeiro prefeito da recém-criada cidade de Poté foi Arthur Rauch.

Durante cerca de 35 anos desde a fundação, no auge da produção do café, a economia da cidade girou em torno de sua exportação através da Ferrovia Bahia-Minas, que passava pelos distritos de Valão e Sucanga.
Há cerca de trinta anos, foi encontrado no município de Poté partes de uma ossada de uma espécie de bicho-preguiça gigante pré-histórico. O fato ganhou repercussão nacional, tornando o município alvo de pesquisadores e arqueólogos, no entanto, nenhum outro material relevante foi encontrado.
Hoje a cidade é um recanto de belezas naturais, que cativam e encantam a todos que conhecem seu rico e fértil solo. O município possui grande potencial de calcário, infelizmente não eficientemente explorado. A riqueza da região em metais preciosos foi também registrada, através de suas jazidas minerais de água-marinhatopázioberilo, dentre outros.
Um monumento do Senhor Bom Jesus de Poté (padroeiro da cidade) de cerca de 17 metros, no alto do chamado "Morro do Cemitério" ou "Morro do Cruzeiro", pode ser visto de qualquer lugar do Centro ou dos bairros mais próximos da cidade. Há ainda um monumento em homenagem à população indígena (que habitou esse território e deu origem à cidade), no bairro Jardim Alvorada, mais precisamente no entrocamento entre as rodovias que ligam Poté a Ladainha e Poté a Teófilo Otoni. Mas há um erro histórico: O índio guerreiro representado reúne todas as características de um índio guerreiro botocudo, quando na verdade os índios habitantes da região eram potenis de origem tupi, inimigos históricos dos botocudos.
Tradicionalmente as festas em Honra ao padroeiro da cidade, o Senhor Bom Jesus de Poté, e também a Festa Cultural de Poté, ocorrem na primeira metade do mês de Setembro, reunindo pessoas das mais diversas regiões do país.




http://www.yescom.com.br/corrida_esperanca/index_2013.html




VISTA QUASE AÉREA DA REGIÃO DE TOPÁZIO MG


Este vídeo foi gravado de cima de uma pedra na região do Chacrinha, em Topázio MG distrito de Teófilo Otoni em 12 de maio de 2013.  Eu (Baltazar)  e Silvio (sobrinho) tinhámos a intenção de chegar até o topo de mesma, porém perdemos muito tempo pra chegar até o início da mesma.  Mas valeu a pena pela visão da região.


Baltazar Viana
hspace=0 CARACTERÍSTICAS:
Distrito de Topázio, lugar tranquilo ideal para quem necessita fugir do barulho e agito das grandes cidades. Confira!
Clima:
Tropical
Temperatura Média
24,3° C
hspace=0 COMO CHEGAR
Localização
Município da Região Jequitinhonha do Estado de MInas Gerais
Limites
Novo Oriente de Minas, Itaipé, Ataléia, Frei Gaspar, Ouro Verde de Minas, Itambacuri, Carlos Chagas, Pavão, Poté, Ladainha.
Acesso Rodoviário
BR-381/BR-116
Distâncias:
Da Capital:
446 km


Read more:http://www.ferias.tur.br/informacoes/4029/topazio-mg.html#ixzz2U3E2Gnb2


Teófilo Otoni

Brazil / Minas Gerais / Teyfilo Otoni /
 cidademunicípio

Teófilo Otoni 
 
Teófilo Otoni 
 
Teófilo Otoni 
 
Teófilo Otoni 
 
Teófilo Otoni 
 
Teófilo Otoni 
 
Teófilo Otoni
Teófilo Otoni é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

História
Fundação: 7 de Setembro de 1853 (154 anos)

O município
Teófilo Otoni é considerada uma das principais cidades do estado de Minas Gerais. O destaque desse município é o artesanato de pedras preciosas e semi-preciosas, comércio diversificado, incluindo feiras de repercussão internacional, recebendo muitos turistas de diversas nacionalidades, sendo assim, reconhecida mundialmente como "A Capital Mundial das Pedras Preciosas". Atualmente Teófilo Otoni vem se revelando um pólo universitário do nordeste de Minas Gerais contando com 7 instituições de nível superior (Doctum, Unec -Iesfato, Uniube, Unopar, Fenord, Unipac e a UFVJM-Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri).

Desporto
América de Teófilo Otoni, MG, Brasil
Capitalque participa do Campeonato Mineiro da segunda divisão e Concórdia Atlético Clube.

Otonienses Famosos
Teófilo Benedito Ottoni, fundador da cidade
Pereira da Viola, cantador, violeiro e compositor brasileiro
Frederico Chaves Guedes (Fred, que jogou na seleção brasiliera na copa de 2006), futebolista brasileiro
Antônio Gonzaga Almeida (Toninho Almeida), futebolista brasileiro.
Nilmário Miranda , Político

17° 51' 28" S 41° 30' 18" O17° 51' 28" S 41° 30' 18" O
Estado Minas Gerais
Mesorregião Vale do Mucuri
Microrregião Teófilo Otoni

Municípios limítrofes Novo Oriente de Minas, Itaipé, Ataléia, Frei Gaspar, Ouro Verde de Minas, Itambacuri, Carlos Chagas, Pavão, Poté, Ladainha.
Distância até a capital 450 quilômetros
Características geográficas
Área 3.242,818 km²
População 126.895 hab. est. 2007
Densidade 39,3 hab./km²
Altitude 334 metros
Clima tropical
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,796 PNUD/2006
PIB R$ 992.846.790,00 IBGE/2006
PIB per capita R$ 7.785,20 IBGE/2006

» Aspectos Históricos

Localiza-se o município de Teófilo Otoni no nordeste de Minas Gerais, na zona do Mucuri, e é considerado o centro macro-regional, ocupando uma área de 3.247,20 Km2, abrigando uma população em torno de 143.000 habitantes.Limita-se com Novo Oriente de Minas e Itaipé ao norte, Ouro Verde de Minas, Ataléia, Frei Gaspar e Itambacuri ao sul, Pavão e Carlos Chagas ao leste e Poté e Ladainha a oeste.
Com topografia montanhosa, a sede municipal está a 319m de altitude. Distante da capital do Estado 446Km.

Emancipação Política

Pela Lei nº 2.486, de 09 de novembro de 1878, o distrito passou a município de Minas Novas. A mesma lei alterou o topônimo da sede municipal para Teófilo Otoni, em homenagem ao seu fundador.

A comarca foi instalada pela Lei nº2.649, de 04 de novembro de 1880.

O município é composto por 05 (cinco) distritos: Pedro Versiani, Crispim Jacques, Rio Pretinho, Mucuri e Topázio.

Dados Gerais

- Município: Teófilo Otoni
- Origem do nome: Homenagem ao fundador Teófilo Benedito Ottoni
- Data de fundação: 07 de setembro de 1853
- Emancipação política: 09 de novembro de 1878 (criação do município)
- Instalação da comarca: 04 de novembro de 1880
- Área geográfica: 3.247,20 km2
- População: 129.076 habitantes (zona urbana: 102.500 e zona rural: 26.576 habitantes)
- Primeiros habitantes: Índios Botocudos
Localização no Estado

Teófilo Otoni encontra-se situada no Nordeste do Estado de Minas Gerais, no Vale do Mucuri e é considerada centro macro-regional.
O Vale do Mucuri possui 27 (vinte e sete) municípios: Águas Formosas, Ataléia, Bertópolis, Campanário, Carlos Chagas, Catuji, Crisólita, Frei Gaspar, Fronteira dos Vales, Itaipé, Itambacuri, Jampruca, Ladainha, Malacacheta, Machacalis, Nanuque, Ouro verde de Minas, Pavão, Pescador, Poté, Serra dos Aimorés, Teófilo Otoni, Umburatiba e mais 4 municípios que foram criados em 1995: Franciscópolis, Novo Oriente de Minas, Santa Helena de Minas e Setubinha.
O Município é composto por 5 (cinco) distritos: Pedro Versiani, Crispim Jacques, Rio Pretinho, Mucuri e Topázio.

Limites do município

- Norte: Novo Oriente de Minas e Itaipé
- Sul: Ouro Verde de Minas, Ataléia, Frei Gaspar e Itambacuri
- Leste: Pavão e Carlos Chagas
- Oeste: Poté e Ladainha

Distâncias dos principais centros

- Belo Horizonte: 450 km
- Brasília: 1.162 km
- Rio de Janeiro: 730 km
- Salvador: 900 km
- São Paulo: 1.050 km
- Vitória: 550 km

Hotéis e Pousadas

- Hotel Beira Rio (33) 3522-3542
- Hotel Capital das Pedras Preciosas(33) 3523-5400
- Hotel Itatiaia - (33) 3522-5060
- Nobre Palace Hotel (33) 3521-5824
- Hotel Lancaster (33) 3522-3131
- Hotel das Palmeiras (33) 3523-5100
- Hotel Real (33) 3521-3034
- Hotel Teófilo Otoni (33) 3522-4300
- Hotel Simões (33) 3521-1500
- Pousada Viamar (33) 3522-3065

Emissoras de Rádio e TV

- Rádio Teófilo Otoni (33) 3522-3635
- Rádio Mucuri (33) 3522-2000
- Rádio 98 FM (33) 3521-2988
- Rádio Imigrantes (33) 3522-1009
- Inter TV Grande Minas (33)3522-6800
- TV Alfa Minas (33) 3522
- TV Imigrantes (33) 3522-2009

Telefonia

- Telemar (Telefonia fixa)
- Claro (Telefonia móvel)
- OI (Telefonia móvel)
- Telemig (Telefonia móvel)
- TIM (Telefonia móvel)

Jornais

- Jornal Agora (33) 3521-2849
- Jornal Carta (33) 3521-5739
- Jornal Cristal (33) 3521-6898
- Jornal Gazeta do Mucuri (33) 3522-1411
- Jornal Leste de Minas (33) 9191-7762
- Jornal Tribuna do Mucuri (33) 3522-3070
- Tribuna Livre (33) 3522-4999

www.cmto.mg.gov.br/historia/historia-cidade/emancipacao...
www.teofilootoni.mg.gov.br/mais_info.html
www.estacoesferroviarias.com.br/baiminas/teofilo.htm
www.fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=...
www.cidades.com.br/cidade/teofilo_otoni/014889.html
Cidades vizinhas: Nova Venécia; Nanuque ; Governador Valadares
Coordenadas:   17°51'56"S   41°30'27"W


http://zartabalviana.blogspot.com.br/2013/05/

Baltazar Viana de Topázio MG : Maio 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário