Chuva forte causa alagamentos e deixa famílias desabrigadas em Teófilo Otoni

postado em 29/11/2012 07:46 / atualizado em 29/11/2012 09:52

Mais de 30 pessoas tiveram que deixar duas casas entre a noite de ontem e a madrugada desta quinta-feira. Com previsão de mais chuvas para a tarde, Defesa Civil corre contra o tempo.


 O internauta João Pedro Sousa Andrade registrou a enchente que atingiu a Avenida Julio Rodrigues, no Bairro Marajoara. As imagens foram postadas no Dzaí
Rua do Bairro Ipiranga foi tomada pelas águas na noite de quarta-feira

Um temporal que durou cerca de duas horas deixou grandes prejuízos na cidade de Teófilo Otoni, na Região do Vale do Mucuri. Segundo a Defesa Civil da cidade, a chuva começou no início da noite de quarta-feira. Houve registro de alagamentos nos bairros Castro Pires, Jardim Floresta, Turma 37, Bela Vista, Palmeiras, São Cristóvão, Vila Betel e no Centro. 


Também ocorreram deslizamentos de terra. Agentes do órgão percorreram a cidade no restante da noite e também na madrugada desta quinta-feira para avaliar a situação e resgatar famílias das áreas de risco.


Segundo o Corpo de Bombeiros, uma ponte de acesso ao Bairro Manoel Pimenta ameaça cair, deixando os moradores ilhados. Nove casas apresentam risco de desabamento e mais de 30 pessoas foram desalojadas, sendo orientadas a procurar casas de parentes ou abrigos cedidos pela prefeitura da cidade. Este número pode aumentar, já a corporação ainda não tem dados consolidados.


Segundo a coordenadora da Defesa Civil da cidade, Jadelbia Souza Matos, o abastecimento de água precisou ser interrompido nos bairros Lourival Soares da Costa, Corredor Gazzinelli e parte do Manuel Pimenta. Por causa dos alagamentos, as aulas foram suspensas na Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) e na Escola Estadual Moreira Caldas, próxima ao campus. Também foram interditadas a Escola Municipal Maria Ramos e o atendimento da creche e da escola do Centro Solidário Municipal da Vila São João. Há previsão de mais um temporal para o início da tarde, o que deixa o órgão em alerta.



Ainda segundo Jadelbia Souza, haverá uma reunião nesta manhã com a prefeita da cidade, Maria José Haueisen Freire, para discutir quais medidas serão tomadas.


Idosas soterradas


Equipes do Corpo de Bombeiros de Teófilo Otoni estão dividindo equipes pela manhã para visitar outros locais afetados pelo temporal. “Há muitas famílias desabrigadas, mas nós vamos ter uma análise melhor agora durante o dia. Ontem à noite, devido à inundação, havia muitas pessoas fora de 


casa. Houve muitos desabamentos e lugares que ainda não fomos. Estamos orientando as pessoas por telefone e através da imprensa a saírem de casa e aguardarem apoio. À tarde teremos um balanço completo”, explica o primeiro sargento Itamar Marlen Silva.





O segundo-tenente Estevão Matos de Miranda, comandante do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Teófilo Otoni, a situação mais grave é a de duas idosas da mesma família que foram soterradas após a queda de um barranco durante a noite no Bairro Jardim Floresta. Anália Soares dos Santos, de 95 anos, foi socorrida em estado grave para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) municipal. Maria Odete da Silva Santos, de 73, teve ferimentos mais leves e também foi socorrida para o mesmo hospital. 




A forte chuva também provocou um grave acidente na BR-116, perto da cidade de Itambacuri, na noite de quarta. Uma pessoa morreu. Segundo Miranda, um caminhão carregado com cerca de 3 toneladas de material para mineração seguia da Bahia em direção a São Paulo quando deslizou na pista e tombou. José Carlos Gonçalves morreu no local. Um outro ocupante do veículo, não identificado, sofreu lesões mais leves. Como o veículo parou fora da pista, o trânsito não foi interditado.


Chuva forte causa alagamentos e deixa famílias desabrigadas em Teófilo Otoni - Gerais - Estado de Minas


Nenhum comentário:

Postar um comentário