Pontos Turisticos da Cidade de Teofilo Otoni-Capital Mundial Das Pedras Preciosas

A Praça Tiradentes e seu entorno contemplam a maior parte das atrações de Teófilo Otoni. No local podem ser vistas e compradas as famosaspedras preciosas e semi-preciosas que deram o título à cidade de “Capital Mundial das Pedras Preciosas”.  Estes minerais podem ser encontrados nas banquinhas e com os  corretores autônomos da Praça, ou nas lojas e empresas do gênero que se localizam nas ruas circundantes. É numa destas ruas que também está a Feira Permanente de Artesanato Mineral, ao lado do Banco Caixa Econômica Federal, e que fica aberta o ano todo, de segunda a sexta-feira, das 08:00hs as 18:00hs e aos sábados até o meio-dia. A Praça também é conhecida por abrigar os simpáticos bichos-preguiça, que vez por outra descem das árvores para fazer a alegria de moradores e turistas. A “Tiradentes” também guarda outra relíquia do passado da região. Trata-se da primeira locomotiva que puxava os vagões da extinta Ferrovia Bahia-Minas, que ligava o Nordeste Mineiro ao Sul da Bahia. Aos domingos, a Praça Tiradentes recebe apresentações de artistas locais das 11:00hs as 14:00hs e das 20:00hs as 22:30hs no anfiteatro. Já no seu entorno estão o prédio da Câmara Municipal, onde funcionou o primeiro fórum do município e a Igreja Matriz, construída há mais de cem anos.


Câmara Municipal
No centro de Teófilo Otoni, fica a Câmara Municipal, um prédio antigo, construído em 1896 pelo italiano Carlos Torino. Dentro, existe uma escadaria de pedra, construída por escravos. O teto e os lustres são originais. Hoje, existe um elevador para deficientes.


Mercado Municipal
O Mercado Municipal de Teófilo Otoni fica localizado no centro da cidade, a um quarteirão da Praça Tiradentes, também no centro. Além da venda de grãos, verduras, carnes e hortaliças, o local conta com iguarias da culinária típica local como o delicioso queijo e requeijão,  cachaças, licores e peças de artesanato feito em barro e em palha. O Mercado funciona de segunda a sexta-feira, das 08:00hs as 18:00hs e aos sábados até o meio-dia.


Estátua de Teófilo Benedito Otoni
Mineiro, nascido no Serro, fundou a cidade em 7 de setembro de 1853 e morreu em 1869. Na base da estátua, estão seus restos mortais e o registro da sua frase ao chegar em nossa região: “Aqui farei a minha Filadelfia”.


Fonte Luminosa
Local especialmente agradável à noite, pois suas águas coloridas se movem ao som de músicas orquestradas. Localizada na Praça Tiradentes, foi doado à cidade pelos pedritas.

Bicho-preguiça
Na Praça Tiradentes, é possível ver o bicho-preguiça. Ele é uma das principais atrações da cidade. Os bichos-preguiça vivem por aqui há muitos anos. Eles costumam chegar bem perto dos visitantes.

Coreto
O coreto fica localizado na Praça Tiradentes e era o local onde as bandas da cidade se apresentavam. Hoje, é um lugar onde as crianças brincam de escorregar e, dentro dele, de pega pega.

Trem de ferro – Poxixá
A Poxixá foi a primeira maquina de ferro da Bahia a Minas de Teófilo Otoni. Ela foi batizada pelos índios Botocudos com esse nome em homenagem ao cacique da tribo. A máquina está protegida por grades para que pessoas não a estraguem.

Praça Germânica
Conjunto arquitetônico da Praça Germânica reverencia a influência da colonização alemã no município de Teófilo Otoni. O local conta um monumento em homenagem ao colono alemão e o imponente prédio da Cemig, que outrora funcionava como um colégio de ensino. Durante o período natalino, a Praça Germânica recebe uma iluminação especial que a deixa ainda mais interessante. É também nesta época que é realizado o Grande Concerto de Natal, que atrai inúmeras pessoas interessadas em prestigiar as apresentações de corais e grupos musicais de todo o país.

Pampulinha
Com uma lagoa e muitas árvores, é um local especialmente agradável, onde acontecem exposições agropecuárias, vaquejadas e shows.

Lago Artificial
Fica localizado no coração da Praça Tiradentes, cercado de árvores centenárias.

Feirinha de Pedras
Em Teófilo Otoni, há uma pequena feira de pedras onde é possível encontrar: rochas, cristais, pedras preciosas e semipreciosas.

Pedras Preciosas e Semipreciosas
Pedras Preciosas – BRILHO que encanta turistas de todas as partes do mundo.

Igreja da Matriz
Localizada no centro da cidade, essa igreja foi construída há muitos anos, vale a pena ser visitada pela beleza da sua arquitetura!


Pesque-Pague
Localizados as margens da Rodovia BR 418, sentido Teófilo Otoni-Nanuque, a cerca de 3 Km do centro da cidade, estes estabelecimentos são uma boa opção para quem procura um ambiente tranqüilo, combelas paisagens e claro, possibilidade de pescaria. Os locais também servem refeições e bebidas.

Comunidade da Lajinha
Distante 12 Km do centro da cidade de Teófilo Otoni e localizada as margens da BR 116, a comunidade da Lajinha é destaque no cenário regional pela produção de laranjas e no cenário nacional pelo cultivo de flores e plantasornamentais. Na comunidade é possível comprar estes produtos genuinamente locais, além de artesanato em pedras preciosas e semi-preciosas com os diversos produtores,  artesãos e estabelecimentos que ficam na beira da BR. Recentemente a comunidade da Lajinha também foi descoberta por praticantes de vôo livre, que vez por outra se aventuram numa formação rochosa do local, conhecida como a “Pedra da Lajinha”.



Casarão do SESC
O espaço conhecido como “Casarão do SESC”  foi uma antiga fazenda do município e hoje faz parte das instalações da unidade do Serviço Social do Comércio-SESC/MG. O Casarão apresenta uma bela arquitetura do início do Século XX e conta com serestas dançantes a cada duas quintas-feiras do mês. Seu acesso é feito através das dependências do SESC- Teófilo Otoni, localizado bem próximo ao Terminal Rodoviário, no centro da cidade. As serestas tem início por volta das 20:00hs e vão até as 23:00hs. Informações pelo telefone (33) 3522 3585




Nenhum comentário:

Postar um comentário