segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Lavanderia hospitalar é denunciada por gerar riscos de contaminação a pacientes

Empresa foi notificada por pelo menos dois hospitais da cidade onde a mesma presta serviço. A denúncia surgiu após fotos de roupas hospitalares aparecerem sendo secadas no pátio da empresa de maneira irregular, proporcionando problemas de contágios patológicos e outros aos pacientes das unidades hospitalares. Proprietários da lavanderia disseram que tudo não passou de um mal entendido. Segundo eles, as roupas estavam acondicionadas daquela maneira para fins de testes
TEÓFILO OTONI – Novo prestador de serviços de lavanderia dos Hospitais Santa Rosália, Bom Samaritano e Philadelfia, a empresa CleanMaster foi acusada de utilizar técnicas arcaicas, contra a legislação vigente e que gera alto risco de infecção aos pacientes de hospitais. As denúncias vieram por meio de fotos na internet, mostrando roupas secando sob o sol em varais no pátio da empresa, situada na rua Mocambi, no Viriato.
De acordo com o manual da Anvisa de processamentos de roupas hospitalares, em hipótese alguma as roupas higienizadas podem ficar expostas ao ambiente externo para secagem. Porém, a exemplo das fotos apresentadas, a empresa parece estender as roupas em ambiente propícios a todos os tipos de contaminação, desde córrego com esgoto a céu aberto (ao fundo da imagem) ao elevado índice de poeira no entorno da empresa.
Defesa
Segundo o proprietário da CleanMaster ouvido pela reportagem, Lucas Batista Rodrigues, tudo foi levado ao engano. “Na verdade estávamos fazendo um teste. Ali estavam roupas apenas do Hospital Santa Rosália. Cada unidade hospitalar tem um tipo de sujidade diferente, por isso fazíamos apenas um teste. Alguém de má fé fotografou o momento e colocou como se trabalhássemos sempre desse jeito. Na realidade utilizamos os melhores produtos para a limpeza destas roupas. Até emitimos uma nota sobre isso para tranquilizar a população de nossos procedimentos”, disse.
Porém, de acordo com um funcionário de um dos maiores hospitais da cidade, que optou por não se identificar, constantemente têm chegado enxovais com manchas e com sujidade, além da morosidade na devolução dos mesmos.
Notificações
Tão logo a notícia circulou pela cidade, os Hospitais Santa Rosália e Philadelfia notificaram a empresa para se explicarem. O presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Lemes (Avante), que é diretor geral do Hospital Philadelfia, disse que ele e outros parlamentares acionaram a vigilância sanitária da Prefeitura, para fiscalizar o local. “A Vigilância Sanitária vistoriou na manhã desta sexta (18) as dependências da CleanMaster. Foi exigido que a empresa se adeque para a prestação do serviço”.
Agora, os hospitais aguardam o laudo oficial da Vigilância Sanitária para saberem que atitude tomar em relação ao contrato de prestação de serviços com a lavanderia e/ou as sanções à mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário