sábado, 15 de julho de 2017

Memórias do Cine-Teatro Vitória






Personalidades no Vitória. O rei do Brasil Roberto Carlos...
























No ano que o rei Roberto Carlos completa os seus 50 anos, não poderíamos esqueçer a sua passagem na região de Teófilo Otoni e registrando algumas histórias que são parte da memória cultural dos filhos de Joaquim "Sadi" Ribeiro. Seu filho Roberto Ribeiro aparece ao lado do rei em uma das suas hospedagens no Hotel Metropole que era um empreendimento anexo ao cinema metrópole que foi fundado por Sadi Ribeiro.

Histórias dessa visita ao rei serão registradas em nosso documentário e referenciada nas memórias que estamos registrando das personalidades que visitaram o Vitória, o Metrópole.

Em suas visitas a Teófilo Otoni, Roberto Carlos gostou tanto da hospitalidade recebida no Hotel Metropole que quando tentaram mudar ele de Hotel, o mesmo exigiu a hospedagem no Metrópole. Também contam que alguns funcionários que acabaram visitando o quarto do rei, acharam inúmeras perucas que com certeza deveriam ser de algum membro do seu staff. Finalmente, a filha de Roberto Ribeiro, Marcine, na época criança aproximou-se do Rei e o mesmo disse: - Vem cá menina tirar um retrato. A mesma não quiz e o rei a agarrou e disse, tira sim, porque a foto é para mim.

Enfim, são histórias da passagem de uma grande personalidade do show Biz e que estarão sendo registradas nas memórias de Joaquim "Sadi" Ribeiro.

Fonte: Registros orais de Roberto Joaquim (neto de Sadi Ribeiro)



Um pouco da história de Teófilo Otoni. Comentários sobre seu julgamento.

Programa Via Justiça e ALMG discutem o julgamento de Teófilo Otoni...


Primeira parte



Teófilo Otoni é preso na batalha de Santa Luzia. Teófilo Otoni escolhe ser preso para defender a revolução liberal em 1830, a república que nascia contra a monarquia. O crime do mesmo foi conspirar contra a monarquia, ou crime comum, e delito comum. Quem era republicano era criminoso.


Segunda parte



A revolução liberal de 1830 a questão essencial era republicar a monarquia. A tentativa era buscar uma monarquia institucional. As propostas eram para alargar regras eleitorais, senado vitalício, acabar com eleições apenas para homens, proprietários de terras, processos eleitorais fechados.Apoiar a maioridade de Pedro II com 15 anos, e contra ministério conservador. Existia o poder moderador da corte.
Batalha de Santa Luzia e derrota de Teófilo Otoni em Santa Luzia por Duque de Caxias.
O recurso das armas foi avaliado como um erro por Teófilo Otoni. O julgamento político de Teófilo Otoni. Um juri conservador, mas que não resiste a defesa do próprio Teófilo Otoni

Terceira parte



Teófilo Otoni é absolvido por unanimidade. Recebe anistia em 1840. Teófilo Otoni fica desiludido com a política e então se volta para projetos de empreender no mucuri os seus sonhos. Em 1860 volta a cena política com a circular aos eleitores mineiros. O imperador nomeia Teofilo Otoni senador. Sonhos de Teófilo Otoni, a política é grandiosa, não aceito concessões, mas mantenho minhas convicções.Jornalista, fiel aos seus princípios.

Parte 4



A caneta da absolvição é entregue ao próprio Teofílo Otoni. A absolvição de Teófilo Otoni, foi um ato de rebeldia de Minas Gerais.

Primeiras imagens da exposição e amostra para o memorial Joaquim Ribeiro "Sadi" já está em andamento. A exposição inicial acontecerá ainda fora da cidade natal de Sadi Ribeiro em Ipatinga. O móvel acima mostra os aspectos relevantes da arquitetura do cinema Vitória e seu arquiteto que foi responsável por inúmeras obras históricas na capital do do Estado de Belo Horizonte como o prédio da prefeitura municipal, o Hospital da Santa Casa e até o ex teatro municipal ou cine metropoles de Belo Horizonte. O arquiteto será homenageado durante a exposição com um espaço especialmente dedicado ao seu trabalho.

Móvel com apresentação de fichas de jogos e lata antiga de cinema. As fichas de jogos ainda são da casa e bar Santo Antônio que foram os primeiros locais de projeção na cidade de Teófilo Otoni.




Santa de Bronze cai sobre Túmulo de Sadi Ribeiro e destroi o tampo

O Túmulo de Sadi Ribeiro sofreu a quebra de sua lápide após queda da Santa que estava em cima do Túmulo. O fato aconteceu há dois meses e apenas agora pode ser visitado por Guilherme Ribeiro, futuro Presidente do Instituto Cultural Joaquim Ribeiro "Sadi". A visita também foi acompanhada por Joaquim Antônio Ribeiro (Juaca).

Ermilza já havia visitado o túmulo e levado a imagem de Jesus Cristo de bronze para abrigo e evitar furtos ou vandalismos até conserto da lápide.


Até parece que Joaquim Ribeiro se revirou em sua sepultura com os últimos acontecimentos e problemas acontecidos em Teófilo Otoni entre Juaca e seu filho Jonnhy e isso fez com que a Santa caisse sobre a lápide e quebrasse a mesma.

O conserto e a nova lápide já foi encomedada e aguardamos que a mesma seja entregue nos próximos dias pelo projetistas de Túmulos mais famoso da região a quem prometi algumas fotos, o Sr. Valdir.



Na ocasião pudemos lembrar algumas histórias do lendário Sr. Nó, o antigo conveiro do cemitério municipal de Teófilo Otoni e personagem da História da Cidade. Diga-se de passagem que o próprio cemitério municipal recebeu o seu nome como homenagem ao mesmo.



Prontamente estaremos acompanhando a recuperação do túmulo de Joaquim Ribeiro "Sadi".

Essa visita e os cuidados com sua morada final ("Laborum Meta") são muito importantes e servem para marcar sua presença entre nós. Não física, mas seus restos mortais continuam a ser para nós símbolo de compromisso com nossas missões e objetivos.




Curso de Produção Cultural




grupo Galpãoé um dos grupos mais famosos de teatro da cena mineira e brasileira e vem realizando oficinas e cursos para o setor de produção cultural.

Recentemente o administrador do cine-teatro Vitória, Roberto Rafael Ribeiro e Bruna Ribeiro filha de Joaquim Ribeiro fizeram o curso sobre produção cultural.

Esse curso é dado pelo autor do livro o Avesso da Cena. Romulo Avelar. Quem vai trabalhar na área precisa ler esse livro.


Para aqueles que estão pensando em reativar seus cinemas antigos a experiência de buscar a profissionalização é um caminho mais adequado para tentar a preservação desses espaços culturais.

Lançamento do Twitter sadiribeiro





As novas tecnologias de comunicação permitem uma grande disseminação de informações e maior divulgação dos eventos do nosso cotidiano.

A ferramenta do Twitter (www.twitter.com) está na moda e não poderíamos deixar de usá-la para divulgar as informações e ações relacionadas com o Instituto Cultural Joaquim Ribeiro "Sadi".

Esperamos aumentar a troca de informações para o sucesso da nossa missão de preservar a memória de um dos maiores exibidores de cinema de Minas Gerais e do Brasil.

Para lançamento do twitter o primeiro update (termo usado no twitter) é um tesouro. Curioso, veja no Twitter a novidade.

Como acompanhar o Instituto Cultura Joaquim Ribeiro "Sadi" na Web

Twitter - siga sadiribeiro

Email:
institutoculturalsadiribeiro@gmail.com

site:
cultural.vidavalorizada.com.br


Blog:
cineteatrovitoria.blogspot.com

Grupos Google
cineteatrovitoria@googlegroups.com

Orkut
Veja a comunidade no Orkut e acompanhamento do atual Cine Teatro Vitória. Fotos, eventos, peças, cursos, seminários, informações direto de Teófilo Otoni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário