domingo, 2 de abril de 2017

Captação de água é paralisada após óleo diesel vazar no Rio Doce, em MG

Três ETA's foram interrompidas sem previsão de retorno.
Órgãos ambientais acompanham evolução do óleo diesel na correnteza.

Do G1 Vales de Minas Gerai

Técnicos fizeram amostras de água no Rio Doce  (Foto: Zana Ferreira/G1)Técnicos fizeram amostras de água no Rio Doce (Foto: Zana Ferreira/G1)
Após o vazamento de cerca de três mil litros de óleo diesel de um posto de gasolina atingir a rede pluvial e desaguar no Rio Doce, a Prefeitura de Governador Valadares divulgou comunicado na tarde desta sexta-feira (31) anunciando a interrupção da captação de água em três Estações de Tratamento de Água (ETA's). Segundo comunicado, o abastecimento, neste momento, não será interrompido, mas a população deve economizar água.
A captação foi paralisada na ETA Central, ETA do Recanto dos Sonhos e ETA do distrito de São Vitor. No caso da Central, a paralisação teve caráter preventivo, já que o ponto onde o óleo atingiu o rio fica depois do local em que é captada a água. Já as outras duas ETA's estão localizadas após o trecho onde a contaminação iniciou e estão na rota de onde o óleo irá passar.
Diesel vazou até a rede (Foto: Zana Ferreira/G1)Diesel vazou até a rede (Foto: Zana Ferreira/G1)
A Polícia Ambiental, o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e técnicos da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) estão acompanhando a evolução do derramamento do óleo na correnteza. Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) estão sendo esperados para ajudar nos trabalhos.
Foram recolhidas amostras da água em três diferentes pontos do rio, para analisar qual o impacto que o óleo terá sobre a água e quais providências devem ser tomadas. A expectativa é que as análises da água sejam concluídas ainda neste sábado (1º). Enquanto isso, a captação permanece suspensa, e a direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) pede ajuda da população, para que economize água, uma vez que ainda não há previsão para o resultado das análises.
Segundo o SAAE, os reservatórios dos distritos de São Vítor e Recanto dos Santos, que são menores, serão abastecidos por caminhão-pipa.

 http://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2017/03/captacao-de-agua-e-paralisada-apos-oleo-diesel-vazar-no-rio-doce-em-mg.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário