sábado, 30 de janeiro de 2016

Migrantes declaram amor por Governador Valadares, MG






Migrantes declaram amor por Governador Valadares, MG
Cidade completa 78 anos de emancipação política neste sábado. Socióloga Sueli Siqueira explica a trajetória do fluxo migratório do local.
30/01/2016 09h10 - Atualizado em 30/01/2016 09h12
Por Zana Ferreira
Do G1 Vales de Minas Gerais
Espanhol, padre Fernando Aguinaga se mudou para GV 1994 e diz que parentes sentem ciúmes do Brasil. (Foto: Zana Ferreira/G1 )Espanhol, padre Fernando Aguinaga se mudou para GV 1994 e diz que parentes sentem ciúmes do Brasil. (Foto: Zana Ferreira/G1 )
À sombra do Pico da Ibituruna, a Princesa do Vale comemora mais um aniversário. Neste sábado (30),Governador Valadares completa 78 anos de emancipação política. Do antigo distrito da cidade de Peçanha, quando ainda se chamava Figueira, para a atual posição de pólo regional, a história do município é marcada pelas muitas idas e vindas daqueles que buscaram neste ponto uma oportunidade de melhorar de vida. Tantas migrações fizeram a cidade ficar conhecida no imaginário nacional pela imigração de valadarenses para o exterior. Mas quem pensa que o local só exporta gente precisa conhecer mais dessa história.
Segundo a pesquisadora PhD em sociologia Sueli Siqueira, durante a década de 40 o movimento migratório vinha do exterior para  Valadares em busca de trabalho no setor da indústria de mica ou pedras preciosas. “Nessa época vieram sírios, libaneses, portugueses e americanos. Depois, nos anos 80, é que os brasileiros passaram a imigrar, tornando a cidade conhecida como ponto de partida”, explica.
No entanto, hoje em dia o que os pesquisadores percebem é uma rede complexa entre famílias transnacionais. Brasileiros que formaram famílias em outros países e por lá permanecem, ou aqueles que retornaram trazendo companheiros de outras nacionalidades.
“Esse segundo movimento começou a ser percebido a partir de 2007. Com a crise nos Estados Unidos e Europa, muitos brasileiros retornaram com esposas ou maridos estrangeiros e hoje moram aqui. Assim você tem famílias de duas ou três nacionalidades diferentes, que se não transitam fisicamente, têm pelo menos trânsito cultural intenso. Isso é muito interesante”, pontua Sueli.
Cubano, Hugo casou no Brasil e tem duas filhas. (Foto: Zana Ferreira/ G1)Cubano, Hugo casou no Brasil e tem duas filhas.
(Foto: Zana Ferreira/ G1)
É o caso de Hugo Leon, cubano que veio para Governador Valadares em 1997 seguindo os passos da mãe. Educador físico como ela, ele lembra que a barreira inicial foi a língua. “Eu fiz um curso de português antes de mudar, mas o professor era cubano e ensinava o português de Angola. Cheguei e não entendia nada”, conta aos risos. Em 2009, a mãe dele retornou ao país de origem, mas ele não pensa nisso.
Após se casar no Brasil e se tornar pai de duas meninas, Hugo trabalha como professor de natação em um clube da cidade e resume a vida no Brasil: “Claro sinto falta da família e dos amigos que deixei, mas me sinto realizado aqui. A única coisa ruim é a distância pra ir visitar o meu país. Ainda mais com o dólar nas alturas”, revela.
Quem também só volta ao país de origem a passeio é o padre Fernando Aguinaga. Natural do norte da Espanha, ele mudou para o Brasil em 1987, pela necessidade de mais religiosos para atuar em Belo Horizonte, sua primeira parada. A chegada a Governador Valadares ocorreu em 1994, mas os primeiros dias foram de sufoco.
“Eu nasci numa região muito fria, cheguei aqui em janeiro naquele calorão. Eu não tinha um ar-condicionado, passei seis noites sem dormir só transpirando. Acabei dormindo depois de tão cansado que estava, e após isso tudo foi se ajeitando”, relembra.
Como padre na Igreja Nossa Senhora das Graças e diretor numa escola católica da cidade, ele confessa que os parentes sentem ciúme do Brasil quando ele volta à Espanha. “Eles dizem que eu só falo daqui, mas a verdade é que gosto demais do acolhimento do povo brasileiro, dos valadarenses. Gosto muito do jeito de ser e da alimentação do mineiro. Amo morar aqui”, conclui o padre Fernando.
Programação 
O aniverário de 78 anos de Governador Valadares será celebrado com uma programação bem diverficada que conta com shows musicais, apresentação de blocos carnavalescos, exposição de arte e corrida rústica. Confira a programação completa no site da prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário