segunda-feira, 28 de abril de 2014

Fora Aécio


Fora, Aécio!






sobre o jornalista preso para não publicar verdades inconvenientes em minas gerais

lá nos idos de 2006, quando eu criei este blog, uma das pouquíssimasfontes de informação que eu tinha era o novo jornal. confesso que já naquela época me incomodava o fato de eu não encontrar no site um nome sequer de um responsável, cheguei até a cogitar um contato comercial, dizer que queria anunciar lá, pra ver se conseguia falar com alguém. não lembro mais a razão de não ter levado adiante.

mas eu como eu sempre acreditei nas denúncias apresentadas lá, nunca deixei de reproduzir por isso. sempre citei a minha fonte – o novo jornal – e deixava claro que eu não tinha como checar as informações (nem sou jornalista, só queria ajudar a divulgar a sujeira que a gente aqui de minas sabe muito bem como e por quem é escondida).

depois que parei de atualizar o blog, acompanho pouco o novo jornal, e sinceramente não sei se recentemente o site já era assinado. mas não importa, hoje está claro que o jornalista tinha motivos reais pra se manter, digamos, discreto.

agora o cara está preso sob a alegação de que ele pode vir a publicar mentiras – segundo palavras da própria juíza, ele pode "continuar a utilizar o seu jornal virtual para lançar informações inverídicas” (WHAT??? se isso não é censura prévia, sei lá o q que mais pode ser!). cadê liberdade de imprensa? uma coisa é processar por calúnia APÓS uma falsa publicação, outra bem diferente é PRENDER um jornalista ANTES que ele a publique, e pior: impedir seus advogados de ter acesso ao processo!

isso em ano eleitoral, bem quando sua majestade o surfistinha, censor mor das alterosas, pleiteia a presidência da república... sem esquecer a tal lista de furnas e o famigerado mensalão mineiro, cada vez mais difíceis de se manter intocados, principalmente com a lembrança constante justamente pelo jornalista preso.

nem precisa desenhar. é tudo mais que absurdo, é assustador. eu nem era nascida quando o AI-5 foi imposto, mas acredito sem pestanejar que qualquer prática que tenha qualquer vaga semelhança com tamanha arbitrariedade deveria ser abominada e rechaçada por todos, sem poréns. se o jornalista carone errou, que seja indiciado e julgado pelo que fez, não encarcerado para impedir o que ele pode vir a fazer!

enfim, não há mais o que dizer! apenas que por favor: leiam, divulguem, acompanhem, cobrem, fiquem atentos! dá ânsia de vômito, eu sei, mas se a gente ignorar pode ser bem pior!

http://www.viomundo.com.br/denuncias/justica.html




Fora, Aécio!



Fora, Aécio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário