segunda-feira, 31 de março de 2014

Tim Garrocho Um Exemplo de vida.

Um Exemplo de vida..........



Tim Garrocho


Quando flagra uma manifestação na praça municipal de Teófilo Otoni, o ex-militante da causa operária Tim Garrocho, com autoridade que lhe concedem seus 82 anos, não consegue segurar. Ele se aproxima dos manifestantes, puxa um deles no canto pelo braço e diz: "Você pode até não saber disso mas ajudei vocês a estarem hoje reunidos aqui na praça". Tim é exemplo de vida para os filhos, netos e bisnetos. Segundo ele, o operário que mais apanhou em Minas foi Porfírio Francisco de Souza. "Eu o vi entrando na prisão, ainda forte, e no final, irreconhecível" afirma.
Porfírio, militante do extinto PCB , morreu em 2004 em Montes Claros, aos 84 anos. "Além dechoques elétricos e ter levado no pau de arara, ele sofreu com agulhadas nos dedos entre as unhas. Chegaram até a arrancar as unhas dele na sede do antigo Dops, em BH, em 1969, logo depois do AI-5", conta o aposentado e ex-soldado da PM Aran Francisco de Matos, sobrinho do ex-militante.
"Aquela cambada não respeitava ninguém. Em Governador Valadares, quebraram meu braço esquerdo e me chutaram até eu vomitar sangue", revela Tim sem esconder raiva. "Meu torturador era Klinger Sobreira de Almeida, que na época era tenente em Valadares. Antes de bater, ele tirava o relógio, para não se machucar. Não me esqueço disso."
Tim, ex-líder sindical, que antes de ser preso chegou a ter 3 mandatos de vereador. "Depois do golpe, não pude crescer politicamente. Eles me liquidaram, minha esposa ficou adoentada e eu tiveque vender muita coisa para me sustentar. Hoje não tenho aposentadoria, pois não consegui comprovar meus direitos políticos" afirma.

Blog do Téo Garrocho


Blog do Téo Garrocho: Tim, meu amigo de sempre


AS TORTURAS FÍSICAS SOFRIDAS POR MEU PAI TIM GARROCHO PELA DITADURA MILITAR

Minhas mãos ficam trêmulas, meu coração parece disparar, sinto que este é o momento mais difícil de descrever. Este talvez seja o retalho da tortura que mais dói. Sinto medo, não sei ou sei? Minha mente é um oceano de dúvidas, imagens do passado vagueiam, há um ar de revolta, um olhar distante. Penso em Deus, o espírito perfeito. Necessito perdoar para equilibrar a mente, a caneta e os depoimento que vou relatar.
Sinto que não está sendo fácil. Olho para os lados e sinto que tenho mania de perseguição. Os fantasmas da tortura invadem meu ser. Tento afastá-los, e eles parecem dizer que, se eu denunciar, eles também vão me quebrar no pau-de-arara. A viatura militar passa na rua ao lado, patrulha de rotina. Imagino que podem ser eles. Vou à janela e observo se não estão em frente à minha casa. Meu Deus, eu ainda sou um doente, não consigo esquecer...
A ferida aumenta, parece que abriu, dói muito, alguém me ajude! Deus, não me abandone, dai-me forças neste momento em que estou me afundando nas sequelas oriundas da tortura do meu pai Tim Garrocho, ex- preso político brasileiro.
Após a prisão do meu pai e de alguns companheiros, considerados pela ditadura como subversivos e comunistas, eles seriam levados para Belo Horizonte em um ônibus. Mas, chegando na cidade de Governador Valadares, eles ordenaram que somente meu pai descesse e o levaram para a cadeia pública da cidade. Jogaram-no numa cela imunda, sozinho. Tudo devidamente preparado para os atos de tortura. Aos 34 anos de idade, Tim Garrocho iria enfrentar uma situação em que acreditava que viria, só que ele não imaginava que seria tão cruel e tão covarde.
Na calada da noite, como é de costume de muitos covardes, eles chegaram e principalmente ele, o "pretenso dono do poder" naquele momento: Um então Tenente, à época, e hoje Coronel reformado da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Elemento covarde que, desprovido de nenhum respeito por um ser humano algemado e imobilizado, demonstrou sua índole de barbaridade torturando pessoalmente o Tim Garrocho, um homem que apenas sonhava com uma pátria mais justa e democrática.
Torturando presos políticos, na calada da noite e nos porões da ditadura militar, por certo via naquelas torturas a seres indefesos uma forma de se promover perante os comandantes e bajuladores do regime militar e ser um dos muitos apadrinhados do sistema.
Tanto o foi que, em certo governo de Minas Gerais, chegou a ser o comandante do policiamento da capital mineira; e em outro governo, foi condecorado em Ouro Preto com a Medalha da Inconfidência Mineira. Tiradentes, se vivo fosse, envergonharia-se com tanta injustiça.
Tim Garrocho nos relata hoje, aos 81 anos, que sofreu muito. Tomou muitos socos e pontapés do tenente torturador e não tinha como reagir, devido às algemas e estar cercado, por todos os lados, de militares comandados e que também batiam com chutes e socos.
Segundo meu pai, o tenente era um desequilibrado, pois quanto mais torturava, mais descontrolado ficava, e batia para ver "se o cara morria. Se morrer, vamos levar o corpo e jogar no Rio Doce de Governador Valadares. Nunca mais vão encontrar o corpo dele". Palavras sujas de ódio de um homem(?) que, para mim, e tenho certeza de que para muitos mineiros e brasileiros, não deveria ter envergado a farda da nossa iluminada, aguerrida, briosa e respeitada Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.
Não foi daquela vez que meu pai morreria; e o então Tenente à época, e hoje Coronel reformado da Policia Militar de Minas Gerais, preparou outra cena de tortura na véspera da transferência do nosso pai para a Penitenciária de Neves em Belo Horizonte.
Mandou fazer um corredor de militares, apelidado de "corredor polonês". Tiraram toda a roupa do meu pai, deixando-o completamente nú, ordenando aos gritos que passasse dentro daquele corredor de militares. Tim Garrocho nos relata que "tomou muitos socos e chutes, não conseguia mais levantar. O corpo doía muito, parece que tinham quebrado seus braços e costelas, sangue jorrava pelo nariz e ouvidos". Estava totalmente torturado.
Naquele momento, pensou " que a morte estava chegando; nuvens escuras na sua mente, delirava, não coordenava mais os movimentos do corpo, pensava em Deus, na sua infância, na sua família, na esposa, nos filhos; e que, talvez, não viesse a vê-los nunca mais".
Foi transferido para a Penitenciária de Neves, Belo Horizonte, e achou que o martírio tinha acabado. Ao descer da viatura militar, foi recebido com um violento soco no abdômen, desferido por um policial da Polícia Militar de Minas Gerais. Ali, naquela penitenciária de Neves, permaneceu por quase sete meses, preso no ano de 1964.
Voltou à sua terra natal e não se calou e se dobrou à ditadura militar. Preso novamente em 1969, foi levado par Juiz de Fora e submetido a vários interrogatórios pelo Exército. Julgado pela Quarta Auditoria Militar do Exército, foi condenado a dois anos de prisão com pena cumprida nos porões do DOPS em Belo Horizonte.



Autor: Walter Teófilo Rocha Garrocho (Téo Garrocho). Texto do livro Retalhos da Tortura, do autor, páginas 68,69,70,71. Livro editado em 2006.


Um comentário:

  1. Meu pai sempre nos ensinou que " Deus não enxergará em nós os diplomas e graus. Deus enxergará em nós, as cicatrizes",e, cicatrizes temos muitas. Em nome de meu pai, da minha mãe, dos meus irmãos e demais familiares, agradecemos a lembrança dos editores deste Blog Teófilo Otoni e Região, do qual sou seguidor, pela perpetuação do meu pai na luta em prol dos mais simples e humildes de Teófilo Otoni e da nossa pátria. " As estrelas brilham, enquanto elas brilharem haverá sempre esperança na vida". Um abraço deste humilde amigo Téo Garrocho.

    ResponderExcluir