segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Surto De Dengue Em Governador Valadares



Levantamento divulgado aponta que Valadares 



pode ter surto de  dengue....



Município apresentou o maior índice de infestação na região Sudeste: 6%.
Meta considerada satisfatória pela Organização Mundial de Saúde de 1%.





 O Ministério da Saúde divulgou o mapa da dengue de todo país e apontou 157 municípios em situação de risco e 525 em estado de alerta. Os dados são do Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa).
Na região Sudeste do país, Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, aparece como o município que apresentou o maior índice de infestação: 6%. Segundo oMinistério da Saúde representa risco de surto. Ipatinga, no Vale do Aço, aparece na lista com 3,2% e Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, com 1,5%.
Estes índices estão classificados como infestação em alerta. A meta considerada satisfatória pelaOrganização Mundial de Saúde (OMS) é de no máximo 1%. O levantamento apontou ainda que este ano em Minas Gerais, cerca de 435 mil casos de dengue foram notificados e 116 pessoas morreram em decorrência da doença.
Focos da dengue
No Bairro Atalaia um terreno baldio está repleto de lixo e com focos de dengue, aponta agentes. (Foto: Diego Souza/G1)No Bairro Atalaia um terreno baldio está repleto de lixo e com focos de dengue, aponta agentes. (Foto: Diego Souza/G1)
Na Rua Arapoca, no Bairro Atalaia, região do Pico da Ibituruna, em Governador Valadares existem dois pontos propícios a focos de dengue. Em menos de 50 metros há um terreno baldio e um imóvel abandonado. Na tarde desta quinta-feira (21), os dois pontos foram visitados pelos agentes de endemia.
“Terrenos baldios e imóveis abandonados são muito propícios ao acúmulo de lixo e consequentemente favorece a proliferação do mosquito da dengue. Geralmente sempre fica algum material, um copo descartável, uma tampinha em meio ao lixo e quando chove isso vira um foco em potencial”, garante o agente de endemia, Valdemir Nunes.
A situação preocupa os moradores do bairro porque mesmo aqueles que cuidam das suas residências e dos seus quintais acabam se tornando vítima em função do lixo descartado de forma indevida.
“Na minha casa eu não deixo juntar nenhum tipo de entulho ou sujeira. Nenhum agente jamais achou qualquer foco no meu quintal e felizmente nenhuma das sete pessoas que moram em casa teve dengue. Mas a nossa preocupação é com esse lixo jogado em lotes vazios que gera o mosquito. Ele voa até a nossa casa e pode picar qualquer um”, afirma Maria Dulce Oliveira, moradora do Bairro Atalaia.
Apoio
O terceiro LIRAa deste ano, divulgado em 30 de outubro, pela Secretaria Municipal de Saúde de Valadares, apontou um índice de 6% de imóveis com foco do mosquito, maior que o segundo LIRAa, feito em março, quando o índice foi de 5,8%. O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 25 de outubro, por cerca de 160 agentes de endemia, que vistoriaram aproximadamente cinco mil imóveis.
O secretário municipal de saúde de Governador Valadares, Renato Fraga, reconhece o alto índice de infestação do mosquito na cidade, mas diz que a cidade está preparada para uma possível epidemia da doença. Ele pede apoio da população.
“Se cada pessoa separar alguns minutos e jogar água quente nos ralos, cuidar do lixo, manter o quintal sempre limpo, a gente consegue acabar com os focos da dengue”, diz o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário