segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Números divulgados pelo SAMU

Apontam média de 5 atendimentos diários em T.O....

Segundo dados do CISNORJE foram 169 acolhimentos no mês de agosto. Número de trotes continua alto, superando a casa das 1.650 ligações por mês

TEÓFILO OTONI – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade, administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Nordeste e Jequitinhonha (CISNORJE), realizou 169 atendimentos no último mês de agosto. Traumas por acidente de trânsito continuam sendo uma das ocorrências mais registradas no SAMU, com 64 atendimentos no mês citado. Muitas ocorrências também foram registradas envolvendo urgência clínica adulto e urgência obstétrica na cidade. A coordenação do serviço de urgência também registrou um total de 68 atendimentos na faixa etária entre 20 e 60 anos, sobretudo, em pacientes do sexo masculino, no último mês. Por sua vez, a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Nordeste e Jequitinhonha (CISNORJE), Elaine Guedes, o SAMU de Teófilo Otoni se tornou uma referência no atendimento. Com isso, diminuiu o número de vítimas fatais no município.

Número de acidentes preocupa
O número de chamadas aos acidentes de trânsito, cadastrados pelo serviço coloca o município em estado de alerta. Se nos meses de junho e julho, os atendimentos por causa traumática não ultrapassaram 51 registros/mês, agosto surpreendeu negativamente com 64 chamadas. De acordo com um dos socorristas do Samu, entre os acidentes de trânsito, aqueles envolvendo motocicletas são os mais comuns e, na maioria das vezes, acontecem na região central da cidade, diferentemente dos incidentes envolvendo carros. Segundo o profissional, os acidentes são graves e podem ocasionar um tempo maior de recuperação, resultando em internação hospitalar, e por vezes, sequelas irreversíveis. Em média, o número de acidentes de trânsito envolvendo condutores do sexo masculino é quase o dobro daqueles registrados por condutoras, segundo a equipe do SAMU.


 Entre os acidentes de trânsito, aqueles envolvendo motocicletas são os mais comuns e, na maioria das vezes, acontecem na região central da cidade, diferentemente dos incidentes envolvendo carros (Foto crédito: Paraíba)

 Apesar da implantação do Samu, o Corpo de Bombeiros continua atendendo casos de acidentes em T. Otoni e região, e muitas vezes chega ao local do sinistro antes do Serviço Móvel


 Quantitativo dos municípios que recebem atendimento do Samu, administrados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Nordeste e Jequitinhonha (Cisnorje)


 Obs:..
E olha que um a Aloprado  queria descredenciar Teófilo Otoni do consorcio intermunicipal de saúde e se esse Rabujo  fizesse isso Teófilo Otoni ficaria fora do atendimento do SAMU.
E já pensou se esse retardado conseguisse isso com ficaria a população....






Nenhum comentário:

Postar um comentário