sábado, 24 de agosto de 2013

Conselho médico diz que irá à polícia

Contra profissionais cubanos.....

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE


Ouvir o texto



Em tom de ameaça, representantes regionais da classe médica 

rotularam ontem de "ilegal" a atuação de profissionais cubanos no Brasil por meio do programa Mais Médicos e prometeram acionar a polícia quando eles começarem a trabalhar no país.
Presidentes de CRMs (Conselhos Regionais de Medicina) também chamaram o programa de "afronta" e disseram que eventuais erros cometidos por cubanos não serão corrigidos por brasileiros. 

Associação Médica vai ao STF contra o programa Mais Médicos Médico espanhol se diz constrangido com reação negativa de brasileiros Médicos cubanos não terão asilo político, diz advogado-geral da União
 
A chegada de médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior está prevista para vagas não preenchidas por brasileiros --a primeira etapa de seleção atendeu só 10,5% das vagas.
Ontem, médicos portugueses, espanhóis e argentinos, entre outras nacionalidades, começaram a desembarcar no país.

 Os profissionais cubanos devem chegar a partir de hoje. 

A principal crítica da classe médica é a dispensa aos estrangeiros do Revalida, exame de revalidação dos diplomas obtidos no exterior. No Mais Médicos, o governo instituiu uma avaliação de três semanas, a ser feita no país.
"Não vamos dar registro para médico estrangeiro só porque a Dilma, o [ministro da Saúde, Alexandre] Padilha e o [da Educação, Aloizio] Mercadante, a tríade do mal no Brasil, estão mandando", diz o presidente CRM do Maranhão, Abdon Murad Neto. 

"É lei [o Revalida]. Não importa se o médico veio no colo do ministro ou da Dilma. É exercício ilegal da profissão, e isso é caso de polícia", afirma o presidente do CRM do Paraná, Alexandre Bley.


Sergio Lima/Folhapress
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebe no aeroporto de Brasília, cinco médicos do programa Mais Médicos
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebe no aeroporto de Brasília, cinco médicos do programa Mais Médicos.

"Não vamos dar o registro, e eles, se quiserem, que vão à Justiça", diz o presidente da seção paulista, Renato Azevedo Júnior.
Segundo o Ministério da Saúde, os conselhos não podem se negar a conceder o registro provisório aos estrangeiros, previsto na MP do Mais Médicos, a não ser que a Justiça dê uma liminar.
Até agora, segundo a pasta, todas as ações tiveram resultado favorável ao governo.
Ao acionarem a PF ou a Polícia Civil, os CRMs buscam registros oficiais da atuação de estrangeiros para que possam usá-los na abertura de uma ação na Justiça.
Até a decisão final, que poderá chegar ao STF (Supremo Tribunal Federal), os médicos estrangeiros poderão trabalhar normalmente no Brasil, mesmo sem o Revalida.
O Conselho Federal de Medicina disse que não deu orientação para que as seções regionais chamem a polícia.
A importação de 4.000 cubanos é questionada pelo Ministério Público do Trabalho --por questões trabalhistas.
Os profissionais de Cuba terão condições diferentes das dos demais estrangeiros --a bolsa de R$ 10 mil mensais não será repassada aos médicos, mas ao governo de Cuba, que fará a distribuição.
AÇÃO
A AMB (Associação Médica Brasileira) ingressou no STF com nova ação para tentar suspender a medida provisória do Mais Médicos.
Há um mês a entidade havia feito pedido semelhante ao Supremo --que negou alegando que o tipo de ação (mandado de segurança) não era juridicamente correto.
Por isso, desta vez a AMB apresentou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. 


Responsabilidade Ético-Disciplinar do Médico ... - Cremesp

Erro Médico: Defenda-se - DHnet - Direitos Humanos na Internet

Análise do erro médico em processos ético-profissionais - SciELO

Vítimas de erros médicos - Bem-estar - Vila Mulher

G1 - 'Erros médicos são comuns na rede pública e particular', diz ...

erro medico - Fevereiro de 2013 - BabyCenter

Oito erros médicos INACREDITÁVEIS - O Buteco da Net - iG

Bem Estar - Governo lança programa para diminuir erros médicos

Juramento de Hipócrates

 

Texto do juramento 1

Cquote1.svg Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higeia e Panaceia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes. Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.
Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.
Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.
Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.
Cquote2.svg
Hipócrates
O Juramento de Hipócrates foi atualizado em 1948 pela Declaração de Genebra, a qual vem sendo utilizada em vários países por se mostrar social e cientificamente mais próxima da atual realidade 2 .
Uma versão mais atualizada é atualmente utilizada no Brasil, sendo a mais difundida:
Cquote1.svg Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei da minha profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu para sempre a minha vida e a minha arte com boa reputação entre os homens; se o infringir ou dele afastar-me, suceda-me o contrário.


Juramento real e como funciona No Brasil..........

                                                                                                                       

Eu juro que após me formar com distinção com honra ou não eu irei escolher trabalhar em dando preferencia a uma cidade como porte enorme ou capital e manter-me longe dos interiores, pois eu prefiro o conforto e salários altos.

No atendimento primeiro vou dar preferencia os planos de saúde ou particulares onde eu recebo amis por esses serviços, pois o meu tenho e dinheiro.

Pois bom senso ou ter coração na hora se salvar vidas e só em filmes, pois medicina e saúde será uma mercadoria que eu sempre venderei.

E nessa ética que será decidido quem vai viver ou morrer na minha mão.

Pois eu não sou perfeito, e tanto a morte quanto a vida andam e mãos dadas o tempo todo comigo.

Pois essa decisão esta comigo.

Se uma dia eu trazer a morte mesmo sendo culpado no meu íntimo eu procurarei maneira de burlar as leis éticas que me fez um profissional da vida e da morte.

                                                 E construir a minha versão mesmo utilizando de maneiras antiéticas ou criminosas para de defender como Falsificar,Mentir,Burlar leis,Corromper,Falsiar,ou omitir situações ou fatos que me incrimine.

E depois disso tudo eu contarei com uma instituição que fara o possível para reverter à situação ou crime a meu favor me absorvendo de acusações.

E mesmo depois disso tudo eu estarei no meio da sociedade limpa e respeitada.

Pois eu sou um profissional da saúde...

                                                







Nenhum comentário:

Postar um comentário