quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Com medo, pais não assinam permissão



  Para filhos desfilarem no 7 de Setembro...

Criado em Terça, 27 Agosto 2013 15:41
TEÓFILO OTONI – Pais e familiares de crianças e adolescentes da rede pública municipal estão receosos quanto a participação dos jovens no desfile cívico de 7 de Setembro. Há cerca de um mês, a direção das escolas municipais encaminharam um comunicado aos pais e responsáveis para obterem a “liberação” das crianças e jovens para participarem do desfile.
Acontece que, devido ao episódio negativo do último ano (assassinato de um jovem na Praça Tiradentes durante o desfile de 7 de setembro), a comunidade escolar composta por pais e professores estão temerosos quanto a segurança durante o evento.
Apesar do comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar garantir a segurança do desfile cívico, com o aumento significativo do contingente de militares em torno dos locais de concentração, unidades móveis nas periferias e no Centro, o clima de desconfiança ainda paira.
Por sinal, na Escola Municipal Irmã Maria Amália (EMIMA), composta em sua maioria por crianças do ensino fundamental, a situação é delicada. A escola corre o risco de desfilar com um número reduzido de participantes devido a falta de adesão por parte das crianças e pais que, não assinaram a liberação para o desfile.
No período vespertino, a rejeição é latente. Pais intraquilos afirmam que não irão liberar a presença dos filhos para as atividades do 7 de Setembro.
“Recebi o bilhete, o comunicado, mas, não irei liberar minha filha para participar do desfile este ano. Sabemos da responsabilidade, carinho e atenção dos professores, da escola, mas, devido ao fato lamentável do ano passado, não dá para fingir que está tudo seguro e que nada vai acontecer. Não podemos esquecer que houve um assassinato na Praça Tiradentes, por volta do meio dia, com todas as autoridades do município no palanque, a polícia na rua, e o pior, crianças e jovens durante o desfile, naquela multidão. Digo não ao desfile. Temo pela segurança da minha filha, seus coleguinhas e professoras do EMIMA”, desabafou um pai.

Prefeito diz que há “boicote” contra o desfile
Em nota à imprensa, o prefeito Getúlio Neiva afirmou que há uma tentativa de “esvaziar” o desfile de 7 Setembro, aniversário da cidade.
Em nota, Neiva diz que “há uma diretora de escola municipal que alegou a morte de uma pessoa no desfile do ano passado e os movimentos populares para tentar esquivar-se do trabalho para o desfile”.
O prefeito vai além e despachou “é obrigatória a participação das escolas municipais”. Para Getúlio Neiva, a negativa da diretora, bem como, de opiniões favoráveis a não participação dos estudantes (que recebem o coro de professores, pais e alunos) são “desculpas esfarrapadas, porque as pessoas de bem não podem se acovardar ante a ação de bandidos ou de manifestantes”, afirma em nota.

Vandalismo e bandidagem
Ainda segundo a nota à imprensa, o prefeito Getúlio Neiva enfatizou que é a favor das manifestações populares e que baderneiros e bandidos é assunto da Polícia, que deve se organizar para defender a sociedade.
Neiva afirmou: “não podemos nos acovardar perante bandidos ou ameaças de qualquer tipo e nem aceitar que professores desestimulem os jovens e suas famílias de participarem de nossa maior manifestação cívica”, argumentou.
Por sua vez, o comando da 15ª RPM, na pessoa do coronel Pinheiro, se reuniu na semana passada para a criação de um esquema especial de segurança no dia do desfile. A área do policiamento será estendido por toda a cidade, com reforço na área central. Suspeitos que forem observados em meio à multidão serão abordados e revistados. O oficial da Polícia Militar garante que, se depender do esforço da instituição e dos militares, o evento será pacífico e seguro para os cidadãos. 




Homem baleado durante desfile de 7 de Setembro do ano passado ainda motiva receio em diretores, professores, pais e alunos, que temem a repetição do fato


Homem baleado durante desfile de 7 de Setembro do ano passado ainda motiva receio em diretores, professores, pais e alunos, que temem a repetição do fato

Triste presente de aniversário para a nossa cidade! =// De toda sorte, PARABÉNS, Teófilo Otoni, Minas Gerais!
Agora!
Segundo informações passada pela PMMG, houve três tiroteios, sendo o primeiro na Praça Tiradentes (com uma vitima), o segundo nas proximidades da SAFRA, e o terceiro novamente na Praça Tiradentes, com apreensão imediata dos infratores. Ao todo já são quatro presos e um deles é menor de idade.
Foto: Homem é alvejado em praça publica, Dr Adail, que veio a socorrer a vitima ao solo. Porém não resistiu aos ferimentos e veio a falecer uma hora depois.




Ex-presidiário é assassinado em bar no Morro do Eucalipto

TEÓFILO OTONI – Um homem foi morto a tiros de pistola calibre ponto 40 num bar situado no Morro do Eucalipto, região do bairro Manoel Pimenta. A Polícia Militar chegou ao local após denúncia anônima e encontrou o corpo caído na entrada do banheiro.
O crime aconteceu na Travessa Vinte e Seis. A vítima é Sebastião Pereira dos Santos (vulgo Nenza), 38 anos, ajudante de pedreiro, solteiro, residente na via onde foi morto.
Ele possuía várias passagens pela polícia, e já cumpriu pena no presídio municipal.
Segundo a perícia da Polícia Civil Sebastião levou seis tiros. O fatal acertou o pescoço, provocando a morte por hemorragia externa.
Segundo populares ‘Nenza’ estava no bar com a irmã tomando cerveja quando foi surpreendido pelos disparos.
Nenhuma das pessoas presentes souberam dizer quem foi o responsável pelo crime. A irmã dele informou que tinha ido ao banheiro da casa onde mora, nas proximidades do local, e ao voltar encontrou o mesmo já alvejado. A proprietária do bar e moradores também disseram que não viram nada.
A polícia está realizando levantamentos para descobrir as causas do assassinato e o responsável por mais um homicídio ocorrido neste mês no “Morro do Eucalipto”.
(Fotos crédito: Francisco Couy – IML)



Sebastião Pereira dos Santos (vulgo Nenza) levou seis tiros de pistola ponto 40, à queima roupa, quando entrava no banheiro do bar onde bebia cerveja com a irmã
Sebastião Pereira dos Santos (vulgo Nenza) levou seis tiros de pistola ponto 40, à queima roupa, quando entrava no banheiro do bar onde bebia cerveja com a irmã
 Polícia registra outro assassinato em agosto no Morro do Eucalipto
 Polícia registra outro assassinato em agosto no Morro do Eucalipto

Sebastião Pereira dos Santos (vulgo Nenza) já havia cumprido pena na cadeia pública do município
 Sebastião Pereira dos Santos (vulgo Nenza) já havia cumprido pena na cadeia pública do município




PM encontra armas em barracão no Morro do Eucalipto

TEÓFILO OTONI – A Polícia Militar realizou a apreensão de duas armas, oito cartuchos intactos e uma balança de precisão, usada para pesar substâncias entorpecentes durante incursão na Rua Euclides Moreira dos Santos, no bairro Manoel Pimenta. Ao longo da operação de combate a criminalidade violenta, naquela localidade, conhecida como ponto de venda/consumo de drogas, uma guarnição PM deparou com quatro indivíduos em atitude suspeita, os quais, ao perceberem a presença da viatura policial, fugiram por entre os barracos e lotes vagos da localidade.
Foi realizado rastreamento no local e no interior de um barracão foi localizado dois revolveres, calibre 32, municiados cada um com quatro cartuchos intactos e uma balança eletrônica de precisão, utilizada para pesar drogas.
Devido a geografia do local não favorecer os trabalhos da PM, os indivíduos suspeitos não foram localizados. As armas, munições e a balança de precisão foram encaminhadas para a Delegacia.


 Material apreendido pela Polícia Militar

Material apreendido pela Polícia Militar





Réplica de pistola é apreendida com menor em Almenara...

ALMENARA - Durante patrulhamento, policiais militares perceberam dois indivíduos em atitude suspeita próximo a um estabelecimento comercial.
Ao perceberem a presença dos militares, os menores fugiram cada um em uma bicicleta, sendo o menor J.L.S, de 15 anos, alcançado pelos policiais.
Ao ser procedido à busca pessoal, foi encontrada na cintura do menor uma réplica de pistola. Ao ser questionado, o menor disse que portava a réplica porque iria assaltar o estabelecimento comercial, com um indivíduo chamado Marcos Alan, de 18 anos e outros menores sendo G.O.P e G.H.O., ambos com 14 anos.
O suspeito Marcos Alan não foi ainda encontrado.
Os três menores foram apreendidos e conduzidos juntamente com a réplica da pistola para a delegacia, onde o Conselho Tutelar acompanhou os trabalhos.
 Réplica de pistola apreendida pelos policiais
 Réplica de pistola apreendida pelos policiais




Menor é apreendido com garrucha em Jequitinhonha...

JEQUITINHONHA - Após denúncia anônima um menor de 16 anos foi apreendido com uma arma na comunidade Nova Araçatuba, zona rural de Jequitinhonha.
De acordo com as informações, menores estavam efetuando disparos com uma garrucha, momentos em que os militares encontraram P.S.R.L. que confessou a autoria dos disparos e disse que estava sozinho.
Na oportunidade, foi apreendida uma garrucha de fabricação caseira, com pólvora, espoletas e chumbo ora apreendidos que se encontravam no quintal do bar, escondido embaixo de uma tampa de caixa d'água.
O menor foi apreendido juntamente com os materiais e encaminhado para a Delegacia

 Garrucha de fabricação caseira apreendida pelos militares

Garrucha de fabricação caseira apreendida pelos militares



Diario de Teófilo Otoni - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário