quarta-feira, 22 de maio de 2013

PM realiza curso de prevenção às drogas

  Para adolescentes de Poté e distrito de Sucanga

POTÉ – O 19º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do Núcleo de Prevenção Ativa (NPA), realizou o curso de Prevenção às Drogas e à Violência às crianças e adolescentes estudantes da Escola Estadual José Araújo Fonseca. No distrito de Sucanga, município de Poté, a atividade aconteceu entre os dias 29 de abril e 03 de maio, com carga horária de 20h/aula. O curso contou com diversos parceiros, tendo a coordenação do 1º tenente Joel de Almeida Sobrinho. O conteúdo programático da atividade abordou temas como “Drogas e seus efeitos”, “ECA, Atos Infracionais e Medidas Socioeducativas”, “Lei de Drogas”, “Violência e Criminalidade”, “Tratamento da Dependência Química”, “Direitos Humanos e Cidadania”, “Valores Humanos”, “Relacionamento Interpessoal” e “Motivação Pessoal e Qualidade de Vida”, além de tempos destinados à mostra de vídeos motivacionais e relacionados com cada disciplina lecionada.

Mobilização
A atividade reuniu 113 alunos do educandário, os quais tiveram aulas vespertinas e noturnas, divididos em duas turmas, sobre as disciplinas ora mencionadas. Vale ressaltar que a atividade apresentou como ponto relevante a interação entre a polícia e os adolescentes, com a participação dos mesmos durante as explanações, dinâmicas e atividades lúdicas, o que proporcionou momentos de quebra de paradigmas quanto a cultura do policiamento tradicional, elevando-se o conceito de polícia comunitária, mostrando também o seu papel social. As atividades lúdicas previstas no Quadro de Trabalho Semanal foram pensadas e executadas de forma tal que os adolescentes participassem e chegassem à conclusão de que é possível se divertir e ser feliz sem o uso de drogas e prática de atos de violência. Ficou evidenciada por parte da maioria deles, o gosto pelas aulas sobre Comunidade Terapêutica, que trouxeram em seu bojo o testemunho presencial de dois internos voluntários da Comunidade O Bom Samaritano, sediada na zona urbana da cidade de Teófilo Otoni, dentre eles, um menor de idade, testemunhos estes que emocionaram o público-alvo do projeto.
Ao final do curso foi aplicada uma avaliação a fim de verificar o nível de assimilação dos adolescentes quanto ao que lhes foi ministrado, bem como para utilização como referência na premiação aos primeiros classificados, por ocasião da solenidade de formatura. 
Ponto outro de destaque, se deu com a execução desta  solenidade, na data de 09 de maio, que contou com as presenças de autoridades do município de Poté, tais como o prefeito, Antonio Wilson, o presidente da Câmara de Poté, Edine Rodrigues Pacheco, a diretora do educandário alvo do projeto, Edima Maria Gomes Silva, o secretário de Educação de Poté, Evandro Luiz Miguez Silva, Walter Barrancos, diretor da Fazenda Esperança, sediada na área rural do município, a vice-presidente da Associação de Moradores de Sucanga, Marília Aparecida Ramalho, e o 3º sargento Almiro Oliveira da Conceição, comandante do destacamento de Poté, bem como, outras autoridades oriundas da cidade de Teófilo Otoni, tais como a 2º tenente Nathália Batista Ramos, representando o comandante do 19 Batalhão, o 1º sargento Art Exercito Sandro Buchaim, tendo sido o prefeito daquele município sido bastante redundante quando do seu discurso sobre a imensa importância daquela empreitada preventiva da Polícia Minas naquele logradouro. O certame se traduziu num momento de festividade, com a presença das crianças, adolescentes e familiares, além de grande parte da população sucanguense, quando foi realizada a entrega dos certificados, bem como premiações aos melhores alunos do curso.


Ao término do curso, os alunos receberam certificados da organização
Ao término do curso, os alunos receberam certificados da organização













Parte do grupo que participou do curso de prevenção às drogas
Parte do grupo que participou do curso de prevenção às drogas 




Nenhum comentário:

Postar um comentário