TEÓFILO OTONI - A dengue pode ter matado mais duas pessoas em Teófilo Otoni, elevando para seis os casos suspeitos de mortes em decorrência da doença este ano, na principal cidade do Vale do Mucuri. São duas mulheres, uma delas Maria de Jesus, de 74 anos, que estava internada no Hospital Santa Rosália e morreu na madrugada desta segunda-feira (1º). Há outras duas mortes de moradores da cidade vítimas da dengue já confirmadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em Minas Gerais, 31 mortes foram confirmadas pela SES. Pelo menos 148.351 casos de dengue foram notificados à secretaria.

Embora o atestado de óbito da idosa confirme a dengue hemorrágica como causa da morte da mulher, a SES informou, nessa segunda-feira, que ainda estava trabalhando com os dados desta semana e, portanto, não havia confirmação dos casos recentes. Um novo boletim da dengue da SES será liberado até o fim desta semana.

Os municípios com óbitos confirmados em 2013 são Uberaba (9), Uberlândia (2), Carangola (1), Frei Gaspar (1), Buritizeiro (1), Ituiutaba (2), Ipanema (1), Teófilo Otoni (2), Pirapetinga (1), Pirapora (1), São Geraldo do Baixio (1), Montes Claros (3), São João da Ponte (1), Campos Altos (1), Contagem (1), Muriaé (2) e Sete Lagoas (1).

Em Teófilo Otoni, conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde, até o dia 1º deste mês foram notificados 4.098 casos de dengue na cidade. Em janeiro deste ano o município decretou estado de emergência por causa da dengue e infestação de 2,4%. Entre as ações de combate estão os mutirões e visitas domiciliares.

Maria de Jesus era do Bairro Jardim São Paulo, um dos que figuram na lista de mais infestados. A outra mulher morreu no domingo e o caso também será investigado pela SES. Em 2012 Teófilo Otoni registrou 963 casos de dengue, quase o triplo do que foi registrado em 2011, com 355 casos confirmados, sendo uma de dengue hemorrágica.