quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Prefeitura de Teófilo Otoni deixa o Samu

Ofício do prefeito enviado hoje pela manhã à diretoria do serviço determina o corte do pagamento mensal feito ao Cisnorje...
TEÓFILO OTONI – A diretória do Cisnorje, consórcio intermunicipal que administra o Serviço Ambulatório Móvel de Urgência (Samu), recebeu na manhã desta terça-feira (29), um ofício do gabinete do prefeito Getúlio Neiva (PMDB) comunicando que o município cortou o pagamento à entidade. Com isso Teófilo Otoni se descredencia da rede de atendimento. Segundo a responsável local, a coordenadora geral Helaine Souza Guedes, a coordenadoria estadual do Samu ou mesmo a União poderão bancar a contrapartida da Prefeitura para que os teófilo-otonenses continuem contando com o 192. Caso contrário, apenas os municípios do entorno credenciados serão beneficiados com o serviço. Porém, ela garantiu que até a decisão sair, a cidade continuará sendo atendida.
Diretores estaduais se reuniram ontem à tarde, em Belo Horizonte, esperando ordens do
Distrito Federal, referente a situação de Teófilo Otoni quanto ao atendimento. O comunicado poderá chegar ainda hoje ao Vale do Mucuri.
O Samu é um programa do Governo Federal com contrapartida dos Estados e Municípios para o atendimento a pessoas em casos de fatalidades diversas.
A macro regional de Teófilo Otoni conta com 26 ambulâncias equipadas com médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e motoristas, abrangendo uma das regiões mais carente no setor da Saúde no país.

Prejuízo regional
Um problema alertado por funcionários do alto escalão do Cisnorje (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Macro Nordeste/Jequitinhonha, é que por Teófilo Otoni ser o município sede do órgão e seu maior contribuinte, haverá sérios problemas financeiros para sua manutenção, o que em curto prazo deve deteriorar ou limitar os serviços aos outros municípios, como também colocar sua permanência na cidade pólo do Vale do Mucuri em risco. Outra possibilidade é aumentar o valor pago mensalmente pelas outras cidades consorciadas para a qualidade e capacidade operacional não serem prejudicadas.
No comunicado, o prefeito Getúlio alegou corte de gastos e falta de dinheiro nas contas da Prefeitura, o que o levou a tomar tal medida de austeridade.

População
Logo que a notícia chegou à internet, no início da tarde de ontem, centenas de perfis se manifestaram na rede mundial de computadores. A maioria das opiniões eram críticos à saída de Teófilo Otoni do consórcio. Em algumas postagens o número de compartilhamentos passou dos 500, enquanto os comentários chegavam a 150. Está sendo o assunto mais comentado na rede social Facebook dos teófilo-otonenses ausentes e presentes. Em alguns perfis, iniciou campanhas contra a austera medida, que excedeu os 450 compartilhamentos em questão de poucas horas. Outros chegaram a marcar protestos, porém, sem organização prévia.
A coordenadora geral do Cisnorje, Helaine Souza, dará a partir da manhã de hoje entrevistas aos veículos de comunicação da cidade a fim de esclarecer o futuro do Samu em Teófilo Otoni.


Despacho do prefeito Getúlio Neiva alega falta de recursos nas contas da Prefeitura para justificar a austera medida
Despacho do prefeito Getúlio Neiva alega falta de recursos nas contas da Prefeitura para justificar a austera medida

 
  1. Simulado SAMU e BOMBEIROS - Teófilo Otoni-MG - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=m-bHKA9557I
    19/09/2012 - Vídeo enviado por Aquarafa
    Simulado realizado pelo SAMU Macro Nordeste e Jequitinhonha e Corpo de ... Simulado SAMU e ...
  2. Simulado SAMU Teófilo Otoni 17-05-12 - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=nTKs3PQe26Q
    22/09/2012 - Vídeo enviado por sucessovideos
    Simulado SAMU Teófilo Otoni 17-05-12 com Corpo de Bombeiros na Praça ... ( Acidente na Br 116 ...
  3. SAMU 192 Teófilo Otoni-MG - TV UOL

    tvuol.uol.com.br/assistir.htm?...samu...teofilo-otonimg...
    30/09/2012
    Comentários. Comente o vídeo: “SAMU 192 Teófilo Otoni-MG”. Nenhum comentário para esse vídeo ...
  4. Mais vídeos para samu deixara teófilo otoni »

OBS.: Parece que foi só um surto
Pois descredencias o SAMU de atendimento na cidade de Teófilo Otoni seria uma burrice ou uma idiotice coisa de maluco...



 Pelo jeito algum tomou juízo e o nosso SAMU continua atendendo na nossa cidade...

Apesar de que não foi ideia do prefeito de voltar atrás. Pois se fosse por ele o samu já não estaria atendente em Téo mais... Agora e só esperar qual vai ser a próxima dele...

Nenhum comentário:

Postar um comentário