terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dirceu diz que urnas confirmam força do PT

E de Lula............


O ex-ministro José Dirceu afirmou nesta segunda-feira, 8, que o resultado das urnas "confirmaram a força político-eleitoral" do PT e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu blog, o principal acusado do mensalão disse que a ida do candidato petista Fernando Haddad para o segundo turno, em São Paulo, é uma vitória política "extraordinária" para o partido e que a disputa na segunda fase em Campinas (SP), com o petista Márcio Pochmann, "tem sabor de desforra".

Dirceu ainda analisou em seis artigos publicados em seu blog hoje sobre as eleições municipais, os números de candidatos eleitos por partidos, apontou derrotas do PSDB e do DEM e listou os locais onde a disputa ainda continua até o dia 28.

"A vitória do nosso candidato a prefeito, Fernando Haddad (PT e partidos aliados) ao passar para o segundo turno é extraordinária, dentre outras razões políticas, porque confirma a força do PT na capital e no Estado e a liderança do ex-presidente Lula", escreveu Dirceu.

Hoje, com a retomada do seu julgamento no mensalão, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Dirceu deve permanecer em sua casa em Vinhedo, no interior de São Paulo, depois de ir para a capital no domingo para votar.

"É uma vitória excepcional porque em São Paulo lutamos contra duas máquinas, a da prefeitura da capital e a do governo do Estado", disse o ex-ministro. No Estado todo, ele classificou como "incontestável" a vitória do PT e aliados. "Elegemos ontem prefeitos em nada menos que 3 municípios, candidatos próprios em praticamente 10% dos 645 municípios do Estado."

O ex-ministro afirma ainda que a ida do candidato do PT para o segundo turno em Campinas tem "sabor de desforra". Pochmann foi indicado pelo ex-presidente Lula para a disputa por ser alguém que estava fora da cidade, quando o partido se envolveu no maior escândalo de corrupção da prefeitura, durante o governo Hélio de Oliveira Santos (PDT), em 011 - quando uma megaoperação do Ministério Público levou 11 pessoas para a cadeia por corrupção e desvios de recursos.

O vice-prefeito Demétrio Villagra, do PT, foi um dos detidos e alvo de processo na Justiça. Após a cassação de Dr. Hélio, em agosto de 2011, assumiu a prefeitura, mas também acabou cassado em dezembro pela Câmara de Vereadores.

Nas urnas, Pochmann levou a disputa para o segundo turno com 28% dos votos válidos, contra 49% do líder Jonas Donizette (PSB) - mesmo tendo que responder aos ataques sobre o mensalão e o escândalo de corrupção na prefeitura.

Fonte: Agência Estado


Entre os grandes e médios, PT é o partido que mais cresce

ImageO PT saiu da votação de ontem maior do que entrou. Em número total de votos, conquistou agora 4,3% mais sufrágios do que em 2008, eleição municipal mais recente. Passou de 16,5 milhões para 17,2 milhões. Foi a maior votação acumulada do país e o partido foi o único dos grantes a crescer neste quesito.

Analistas e jornalistas que passaram a campanha inteira afirmando que o PT diminuiria, são obrigados a reconhecer agora – afinal, os números não mentem – que o PT continua em crescimento e que é a única legenda entre as de médio e grande porte que a cada eleição para prefeito sempre sai maior do que entrou. Agora, elegeu 624 prefeitos, sem contar as chances no 2º turno (haverá eleições em 28.10 em 17 capitais e 33 grandes cidades).

PMDB e PSDB diminuíram em termos de votos neste 1º turno de ontem. Mas a grande sangria, quem sofreu mesmo foi o DEM: perdeu 51% dos votos. O partido, herdeiro direto da Arena dos tempos da ditadura (que depois passou a se chamar PFL e mais recentemente DEM), está se desintegrando.

A queda do número de votos do PMDB foi de quase 10%. Se em 2008 ele obteve 18,5 milhões de votos, agora ficou atrás do PT, com 16,7 milhões. O PSDB também diminuiu (4,3%). O PSD, partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, recém criado, levou boa parte dos votos do DEM e já é o 4º lugar no ranking dos maiores partidos, com surpreendentes 5,8 milhões de votos nestas eleições. Está atrás apenas de PMDB, PT e PSDB.

Em número de prefeitos
................
Em número de prefeitos eleitos o PT passou de 550 em 2008 para 624 agora. O PMDB continua ainda em primeiro lugar no ranking com mandatos em 1.017 municípios, mas perdeu terreno em relação a 2008, quando elegeu 1.193 prefeitos.

O PSDB manteve o 2º lugar, com 688 eleitos, mas perdeu terreno também, em relação às eleições de quatro anos atrás. O PSD foi fundado no ano passado e elegeu 491 prefeitos. Já o DEM perdeu cinco posições e ficou apenas em 9º lugar, com 271 prefeitos eleitos.

Os números que publico abaixo ainda podem mudar bastante esse quadro por causa dos 50 dentre os 5.568 municípios brasileiros que terão 2º turno e só definirão seus prefeitos dia 28 de outubro. Feita a ressalva, vamos aos números.

Em número de habitantes que governará, o PMDB mantém a hegemonia. Com domínio sobre 18,55% dos municípios, ele governará 28 milhões de pessoas, o equivalente a 19,62% da população brasileira. O PT ocupa o 2º lugar e governará 21,55 milhões de cidadãos (15% da população, embora domine apenas 11,38% das prefeituras).

Em 3º lugar está o PSDB, que governará 19 milhões de pessoas (13,28% da população). O 4º lugar é ocupado pelo PSB, que se firmou principalmente nas grandes cidades. Ele já garantiu o mandato sobre 10,2 milhões de pessoas (7,13% da população e 7,94% das cidades).

Ranking quanto ao número de vereadores eleitos


O PT foi a legenda que mais elegeu vereadores nas capitais e também a que mais cresceu entre os maiores partidos segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto no PMDB o número de vereadores caiu de 8.475 para 7.825 (-8%), e no PSDB a queda foi de 5.897 para 5.146 (-13%), no PT o crescimento foi de 4.168 para 5.067 (+22%).

Por estes números, o PMDB e o PSDB continuam sendo os que mais elegeram vereadores. Uma comparação interessante que pode ser feita mostra uma relação possível entre partidos da base de apoio do governo e os que estão na oposição. Vejam o que houve com o PPS, partido linha auxiliar do PSDB: caiu de 2.159 vereadores para 1.823 (-16%). Enquanto que o PCdoB, da base do governo, teve um aumento de 612 para 952 vereadores eleitos (+56%).

O destaque, também aqui, está com o DEM que sofreu uma sangria de 33%. Caiu de 4.801 para 3.209 vereadores eleitos em todo o Brasil. Mas, os dados foram postados no G1 às 13h00 e ainda não contavam com 100% dos votos computados. Pode haver ainda pequenas mudanças com a divulgação final dos resultados pelo TSE.

 
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário