segunda-feira, 5 de março de 2012

Curso técnico de Joalheria da UNIT

Inscrições para curso técnico de Joalheria da UNIT terminam amanhã



















O gemólogo Luiz Antônio Gomes da Silveira é o responsável técnico pelo 
 laboratório que identifica gemas de cor e diamentes, com emissão de laudos técnicos certificados
TEÓFILO OTONI – Na última quarta-feira (8), o Laboratório Gemológico da Unidade
 de Inovação Tecnológica em Gemas e Jóias – UNIT/UEMG   iniciou o funcionamento, uma reivindicação antiga do setor de gemas e jóias da região. O laboratório gemólogico da unidade atenderá todo o setor com identificação de gemas de cor e diamantes, com emissão de laudos técnicos certificados, além de identificação. Com esta prestação de serviços, o setor tem muito a ganhar, principalmente no que diz respeito à credibilidade e confiabilidade, uma vez que a comercialização de gemas poderá ser realizada com um laudo que atestará sua autenticidade. Significa dizer que aumentará a segurança nas negociações tanto para o comprador quanto para o vendedor. O laboratório possui desde equipamentos convencionais tradicionalmente utilizados para as análises, até equipamentos de ponta. Além disso, com o aumento do grau de confiabilidade das transações, poderá haver ganho também para o corretor de gemas, pois com a autenticidade de sua mercadoria atestada, o valor tende a ser maior. Análise Os serviços de análises terão preços diferenciados em comparação aos grandes centros como Belo Horizonte ou São Paulo, será de R$ 80 por hora técnica, com custo mínimo de R$ 40. O responsável técnico pelo laboratório é o gemólogo Luiz Antônio Gomes da Silveira engenheiro de Minas pela UFMG e gemólogo pelo Instituto Alemão de Gemologia e Universidade de Barcelona com ampla atuação no setor. Curso técnico de Joalheria Há cerca de três anos iniciou-se uma articulação entre a UEMG, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior-SECTES e a Secretaria de Estado de Educação-SEE para a elaboração e implantação de um curso técnico em joalheria em Teófilo Otoni. O curso foi elaborado por uma equipe formada por técnicos e professores da SECTES e UEMG com o objetivo de preparar um profissional do mais alto gabarito, capaz de atender aos mais exigentes requisitos na produção de joias, seja na produção artesanal ou industrial. Pois além de toda a formação técnica em joalheria, o profissional será formado em técnicas de mercado, gestão e empreendedorismo, além de ao final ter uma visão global, regional e local da realidade e potencialidades do setor. Contando com instalações modernas e amplas, o curso oferecerá um espaço adequado ao aprendizado, os laboratórios para as aulas práticas estão equipados com o que há de melhor e mais moderno na produção de jóias. Como pré-requisito do curso, o candidato deverá ter ensino fundamental completo ou em curso. A inscrição para a seleção é gratuita, com início também

O laboratório gemólogico fará a identificação de gemas de cor e diamantes, com emissão de laudos técnicos certificados 


nesta quarta-feira (8) e vai até o próximo dia 13 de fevereiro no Centro de Educação Profissionalizante – CEP. A matrícula dos aprovados e o curso também serão gratuitos. O Curso Técnico em Joalheria mantido pelo Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias da Universidade Estadual de Minas Gerais – CEDGEM/UEMG representa um passo importante para o município, já que fornecerá mão-de-obra qualificada a um dos setores mais importantes, senão o mais, para a economia local e regional, possibilitando mais geração de emprego e renda. O curso tem início marcado para o dia 5 de março, nele serão ofertadas 70 vagas em dois turnos, tarde e noite. UNIT A UNIT Gemas e Jóias de Teófilo Otoni foi desenvolvida e implantada por meio de projetos cooperativos apresentados em atendimento a editais junto a diversas entidades de fomento. Por meio de projeto especial da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior/SECTES, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG e executado pelos CETEC e instituições parceiras, no período de 2007 a 2010, direcionado ao APL de Gemas e Artefatos de Pedra de Teófilo Otoni, cuja cultura produtiva tradicional é a de comercialização de pedras em bruto e/ou de gemas coradas lapidadas de forma artesanal. A UNIT é uma unidade de interface, ou seja, tem o papel de atuar entre a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias, na transferência deste conhecimento e novas práticas de produção e gestão às aplicações no setor produtivo, contando também com capacitação profissional a partir de curso técnico em joalheria em fase de implantação. Seu objetivo é de transformar ofícios em atividade empresarial competitiva, contando com instalações próprias, com o suporte de uma Rede de Apoio Tecnológico à Inovação/REDATI, de um Curso Técnico de Joalheria, uma infraestrutura de apoio à transferência de tecnologia e de conhecimentos, visando à inovação tecnológica no setor de Gemas e Jóias.
Inscrição para o curso de Joalheria deve ser feita na secretaria do CEP, à rua Aristóteles Dantas Guimarães, 166, Vila Santa Clara, no horário de 13h às 19h. Mais informações pelo telefone 3521-5796 ou 8886 – 4097, com o coordenador local do UNIT, Bruno Bento.

Um comentário:

  1. No ano passado, participei da reunião onde o tema principal foi a instalação deste curso para a cidade de Teófilo Otoni como gestor da Feira Internacional de Pedras Preciosas, tive a honra de estar sentado à mesa com todas autoridades competentes (Membros da UEMB, Ten Cel reformado Adonai Albaluz Tótaro, Carlos E. Boquady - Jornal Crystal, Deputado Neilando Pimenta e peço desculpa aos demais que possuem honra e o meu respeito de igual modo. Temos registros em imagens, audio e video da imprensa local. Quando foram abertas as inscrições, não pensei duas vezes em trancar o curso de direito na unipac para dar sequência neste sonho que é comum aos cidadãos desta comarca. Hoje me vejo imerso nessa gama de conhecimento e convivendo com um grupo de profissionais da educação de alto nível e com temas nunca visto antes. Então, na oportunidade, externo os meus sinceros agradecimentos à todos, todos que fizeram possível esse sonho. Parabéns à todos equipe...e mais um parabéns em especial para a excelentíssima Mara Guerra e ao Diretor José Augusto.

    ResponderExcluir