domingo, 19 de fevereiro de 2012

STJ mantém proibição de cobrança de tarifa

 De esgoto dos consumidores em MG


A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) continua proibida de cobrar a chamada tarifa de esgotos dos consumidores até a conclusão integral do sistema de tratamento de esgoto sanitário. A companhia havia ingressado com pedido de suspensão de liminar e de sentença contra a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) que acatou, em antecipação de tutela, ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público estadual contra a cobrança.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, negou seguimento ao pedido, destacando que a suspensão de liminar e de sentença é medida excepcional e sua análise restringe-se à verificação da lesão aos bens jurídicos tutelados pela norma de regência, quais sejam, a ordem, a saúde, a segurança e a economia públicas. Para o ministro, isso não ocorreu no caso em questão.
Segundo o ministro Barros Monteiro, a argumentação acerca da possibilidade de concessão parcial da cobrança de esgoto pela coleta, transporte, disposição adequada e manutenção diz respeito à matéria de fundo, insuscetível de apreciação nesta Casa.
A principal argumentação da Copasa, ao pleitear o deferimento da suspensão de liminar, era que a decisão do TJMG atinge a própria população, pois terá retardado seu acesso aos serviços de água e esgoto por falta de recursos hábeis para financiar as obras necessárias. |Além disso, argumentou haver lesão à ordem administrativa, consubstanciada na afronta à ordem jurídica pertinente à matéria, que lhe garante o direito de receber pelos serviços que presta e tão logo os presta. Por fim, alegou a existência de outras ações com idêntico objeto, o que poderá acarretar o efeito multiplicador da decisão recorrida.

De acordo com a companhia, os custos do serviço público de esgotamento sanitário são de grande importância, daí decorrendo que a não-concessão parcial da cobrança de esgoto pela coleta, transporte, disposição adequada e manutenção implicará alteração substancial do equilíbrio financeiro do contrato de concessão da prestação do referido serviço.

Prezado Leitor

Diante dos fatos a COPASA age erroneamente e você podera pedir a restituição do pagamento indevido dos ultimos 5 anos.

Solicito a todos que passe essa informação a um amigo, cliente e sindico para que não seja mais locupletado por alguem e que todos saibam dessa notícia.

Maiores Informações estarei atendendo à todos no horário das 9:00 as 12:00 pelos telefones: (031)32455630 - 32455631 - 3245-5632 - 32455633

Atenciosamente
Eduardo Heleno Valadares Abreu.
Presidente
SINESCONTABIL/MG

CONFIRA A SENTENÇA ABAIXO.
- COPASA NÃO PODE COBRAR TAXA DE ESGOTO ( CLIQUE AQUI )

 Aos visitantes.
Gostou da matéria...!
De sua opinião registrando a sua passagem pelo meu blog

O mediador agradece...    

Muito abrigado pela sua visita
..



Reporters Without Borders


Nenhum comentário:

Postar um comentário