sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sete farmácias de manipulação são fechadas

no Vale do Mucuri


Sete farmácias de manipulação já foram fechadas na “operação pente fino” que está sendo realizada pela Vigilância Sanitária Estadual (VSE) em cidades do Vale do Mucuri. Na rota da fiscalização estão 32 cidades, mas o foco é principalmente Teófilo Otoni, sede da Fórmula Pharma, que produziu o Secnidazol adulterado, que já teria matado dez pessoas e deixado quatro em estado grave. A cidade tem três farmácias de manipulação que, por sua vez, mantêm filiais em outros municípios como Nanuque e Águas Formosas, no total de 11 estabelecimentos.
Nesta quinta-feira (15) foram fechadas farmácias em Novo Cruzeiro, Ladainha e Itaipé. Na lista de interditadas estão ainda duas de Itambacuri; e a matriz e a filial da Fórmula Pharma, fechadas dia 3 e 10 de dezembro, respectivamente, em Teófilo Otoni.
Segundo o subsecretário de Estado de Vigilância e Proteção à Saúde, Carlos Alberto Pereira Gomes, os óbitos e as irregularidades identificadas na Fórmula Pharma levaram o Governo de Minas a intensificar a fiscalização nas farmácias de manipulação do Vale do Mucuri.

A Bioterápica e a Esperança são de Itambacuri. A primeira, além de não possuir autorização de funcionamento, não tem controle de qualidade validado. Na Esperança, que funciona na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde entre os vales do Mucuri e Jequitinhonha, a área física é inadequada, não há validação do controle de qualidade e, no local, há indícios de produção industrial de medicamentos, uma vez que há equipamentos usados para esse fim, revelou o subsecretário.

O superintende Regional de Saúde em Teófilo Otoni, Ivan Santana, é quem coordena os trabalhos. Segundo ele, a fiscalização das farmácias de manipulação na sede de Teófilo Otoni eram de competência da Vigilância Sanitária Municipal, que as vistoriava anualmente, até o início desta semana, quando o secretario de Estado da Saúde (SES), Antônio Jorge, ordenou que a VSE assumisse a função. Apesar disso, o superintendente não acredita em falhas na fiscalização que possam ter contribuído para a tragédia provocada pelo Secnidazol adulterado fabricado pela Fórmula Pharma.
“Temos que assumir isso (as fiscalizações) com muita responsabilidade. Não vamos olhar pelo retrovisor e culpar o município ou o Estado pelo que aconteceu, mas tudo será rigorosamente apurado”, disse o superintendente, revelando que a preocupação agora é descobrir onde estão cerca de 30 das 62 cápsulas distribuídas pela Fórmula Pharma e evitar mais mortes. Vinte cápsulas foram encontradas em Novo Cruzeiro e as outras estavam com pacientes que devolveram antes de ingeri-las.(Hoje em Dia)



 
http://www.radioteofilotoni.com.br/noticias/vernovo.php?noticia=4459&titulo=Sete%20farm%E1cias%20de%20manipula%E7%E3o%20s%E3o%20fechadas%20no%20Vale%20do%20Mucuri

Nenhum comentário:

Postar um comentário