sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Morre oitava vítima suspeita de intoxicação

 por medicamento

11/12/2011 - 05:17
Foto: Carlos Alberto Lares

Clique para AMPLIAR
A farmácia foi totalmente interditada neste sábado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Polícia Civil investigam oito mortes por suspeita de intoxicação por medicamento na região de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Uma das vítimas, uma jovem de 22 anos, morreu na madrugada deste domingo e um casal está internado em um hospital da cidade.

De acordo com a SES, as investigações começaram no dia 1º de dezembro e apontaram uma possível relação entre os casos e a ingestão do Secnidazol 500 miligramas, remédio manipulado pela Fórmula Pharma. A investigação vai avaliar se 180 cápsulas, manipuladas em 14 de novembro, sofreram contaminação cruzada por outro medicamento. Na ocasião desta vistoria, a farmácia foi interditada por precaução. Outra suspeita, de acordo com a Secretaria, é que na fórmula do Secnidazol, usado no combate à verminoses, tenha sido utilizado como anti-hipertensivo.

No sábado, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni, acompanhados por policiais militares, foram até a Fórmula Pharma para coletar mais provas e constataram que, mesmo com a interdição cautelar, o estabelecimento continuava a dispensar medicamentos manipulados. Assim, a farmácia foi totalmente interditada e foi registrado um boletim de ocorrência contra o responsável pelo estabelecimento. Segundo a Polícia Civil, ele e o farmacêutico responsável não foram localizados.

A Polícia Civil instaurou um inquérito há uma semana, quando um casal de Teófilo Otoni foi internado em um hospital da cidade. A mulher está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o marido, fora de perigo, já foi transferido para a enfermaria. Mãe e filha, moradoras de Novo Cruzeiro, também foram hospitalizadas após fazer uso do Secnidazol. Adélia Lopes de Paixão morreu na última sexta-feira e Letícia Lopes dos Santos, de 22 anos, neste domingo. “Já foram feitos exames na mãe e na filha. O material será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte, onde será feita a pesquisa toxicológica. A previsão é de que o resultado saia após o dia 15 de janeiro”, explica o auxiliar de necrópsia do IML de Teófilo Otoni, Francisco Couy. Amostras do medicamento vão ser analisadas pela Fundação Ezequiel Dias nesta semana.

Alerta


A Secretaria de Estado de Saúde pede que durante o período de investigações as pessoas não usem o medicamento Secnidazol 500mg ou outros medicamentos produzidos pela Fórmula Pharma. Outros 11 pacientes de Teófilo Otoni e municípios vizinhos podem ter usado o mesmo medicamento, conforme documentos encontrados na farmácia. Caso estejam de posse do medicamento, todos os onze pacientes devem interromper, imediatamente, o uso.

A secretaria também orienta que os moradores da região que tenham o medicamento devem entregá-lo na sede. Os sintomas de intoxicação medicamentosa são queda da pressão arterial, batimento cardíaco acelerado, dor no peito, arroxeamento da pele e sensação de desmaio.




(Portal UAI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário