sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

MPF/MG acusa dono da Fazenda Jampruca do crime de trabalho

Escravo....
 
Propriedade está localizada no Vale do Jequitinhonha e os empregados eram contratados para a produção de carvão





O Ministério Público Federal em Teófilo Otoni (MG) denunciou o fazendeiro Roberto Sebastião Pimenta, dono de uma propriedade rural de nome Fazenda Jampruca, situada no município de Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.

Ele foi acusado de reduzir 12 pessoas à condição análoga à de escravo, submetendo-as a jornada exaustiva e condições degradantes de trabalho. Também pesam contra ele as acusações de frustração de direitos trabalhistas e aliciamento de trabalhadores.

Segundo a denúncia, os crimes foram descobertos em maio do ano passado após operação realizada pelo Grupo Móvel de Fiscalização do Ministério do Trabalho e policiais militares. A equipe encontrou os trabalhadores “no local de baldeamento e queima de madeira em condições de vida e trabalho que aviltam a dignidade humana”.

Conforme o relatório de fiscalização, “as condições dos trabalhadores eram degradantes, sem água potável, sem local adequado para refeição, precárias condições de alojamento, sem equipamentos de segurança de trabalho” e “não oferecia qualquer condição de higiene e conforto”. A água que utilizavam para beber e tomar banho era retirada de uma lagoa. Não havia banheiros e os empregados satisfaziam suas necessidades fisiológicas no mato. Quaisquer despesas que realizassem, como a compra de mantimentos, por exemplo, eram descontadas da ínfima remuneração.

Os trabalhadores também não eram registrados e, se desejassem sair da fazenda, tinham seus salários retidos pelo empregador. O local de trabalho, de “acesso dificílimo”, segundo a denúncia, dista 20 quilômetros da rodovia BR 367, não havendo transporte regular no local, o que configuraria, segundo os fiscais, “cerceamento da liberdade dos trabalhadores”.

Para o MPF, todas essas condições retratam os crimes descritos nos artigos 149, 203, e 207, do Código Penal, cujas penas, somadas, podem ir de quatro a 13 anos de prisão.

(AP 8079-15.2011.4.01.3816)


Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
(31) 2123.9008
assimprensa@prmg.mpf.gov.br
No twitter: mpf_mg


Fonte:


Formulário de Denúncias Trabalhistas

www.prt9.mpt.gov.br/denuncia/formulario.htm
Utilize o quadro abaixo para descrever o fato gerador da denúncia. Não esqueça que seus dados são importantes para que as providências cabíveis sejam ...


 E você quer fazer um denuncia trabalhista a respeito de alguma empresa que esta lesando os funcionários ou a situação e com você mesmo e só entrar nessa pagina e fazer a denuncia.
 Pois quando você se cala você contribui com a injustiça, não seja mais um a concordar com o errado.

E eu digo que e triste saber que ainda existe esse tipo de animal que e capaz de explorar o trabalhador que necessita de dinheiro para o seu sustento


Jogo beneficente com Fred arrecada 7 toneladas de alimentos


Diário do Jequi

O domingo (11) em Teófilo Otoni foi de festa com o jogo beneficente entre Fred e Amigos x América e Convidados, realizado no estádio Nassri Mattar. O evento foi uma realização da Prefeitura de Teófilo Otoni com o objetivo de arrecadar alimentos para serem doados às creches da cidade. Mesmo debaixo de chuva, milhares de fãs do jogador do Fluminense compareceram para ver a partida de futebol.

Estiveram presentes a prefeita do município Maria José Haueisen Freire, secretários municipais, vereadores, prefeitos das cidades circunvizinhas, entre outras autoridades.

Maria José falou da iniciativa da Prefeitura, que arrecadou mais de sete toneladas de alimentos. “Conseguimos arrecadar muitos produtos graças à cordialidade do Fred. É uma grande alegria para todos nós assistir a essa partida, além de ser uma oportunidade de agradecer ao Fred por divulgar muito bem a nossa cidade e, o povo de Teófilo Otoni é muito grato por isso” – ressaltou a prefeita que acrescentou: “sempre estamos oferecendo apoio aos artistas da nossa terra”.

Por outro lado, o secretário de Esporte Guilherme Afonso ‘Mabel’ disse que “o público do evento foi um recorde, assim como a arrecadação de alimentos. A Prefeitura de Teófilo Otoni está de parabéns por esta organização”.

O jogador do Fluminense que foi assediado pelos fãs falou da realização da partida: “Estou muito feliz por jogar mais uma vez aqui com os amigos; agradeço de todo o meu coração a todos que nos apoiaram como a prefeita de Teófilo Otoni, ao Secretário Mabel, a imprensa que fez a divulgação e a todos os torcedores. E o espírito é este mesmo de ajudar, é uma causa beneficente, solidária”. Fred disse ainda: “Quero demonstrar todo meu carinho por esse povo, sempre que venho aqui é um calor humano, obrigado pela energia positiva, vamos fazer uma festa bonita e quem sabe sair algum gol”.  

E saiu gols dos dois lados. No primeiro tempo, Amanda Moura, irmã de Rafael Moura, marcou dois gols. Única mulher no time, ela também foi uma grande atração da partida. “Eu adorei participar desse jogo; o Fred está de parabéns; a festa está linda e fico muito feliz por ter marcado os gols” – frisou Amanda.

Quem também esteve no estádio foi o ex-jogador Dadá Maravilha. Na ocasião, ele conheceu a prefeita Maria José e falou do apoio da Prefeitura: “Em primeiro lugar, quero agradecer a prefeita por ter dado força ao jogo do Fred, alegrando a todo povo da cidade e região que está usufruindo desta dádiva festa. E o povo que ama a cidade, ama a prefeita e está aqui para dizer que acredita na Prefeitura”- falou Dadá, bem carismático.

A partida terminou num placar de 5 x 4 para a equipe de Fred e Amigos. Fred, que jogou no segundo tempo no time América e Convidados, marcou dois gols para o time; o último na cobrança de um pênalti. (Redação: Conceição Sousa/Fotos: Sérgio Guimarães)
Mais fotos: facebook.com/PrefeituraTO 
 



Décima morte provocada por medicamento manipulado é investigada em Teófilo Otoni

Gerente regional de saúde não deu detalhes sobre a vítima, que também teria feito uso do remédio




postado em 14/12/2011 22:24 / atualizado em 14/12/2011 23:59
Mais uma suposta morte provocada pelo uso do medicamento Secnidazol 500mg, manipulado pela farmácia Fórmula Pharma, é investigado em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Este pode ser o décimo óbito provocado pelo uso do remédio. A informação foi confirmada pelo gerente regional de saúde da cidade, Ivan Santana, que não revelou detalhes sobre a vítima.
Segundo Ivan, a décima morte teria ocorrido em Teófilo Otoni. Agentes da Secretaria de Saúde foram até a casa da família da vítima, no distrito de Pedro Versiani, mas não a encontraram. 

Nessa terça-feira as autoridades do município revelaram a nona possível vítima do medicamento. Trata-se da aposentada Madalena Barbosa de Souza, de 81 anos, que morreu em 23 de novembro.

As outras vítimas seriam Sandra Maria Rammos Vieira, morreu em 20 de novembro, em Novo Cruzeiro. Edival José Ferreira, morto em 23 de novembro em Teofilo Otoni, Adélia Lopes Paixão, em 9 de dezembro, em Novo Cruzeiro, Letícia Lopes dos santos, em 11 de dezembro em Novo Cruzeiro, Levino Rodrigues Carvalho, em 23 de novembro em Ladainha, Silvia Cátia Marinho Gomes Coelho, em 23 de novembro, em Teofilo Otoni, Donatília Alves Teixeira, em 28 de novembro em Itaipé, e Deolinda Silva de Almeida, em 28 de novembro, em Ladainha.
A suspeita é de uma provável troca do princípio ativo da fórmula do remédio, um antiparasitário. A matéria-prima usada na fórmula seria de um anti-hipertensivo. As autoridades do município temem novas mortes,. Segundo Ivan Santana, das 180 cápsulas de Secnidazol do lote contaminado, 40 a 50 ainda não foram localizadas.

Nesta quarta-feira os responsáveis pela farmácia foram até a delegacia prestar depoimento. O dono da Fórmula Pharma, Ricardo Luiz Portilho, evitou contato com a imprensa. A advogada que representa a Fórmula Pharma alegou que a empresa pode ter sido alvo de uma sabotagem.
(Com informações de Pedro Ferreira)
Entenda o caso

30 de novembro: investigação começa a partir de uma notificação de dois casos suspeitos de intoxicação feita pelo Hospital Santa Rosália à Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni. M.B.V e a mulher dele tomaram quatro cápsulas do Secnidazol 500mg, manipulado pela Fórmula Pharma, e logo depois começaram a passar mal. 

2 dezembro: a Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni recebe denúncia anônima, que relata a existência de dois pacientes internados na UTI do Hospital Santa Rosália (os mesmos notificados poucos dias antes) por terem ingerido o medicamento Secnidazol 500mg.

3 de dezembro: a área de manipulação da Fórmula Pharma é interditada pela Vigilância Sanitária de Teófilo Otoni. 

10 de dezembro: a Fórmula Pharma é interditada totalmente. A SES e a PM constatam que a farmácia continuava a distribuir o Secnidazol 500mg. Mais amostras são coletadas para análise na Funed.

 11 de dezembro: morre a oitava vítima.

12 de dezembro: a Secretaria de Estado de Saúde (SES) diz que caso é de polícia e vai encaminhar relatório ao Ministério Público e à Polícia Civil. Delegacia de Teófilo Otoni abre inquérito para apurar o caso e diz que vai pedir a exumação de corpos.
Décima morte provocada por medicamento manipulado é investigada em Teófilo Otoni - Gerais - Estado de Minas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

MG: 8 pessoas morrem após ingerir remédio antiparasitário

MG: 8 pessoas morrem após ingerir remédio antiparasitário

Comentários
10
A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que investiga a morte de oito pessoas em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, nordeste do Estado. Todas as vítimas teriam ingerido o medicamento Secnidazol 500mg, produzido pela farmácia de manipulação Fórmula Pharma, que tem sede no próprio município. A última morte foi registrada na madrugada de domingo. Um casal, que também teria ingerido o medicamento, está internado no Hospital Santa Rosália.
A farmácia foi inspecionada por técnicos das secretarias estadual e municipal de Saúde duas vezes. A última inspeção, ocorrida no sábado, fechou o local até que o resultado de testes realizados seja divulgado. Na visita, ficou constatado, segundo a SES-MG, que o laboratório continuou a venda de medicamentos manipulados mesmo depois da inspeção feita em 1º de dezembro.
Uma ocorrência policial foi registrada e amostras do produto final e das matérias-primas utilizados na fabricação do medicamento foram coletadas. Todo o material foi encaminhado para o Instituto Otávio Magalhães, da Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte.
Na inspeção, também foi constatada, de acordo com relatórios emitidos pelo próprio laboratório, a manipulação de 180 cápsulas do medicamento Secnidazol 500mg no dia 14 de novembro. A secretaria investiga "a possibilidade de contaminação cruzada por outro medicamento manipulado nessa mesma data. Outra suspeita é que na fórmula do Secnidazol 500mg, medicamento antiparasitário, tenha sido utilizado anti-hipertensivo", afirmou a SES-MG.
A secretaria informou ainda que 11 pessoas podem ter usado o mesmo medicamento, de acordo com o controle da farmácia. A orientação é interromper, imediatamente, o uso do Secnidazol 500mg.
Os sintomas de intoxicação provocados pelo medicamento são hipotensão (queda da pressão arterial), braquicardia (batimento cardíaco reduzido), dor toráxica (dor no peito), cianose (coloração azul-arroxeada da pele) e sensação de desmaio.
O Terra tentou contato com responsáveis pela Fórmula Pharma, mas ninguém foi localizado.


Pelo jeito só assim para a cidade de Teófilo Otoni aparecer no noticiário nacional ou ser manchete na internet. Mostrando desgraça...

Pois saiu até no G1 da Rede Globo


Secretaria investiga 8 mortes por suspeita de intoxicação de remédio

Primeira morte teria acontecido no dia 26 de novembro em Teófilo Otoni. Farmácia de manipulação está totalmente interditada.

Secretaria investiga 8 mortes por suspeita de intoxicação de remédio


  • Advocacia-Geral de MG encerra prazo para 50 vagas de procurador


  • Carreta tomba na BR-381, próximo a Carmópolis de Minas, MG


  • Comerciante é baleado após reagir a assalto no Sul de MG


  • Mulher do cônsul de Honduras em BH, suspeita de agredir morador de rua


  • Cinco pessoas são baleadas em baile funk e uma morre em Belo Horizonte
  • A Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Polícia Civil investigam oito mortes por suspeita de intoxicação de um remédio em Teófilo Otoni, na Região do Vale do Mucuri, em Minas Gerais. A primeira vítima teria morrido no dia 26 de novembro e a última neste domingo (11).
    De acordo com a nota divulgada pela SES, a investigação começou no dia 1º de dezembro e aponta uma possível relação entre as mortes e o medicamento Secnidazol 500 mg, produzido pela farmácia de manipulação Fórmula Pharma e utilizado para combater verminoses.
    A investigação começou depois de uma notificação de dois casos suspeitos de intoxicação feita no dia 30 de novembro pela Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni. No dia 3 de dezembro, foram coletadas amostras na farmácia e foi realizada uma interdição cautelar na área de manipulação de sólidos orais.
    Na manhã de sábado (10), técnicos da SES, da Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni e militares da PM foram à farmácia para coletar possíveis provas. Ao chegarem ao local, constataram que, apesar da interdição cautelar, o estabelecimento continuava a dispensar medicamentos manipulados. O local foi totalmente interditado e um boletim de ocorrência contra o responsável pelo estabelecimento foi registrado.
    De acordo com o delegado regional Alberto Tadeu, outras duas pessoas estão internadas em estado grave com suspeita de terem ingerido o medicamento. Ele disse ainda que não existem provas científicas e os materiais recolhidos na farmácia foram enviados para exames laboratoriais em Belo Horizonte. A Polícia Civil informou que está abrindo um inquérito para ouvir os donos do estabelecimento.
    A Secretaria de Saúde faz um alerta para que a população não utilize o Secnidazol 500 mg e nenhum outro medicamento da Fórmula Pharma durante a investigação. Ainda segundo a SES, outras 11 pessoas podem ter usado o medicamento, de acordo com documentos encontrados na farmácia.

    O G1 tentou entrar em contato com a Fórmula Pharma, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.
    Fonte: G1




    Via: www.guiame.com.br
      

    Jogo beneficente com Fred arrecada 7 toneladas de alimentos

     
    Diário do Jequi

    O domingo (11) em Teófilo Otoni foi de festa com o jogo beneficente entre Fred e Amigos x América e Convidados, realizado no estádio Nassri Mattar. O evento foi uma realização da Prefeitura de Teófilo Otoni com o objetivo de arrecadar alimentos para serem doados às creches da cidade. Mesmo debaixo de chuva, milhares de fãs do jogador do Fluminense compareceram para ver a partida de futebol.

    Estiveram presentes a prefeita do município Maria José Haueisen Freire, secretários municipais, vereadores, prefeitos das cidades circunvizinhas, entre outras autoridades.

    Maria José falou da iniciativa da Prefeitura, que arrecadou mais de sete toneladas de alimentos. “Conseguimos arrecadar muitos produtos graças à cordialidade do Fred. É uma grande alegria para todos nós assistir a essa partida, além de ser uma oportunidade de agradecer ao Fred por divulgar muito bem a nossa cidade e, o povo de Teófilo Otoni é muito grato por isso” – ressaltou a prefeita que acrescentou: “sempre estamos oferecendo apoio aos artistas da nossa terra”.

    Por outro lado, o secretário de Esporte Guilherme Afonso ‘Mabel’ disse que “o público do evento foi um recorde, assim como a arrecadação de alimentos. A Prefeitura de Teófilo Otoni está de parabéns por esta organização”.

    O jogador do Fluminense que foi assediado pelos fãs falou da realização da partida: “Estou muito feliz por jogar mais uma vez aqui com os amigos; agradeço de todo o meu coração a todos que nos apoiaram como a prefeita de Teófilo Otoni, ao Secretário Mabel, a imprensa que fez a divulgação e a todos os torcedores. E o espírito é este mesmo de ajudar, é uma causa beneficente, solidária”. Fred disse ainda: “Quero demonstrar todo meu carinho por esse povo, sempre que venho aqui é um calor humano, obrigado pela energia positiva, vamos fazer uma festa bonita e quem sabe sair algum gol”.  

    E saiu gols dos dois lados. No primeiro tempo, Amanda Moura, irmã de Rafael Moura, marcou dois gols. Única mulher no time, ela também foi uma grande atração da partida. “Eu adorei participar desse jogo; o Fred está de parabéns; a festa está linda e fico muito feliz por ter marcado os gols” – frisou Amanda.

    Quem também esteve no estádio foi o ex-jogador Dadá Maravilha. Na ocasião, ele conheceu a prefeita Maria José e falou do apoio da Prefeitura: “Em primeiro lugar, quero agradecer a prefeita por ter dado força ao jogo do Fred, alegrando a todo povo da cidade e região que está usufruindo desta dádiva festa. E o povo que ama a cidade, ama a prefeita e está aqui para dizer que acredita na Prefeitura”- falou Dadá, bem carismático.

    A partida terminou num placar de 5 x 4 para a equipe de Fred e Amigos. Fred, que jogou no segundo tempo no time América e Convidados, marcou dois gols para o time; o último na cobrança de um pênalti. (Redação: Conceição Sousa/Fotos: Sérgio Guimarães)
     

    sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

    Evento MMA agita TEÓFILO OTONI / MG / BRASIL - 2011



    Enviado por em 26/11/2011
    MMA EM TÉOFILO OTONI/MG - NOSSO ANDERSON SILVA EH APOENO LOBO - EVENTO ONEvsONE FIGHT - FINALIZAÇÃO DE JEAN CARLOS - MELHOR QUE UFC -


    Fonte:


    Bruno Teofilo Vs. Alessandro - MMA Championship BLEC.avi 


                                                                          
                                                 http://www.youtube.com/watch?v=7vh2JsSCagY&feature=related 



    Eu só queria saber de uma coisa. Cadê os outros atletas representantes de outras artes como Karatê Taekwondo ou Capoeira ou Muay thai que existem na cidade ou será que não existem outros atletas de coragem para competi com os atletas do Jiu-jitsu e mostrar que existe ouros estilos capazes que participar desse evento de gladiadores onde só os melhores e de coragem participam.

    Agora e só esperar o próximo. E quem sabe os outros atletas de outras artes criam coragem para mostrar seus estilos nesse evento que cresce cada vez mais.

    CORPO DE BOMBEIROS SALVA RECéM-NASCIDO


    A criança engasgou com leite. O atendimento foi feito por telefone  até que a equipe de bombeiros chegasse à residência do recém-nascido

    TEÓFILO OTONI - Durante o final de semana, o Corpo de Bombeiros recebeu uma ligação de uma mãe desesperada  na rua Cerejeiras, no bairro Serra Verde.  O filho dela, recém-nascido teria engasgado com leite.
    De acordo com o CB, a dona de casa que não teve o nome divulgado relatou que a criança tinha dificuldades para respirar e apresentava manchas roxas no corpo. E ainda, que não respondia os sinais da mãe. 
    O sargento Haroldo Fernandes contou que orientou a mãe do recém-nascido até que chegasse a unidade de resgate no local. “Fomos acionados por uma mae bastante agitada que relatou que ao se aproximar do berço da criança, a mesma estava bastante roxa e sem a respiração. Na ocasião, eu procurei manter a dona de casa um pouco calma e prontamente a orientei uma medida para restabelecer a respiração da criança”, completa o militar.
    A criança estava bastante debilitada e sonolenta. A equipe levou o recém-nascido para o hospital Santa Rosália onde ficou internada para ser observada. O bebê já passa bem e está em casa.

    Procedimento
    O procedimento para bebês com menos de 01 ano deve deitar o bebê de bruços em seu antebraço, apoiando o tórax e a cabeça do bebê em sua mão, mantendo-a mais baixa que o corpo. Com a palma da outra mão, dê várias pancadinhas firmes em suas costas. Seja extremamente cuidadosa ao tentar remover qualquer coisa da boca de um bebê para não empurrá-la ainda mais para dentro da garganta. Só coloque o dedo em sua boca se estiver vendo o objeto. “Quando ela se deu conta que esse simples procedimento restabeleceu a respiração da criança e assim ver a mesma promover um ruído e chorar, ela entrou em desespero e por telefone eu percebi o desespero que havia no local”, disse o bombeiro Haroldo.
    Já para as crianças de 01 a 08 anos  pode pedir para a criança tossir para remover o corpo estranho. Se não adiantar, sente-se e deite a criança de bruços em seu colo. Usando a palma da mão, dê pancadas secas em suas costas, na área entre as clavículas. Cuidado para não usar força demais, cada palmada deve ser dada com energia suficiente para remover a obstrução das vias aéreas.
    Em casos de filhos com mais de 9 anos deve colocar seus braços ao redor da criança em pé, de costas para você, pressionando sua mão fechada contra a cintura dela. Com a outra mão, empurre com força sua mão fechada para dentro e para cima do tórax. A força do puxão deve partir de seus cotovelos. Dessa maneira você estará comprimindo a parte de cima do abdômen contra a parte de baixo dos pulmões para expulsar o ar restante que existe dentro deles, forçando a saída do objeto obstrutor. Verifique a boca da criança e, se o objeto for expelido, remova-o. (Foto: arquivo)


                                                                                                                                    

    O time do concórdia novamente arrasou com o time de campanário...


     
    Foi nessa quinta feita Na cidade de campanário que teve inicio ao jogo onde o time da cidade de Teófilo Otoni o concórdia atlético clube (O verdao da colina)
    Mostrou a sua superioridade sobre o time de campanário surrando ele mais uma vez.

    O primeiro tempo o jogado Zé Walter do time do CAC balançou a rede adversária

    Mas depois o time da casa acordou e acertou o empate com um gol do atacante Lucas
    E depois o gol da virada que fez o time da casa sonhar. Mas por pouco tempo, pois foi na decisão dos pênaltis que o CAC reverteu o placar e definindo o jogo emplacando mais uma vitória e esmagando o adversário na decisão dos pênalti que ficou em 5 x 4 para o concórdia atlético clube.

    E já na saída pelo jeito jogadores ou simpatizantes do time da casa não conformados com a derrota resolveram fazer baderna e terror jogando pedras do ônibus que se encontravam os jogadores do concórdia mostrando que esportividade e uma coisa que eles não possuem.
    Em não aceitar a derrota. Foi foram jogadas três pedras em direção do ônibus sendo que uma quebrou o vidro atingindo um atleta do time do concórdia mas nada de grave graças a deus..

    Eu digo que e triste saber que ainda existem tipos que usam desse artifício para mostrar
    Sua raiva e desaprovação depois de uma derrota e perante um esporte tão bonito que e o futebol.


     Mas eu digo que isso não trás nenhum rancor por parte da diretoria do concórdia atlético clube ou atletas e sim acreditar que esse fato e isolado e não representa o pensamento da maioria pois outros jogos viram e a cidade de Teófilo Otoni como o time do CAC receberam bem os atletas do campanário como qualquer outro time adversário.

            
                                                               

    Deslizamento de terra destrói casas e desabriga 15 famílias


    5 de dezembro de 2011
    Tiago Borges - TV Alterosa
    Reprodução TV Alterosa


    Vem da cidade de Itambacuri, no Vale do Mucuri, mais um registro da destruição provocada por chuvas fortes no estado. Deslizamentos de terra e pedras destruíram três casas e deixaram outras construções sob risco de desabamento. Cerca de 15 famílias tiveram que abandonar suas moradias e procurar abrigo em casas de parentes.

       

    Deslizamento de terra destrói casas e desaloja famílias em Itambacuri

    Quatro imóveis foram destruídos e outros 12 danificados, obrigando 21 pessoas a buscarem abrigo em casas de parentes


     
      
    Daniel Silveira
    Publicação: 04/12/2011 12:39 Atualização:
    Quatro famílias ficaram desalojadas em Itambacuri, no Vale do Mucuri, depois que suas casas foram destruídas pela queda de um barranco durante forte chuva. Ao todo, são 21 pessoas que perderam suas casas. Outros 12 imóveis foram danificados, mas os moradores permanecem ocupando o espaço.

    De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Itambacuri, Marilza de Souza Machado, o deslizamento de terra ocorreu no Bairro Santa Clara. O local é uma área de risco que já estava sendo monitorada. “As casas que já estavam interditadas foram desocupadas e as famílias reabrigadas. Mantemos dois vigias por turno na região para monitorar a situação e orientar as famílias que ainda moram lá”, esclarece.

    O deslizamento ocorreu na madrugada deste sábado e, por pouco, não terminou em tragédia. “Um morador ouviu o barulho da terra cedendo e começou a alertar os vizinhos. Quando todos já tinha saídos das casas, o barranco desabou”, conta Marilza. Ela destaca que três casas ficaram completamente destruídas e uma quarta mantém parte da estrurura, que está condenada a desabar a qualquer momento.

    Outro deslizamento de terra foi registrado no Bairro Vila Formosa, também na madrugada desse sábado. Mas, segundo a coordenadora da Defesa Civil do município não houve danos. “Lá só tem uma casa, que já está para ser interditada. A família está viajando a passeio e só aguardamos a volta dela para a abrigarmos em outro imóvel”, ressalta Marilza.

    Ainda segundo Marilza, as quatro família que ficaram desalojadas estão abrigadas em casa de parentes. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) disponibilizou materiais de ajuda humanitária como lonas plásticas, colchões e cobertores para serem distribuídos às famílias afetadas.

    Previsão


    Em Itambacuri, a chuva permanece sem dar trégua neste domingo. A previsão meteorológica indica que deve ocorrer fortes pancadas de chuva em grande parte de Minas Gerais, principalmente nas regiões Centro, Norte, Noroeste e Leste. No Sul e Zona da Mata, chuva isolada é esperada para tarde.

    A Coordenadoria Estaduial de Defesa Civil (Cedec-MG) mantém o alerta para a possibilidade de deslizamento de terra nas regiões Sul, Leste, Campo das Vertentes e Zona da Mata mineira. Segundo o órgão, o volume de chuva já registrado desde novembro supera a média histórica e a saturação do solo é uma ameaça a barrancos e encostas.

    A Cedec recomenda ainda à população que evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos. 



    Criança de 4 anos é atacada por um pitbull em Jequitinhonha


    09/12/2011 - 11:59
    Uma criança de quatro anos de idade, morador da cidade de Jequitinhonha, no Vale do Jequitinhonha,teve parte do rosto desfigurado após o ataque de um cachorro da raça pitbull e encontra-se internada em estado grave no Hospital Santa Rosália em Teófilo Otoni com risco de morte. O cão teve que ser morto por um policial para que a criança fosse socorrida.
    Segundo a tia do garoto Terezinha Maria Lima, o ataque aconteceu na última quarta-feira (7) após a avó ter deixado o menino em uma casa vizinha enquanto iria visitar um parente na cadeia. O cão estava na casa e pertencia a um adolescente de 15 anos de idade  que teria recebido o animal recentemente de um outro dono.
    Terezinha informou ainda que esse é o segundo ataque do cachorro em menos de um mês. Outra criança de 3 anos de idade teria sido vitima do animal e  levado mais de 80 pontos pelo corpo. O adolescente disse que não sabia do ocorrido nem da agressividade do cão



    Quer saber de mais fatos a respeito de ataques de cães e só acessar o site


    Bairro serra verde um verdadeiro caos.........

    Eu estava passando pelo bairro São Jacinto em direção a ponte de Nanuque perto da fabrica alma de gato quando vi uma situação que pelo que eu notei rotineira. Ao caos que se encontrar uma determinada entrada de um bairro por nome serra verde que eu não entendo o que tem de verde lá e sim uma calamidade total quando se diz aceso para esse bairro que o nome poderia ser serra da lama no total abandono por parte das autoridades que como certeza presencial esse fato lastimável que se encontra essa rua

    Pois pelo que eu vi para passar ali ou o sujeito se suja todo passando a pé ou coloca os pés por cima da cabeça para não sujar todo de lama...

    Mas eu observei que lá tem uma placa do governo federal pelo jeito o projeto já foi aprovado e com certeza a grana já esta na conta das autoridades competentes..agora e saber quando começa...

    Mas não podemos nos esquecer que neste período a chuva castiga demais. Quem sabe a demora não esta relacionada com as chuvas que tem caído sem dó e iniciar um trabalho neste período e trabalhar contra a corrente.

    De ver o serviço ser executado e logo depois ser levado pelas águas

    Agora e só esperar as chuvas passar para possivelmente os trabalhos iniciarem dando um pouco de conforto para a população daquele bairro tão sofrido jeito, pois rua sem calçamento dificulta muito.

    Eu só espero que outros serviços como água e esgoto existam naquele lugar... Pois sem esse dois essenciais seria com certeza o abandono total

    Pois o dia em que eu passei por lá... Eu fiquei abismado com tanta lama que desce daquela lugar passado em frente da alma de gato...







    Abaixo reportagens antigas...
    Pelo jeito chuva não e novidade naquele lado da cidade esse e um vídeo antigo de inundação causado por chuvas. Agora é pedir que da próxima vez o câmera posicione melhor a câmera para poder ver direito o fato
     

    chuva inunda bairro sao jacinto - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=zRlGKWALV8818 nov. 2008 - 3 min - Vídeo enviado por Nivialisboa
    no ultimo dia 16 um temporal de 50 minutos inundou o bairro Sao Jacinto em Teofilo Otoni MG.

    Justiça na Tela - Moradores do bairro são jacinto convivem com ...

    www.youtube.com/watch?v=eQyoRmObY-M31 out. 2010 - 7 min - Vídeo enviado por Justicanatela
    Justiça na Tela - Celso Vogel Moradores do bairro são jacinto convivem com cobras e escorpião.

    Sera que o autor desta filmagem nao sabia que a camera deve ser posicionada corretamente, ou sera que ele quer que eu quebre meu pescoco para tentar visualizar o que ele tentou filmar?