quarta-feira, 30 de março de 2011

Milagre em Teofilo Otoni MG


Essa uma reportagem antiga mais vale a pena ver..pois isso foi um milagre divino.....



Gostou da matéria...! Então comente registrando sua passagem pelo meu BLOG...

Projeto Jovem Consumidor

Postado em 29 de março de 2011
|
A iniciativa é realizada pelo Conselho da Juventude, UETO e Procon Municipal e contou com a participação de alunos da Escola Irmã Maria Amália.

Aconteceu nesta sexta-feira, dia 25, no plenário da Câmara Municipal, o lançamento oficial do projeto Jovem Consumidor, destinado a levar junto aos alunos da rede pública e privada no município, informações básicas sobre direitos do consumidor – previstos no Código de Defesa do Consumidor – lei 8.078, de 11 de setembro de 1990.
O projeto é organizado pelo Conselho Municipal da Juventude e União Estudantil de Teófilo Otoni, em parceria com o Procon Municipal. E, na abertura oficial, contou com a participação dos alunos do 9ª ano do ensino fundamental da Escola Municipal Irmã Maria Amália.
Segundo Thalles Contão, o evento será realizado de forma itinerante, ou seja, as palestras serão realizadas diretamente no espaço de cada unidade de ensino, no município. “Desta maneira atingiremos diretamente o nosso público alvo, qual seja, o jovem consumidor”, declara Thalles Contão, presidente do Conselho Municipal da Juventude.
Para o presidente da União Estudantil, estudante Felipe Lemos, a iniciativa permite levar aos estudantes as noções básicas sobre direito do consumidor. “Neste sentido estamos também lançando o boletim da meia entrada com uma série questionamentos e respostas, em relação à garantia do acesso aos eventos com bilheteria”,declara.
Muito além da sala de aula
Para a Diretora da Escola Irmã Maria Amália, professora Natália Galvão, o evento foi de grande importância social, pois tratou de um tema presente no cotidiano de cada cidadão. Na oportunidade agradecemos as entidades promotoras do evento pela participação da escola – que está conectada e voltada para temas como o que foi discutido – fazendo jus ao lema da unidade de ensino, qual seja: “muito além da sala de aula para a construção da paz”, enfatiza a diretora.
O evento foi encerrado com uma palestra ministrada por Rafael Gusmão Dias Svizzero – advogado, professor e coordenador do Procon Municipal, com o tema: Direitos básicos do consumidor.
O evento teve o apoio da Viação Vale do Mucuri e Câmara Municipal de Teófilo Otoni.
Perfil do Orkut Perfil do Facebook Youtube Siga nosso Twitter Fale Conosco
Câmara Municipal poderá manter apenas onze cadeiras em 2013

Câmara Municipal poderá manter apenas onze cadeiras em 2013

Postado em 30 de março de 2011
|
Depois de o Congresso Nacional criar uma nova lei que disciplina o número de vereadores nas câmaras municipais, muita gente ficou feliz com o fato de que Teófilo Otoni pode ter até dezenove vereadores.
O que a maioria das pessoas não conseguiu entender no primeiro momento é que a Câmara “poderá” ter dezenove vereadores, o que não quer dizer, necessariamente, que terá os dezenove vereadores.
De acordo com o que propõe a nova lei, cabe às câmaras municipais decidirem em suas leis orgânicas se aprovarão o número máximo permitido – no caso de Teófilo Otoni, dezenove –, ou se um número menor. Pode até continuar onze.
Quem viver, verá!

terça-feira, 29 de março de 2011

Já Se encontra em Teófilo Otoni casal preso nos estados unidos.

Ainda estâo na cadeia de Teófilo Otoni casal preso nos EUA

Já se encontra preso na Cadeia Pública de Teófilo Otoni o casal Celso Vieira dos Santos, conhecido como “Jota”, 45, e sua ex-esposa, Elizete Maria Weberling Vieira, a “Zetinha”, 39. Eles são acusados de ter matado a tiros , em janeiro de 2003 na comunidade da Lajinha, zona rural de Teófilo Otoni, Ronie Rodrigues Fagundes, na época amante de Elizete . A vítima teria sido enterrada no pé de uma bananeira do sítio do casal e o corpo encontrado dois dias depois. Após o crime os dois fugiram para os Estados Unidos.


O casal foi entregue à Polícia Civil de Teófilo Otoni.
O casal estava em situação ilegal no país e era procurado pela Polícia Internacional (Interpol), desde 18 de agosto de 2008 através de um mandado de prisão expedido pela Primeira Vara Criminal de Teófilo Otoni. Eles foram presos no último dia 12 de março na cidade de Newark, em Nova Jersey . De acordo com o delegado regional, Alberto Tadeu Cardoso de Oliveira, os acusados foram localizados através de um site de relacionamentos, o Orkut.
Celso e Elizete desembarcaram no Brasil quinta-feira passada (15) escoltados por policiais americanos e na manhã do dia seguinte entregues a polícia de Teófilo Otoni.
O caso
Elizete mantinha um caso extraconjugal com Ronie. Ela teria feito uma proposta ao amante para matar o então marido Celso Vieira. Mas, mulher e amante acabaram se desentendendo, e a vítima volta atrás e diz que não iria matar Celso, a ameaçando de contar o fato para ele.
Houve uma discussão entres os três, e um mês antes do crime, Ronie pediu à Elizete a quantia de R$ 5 mil para não contar tudo ao marido dela. Agora, tanto Celso quanto Elizete estavam interessados na morte de Ronie e, para se livrarem do problema, decidiram contratar um pistoleiro para matá-lo, mas a tentativa foi frustrada graças a vizinhos.
Eles então atraíram a vítima para o sítio e dispararam seis tiros à queima-roupa. Segundo a perícia, o crime teve requintes de crueldade. A vítima, ainda de acordo com a perícia, não teve chance de defesa. Os disparos começaram na região lombar e na cabeça foi disparado o tiro de misericórdia.
O casal matou Ronie no dia 6 de janeiro de 2003. Dois dias depois ele foi encontrado enterrado no sítio “Floricultura Raquel”, de propriedade dos acusados. As informações apontam que o corpo foi localizado primeiro pelo cachorro do casal, em seguida por um dos funcionários da propriedade, que encontrou o imóvel abandonado.
Os suspeitos foram encaminhados ao presídio local onde aguardam decisão da justiça.
Fonte: Site Rádio Teófilo Otoni


Veja o video...





OBS:ESTA CERTO ESSA E UMA NOTICIA ANTIGA...MAS OBSERVE UMA COISA..ELA NÂO E DAS FEIAS NAO..E EU OBSERVO TAMBÉM QUE A CARA DELES E IGUAL A CARA DE UM CACHORRO QUE CAIU NA CARROÇA.... E DIZEM QUE O SUGEITO AI ERA O CORNO DA ESTÓRIA E ESSA LOIRA COSTURAVA PARA FORA...OU FORNECIA MARMITA..HêHÊHÊHê
Policial


PRESO EM TEÓFILO OTONI EX- DIRETOR DO IEF

Candeias, candidato a deputado, é acusado de corrupção

A Polícia Militar (PM) de Teófilo Otoni cumpriu na manhã desta quinta-feira um mandado de prisão temporária expedido pela justiça de Belo Horizonte contra o ex-diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Humberto Candeias Cavalcante, 49 anos, natural de Cruzeiro do Sul (MG). Ele foi preso no interior de um hotel na Avenida Francisco Sá, região central de Teófilo Otoni.

Humberto e outros cinco ex-integrantes do órgão estão na mira de uma operação conjunta da Receita Estadual e do Ministério Público. Segundo informações da PM, a prisão pode estar relacionada com a comercialização de carvão em Minas Gerais. Candeias, que presidiu o IEF por sete anos e foi exonerado para concorrer nestas eleições ao cargo de deputado estadual pelo PSL, é acusado de corrupção. Os nomes dos demais acusados não foram divulgados.

Apesar de bastante abalado emocionalmente quando da chegada dos militares ao hotel para o cumprimento do mandado ele não reagiu à prisão. Por ter curso superior Humberto se encontra detido em uma cela especial da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil e não quis falar com a imprensa.Ele está à disposição da justiça e deverá ser levado para o presídio nas próximas horas e posteriormente para a comarca de Belo Horizonte.

Nesta quarta-feira equipes que participam da ação fizeram uma varredura no apartamento do ex-diretor, no Bairro Santo Antônio, Região Centro-Sul de Belo Horizonte.



PRESO TEÓFILO-OTONENSE ACUSADO DE HOMICíDIO NOS EUA

ESTADOS UNIDOS: PRESO TEóFILO-OTONENSE ACUSADO DE HOMICíDIO

2011-03-28
A polícia americana deve deportá-lo nos próximos meses. José Rogério é acusado pela justiça de T. Otoni de latrocínio, realizado em 2008, contra um taxista

TEÓFILO OTONI O judiciário dos Estados Unidos pretende deportar nos próximos dias o brasileiro José Rogério Ferreira de Souza, 22. Ele é acusado de cometer um latrocínio em T. Otoni, onde é considerado foragido da justiça. José foi preso em Danvers, durante uma operação da Polícia Estadual de Massachusetts. José Rogério usava o nome e o passaporte de Mauro Jorge, que estaria no Brasil.
Ele vivia ilegalmente nos EUA, em Medford, com parentes. Conhecido como “Ró”, o rapaz é acusado de ter assaltado e assassinado a pauladas, em 2008, com outros dois comparsas, o taxista Heraldo de Souza.

Ameaças

Na internet, algumas pessoas que não querem ser identificadas disseram que José Rogério cometia furtos, constrangia e ameaçava pessoas no território americano. Contam que ele dizia estar nos Estados Unidos porque precisou fugir após cometer um homicídio no Brasil. Segundo os internautas o brasileiro queria se impor com a imagem de perigoso. “Ele dizia que tinha dado a paulada de misericórdia no taxista, se gabando sem demonstrar nenhum constrangimento ou arrependimento”, diz uma das pessoas que o ouviram muitas vezes, contando o que havia feito no Brasil. O depoimento foi feito por meio das redes sociais da internet por um brasileiro que vive nos EUA.
Segundo as acusações na rede ele se gabava dizendo que era mais rápido que a polícia mineira, por não ter conseguido prendê-lo. José Rogério estaria ainda mostrando a outras pessoas objetos que supostamente teriam sido roubados do taxista assassinado, além de contar os detalhes do crime.

Prisão

José Rogério foi detido com a ajuda das informações repassadas pela Polícia Civil de Teófilo Otoni ao Departamento de Imigração norte-americano. Desde então, José Roberto é mantido em uma cadeia no Estado de Massachusetts. A expectativa é de que ele seja deportado, mas o processo leva entre 30 e 60 dias para ser definido. Segundo a delegada da divisão de Homicídios de T. Otoni, Iara de Fátima Luiz Gomes, além de ser imigrante clandestino, o suspeito usava documentos falsos nos EUA. “Ele tem um mandado de internação da justiça da cidade. Assim que for deportado, nós vamos apresentá-lo para que fique a disposição da Vara da Infância e Juventude. O prazo de deportação acontece em 30 ou 60 dias”, conta ela.

O crime

Junto com dois companheiros, José Rogério Ferreira de Souza, contratou o taxista Heraldo de Souza para ir a Alpercata (MG). Durante a viagem, no Córrego São José, o trio anunciou o assalto e o mataram a pauladas. Heraldo teve as mãos amarradas com arame farpado. Os autores levaram o relógio e R$ 40 da vítima.
José Rogério chegou a prestar depoimento à polícia teófilo-otonense, no qual negou ter participado do crime. Mas, ele foi denunciado pelos companheiros e por uma testemunha que presenciou o assassinato e o reconheceu como participante. Na época os comparsas foram presos. Em Alpercata, Valdiney, um dos autores, confessou o crime e narrou com detalhes a execução e a conduta dos cúmplices, inclusive a de José Rogério. Valdiney foi condenado a 23 anos. Já o outro assaltante apelidado de Neguinho foi condenado a cumprir 25 anos de prisão fechada.
O juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude, em T. Otoni, determinou em outubro de 2008, que José Rogério fosse recolhido e internado no Centro de Internação de Adolescentes (CIA), já que era menor na época do crime.


José Rogério preso pela polícia de Massachusetts

PC PROCURA SUSPEITO DE HOMICíDIO

2011-03-28

MACHACALIS – A Polícia Civil procura o acusado de matar o lavrador Carlos André Pereira Santos, 25. Segundo o funcionário do Instituto Médico Legal (IML) de T. Otoni, Amilton Ferreira, Carlos foi vítima de disparo de arma de fogo. Ele foi atingido quando atravessava uma rua, em Machacalis. O crime aconteceu no dia 12 de março deste ano. Socorrido com vida, a vítima foi transferida para Teófilo Otoni.
“André chegou ao hospital Santa Rosália em estado grave. Após dois dias internado morreu às 20h do dia 22 de março”, conta.
Ele faleceu devido a uma septicemia (infecção de natureza grave) após um quadro de pneumonia. O corpo foi encaminhado para Machacalis.
 

HOMEM ROUBA CRACK E é SEQüESTRADO POR QUADRILHA

2011-03-28
JEQUITINHONHA – Quatro homens integrantes de uma quadrilha de traficantes foram presos nesta semana. Segundo a polícia eles seqüestraram um homem de 41 anos. O sequestrado teria agredido o chefe de uma boca de fumo e lhe roubado uma pedra de crack.
O homem foi encontrado às margens da MGT 105 com várias escoriações pelo corpo, depois de conseguir fugir do cativeiro. Com as informações da vítima e uma denúncia anônima, os militares iniciaram um rastreamento pelo bairro Montes Claros.

Prisão

Os quatro suspeitos do delito foram avistados em um carro de passeio.  Ao perceberem a presença da PM, tentaram fugir. Após uma perseguição pelas ruas da cidade os militares prenderam os suspeitos. A polícia disse que os autores jogaram duas armas pela janela do veículo um revólver calibre 38 e uma pistola calibre 380, ambas apreendidas, além de R$ 2 mil em dinheiro.
Os quatro homens foram levados para a delegacia de Polícia Civil de Jequitinhonha. A vítima reconheceu um dos de participação no seu seqüestro. A polícia acredita ainda que outros dois homens estão envolvidos no crime. Eles são procurados pela PC.

MILITAR PRESO É SUSPEITO DE FINANCIAR A QUADRILHA....

CASO MARCELA: MILITAR PRESO É SUSPEITO DE FINANCIAR A QUADRILHA

TEÓFILO OTONI - O policial militar Delvano José Batista, 20, continua preso numa cela do 19° Batalhão de Polícia Militar. Ele é aluno do Curso Técnico de Segurança Pública para soldados e está sendo mantido em uma cela próximo ao pátio, nos fundos da unidade.
A prisão do militar aconteceu durante investigações da Polícia Civil que apurava uma série de roubos cometidos do início deste ano a meados de março. A PC chegou a uma quadrilha de assaltantes que tinha a participação da empresária Marcela Pimenta.
Quem revelou a participação do soldado e dos demais integrantes do grupo em alguns dos roubos da quadrilha foi Dieckson de Jesus Soares, 21. A PM o prendeu após um assalto realizado na sede de uma fazenda na região rural de Topázio (distrito de TO), que terminou com a morte do aposentado Agenor Laube, 86, assassinado por Dieckson com um tiro na barriga. O pensionista teria reagido ao roubo, que pretendia levar uma coleção de armas que possuía na propriedade.

Participação do militar

Segundo o delegado João Augusto, Delvano teria dado R$ 1 mil para ajudar a financiar o assalto no apartamento de Antônio Juscinei Gomes, 39, conhecido por ‘Nei’. O assalto aconteceu no dia 28 de fevereiro quando dois homens armados invadiram o apartamento da vítima, recém chegada dos Estados Unidos. Os assaltantes levaram objetos avaliados em R$ 15 mil em três malas. A vítima chegou a sofrer agressão dos criminosos.  Uma operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar terminou com a apreensão de 200 gramas de maconha, armas de fogo e quase 80% dos objetos furtados na casa de Antônio Juscinei, além dos envolvidos na quadrilha. Entre eles a empresária Marcela Pimenta, moradora do prédio pertencente a Juscinei. Ela teria repassado as informações aos criminosos e dado fuga aos mesmos durante a simulação de um seqüestro em que ela teria sido obrigada pela dupla a levá-los em seu automóvel até a entrada da Nestlé, no bairro Pampulhinha, onde foi abandonada juntamente com o veículo.
O subcomandante do 19° BPM, capitão Miranda, informou à reportagem que foi aberto os procedimentos de apuração da participação do militar. Ele acrescenta que se comprovar a participação do soldado aluno, o mesmo será punido com advertência ou demissão. “O militar se encontra recolhido e preso no batalhão, mediante mandado de Justiça. Os fatos serão apurados. Se ele tiver alguma infração será penalizado. Ele poderá ser advertido ou até mesmo demitido dos quadros da corporação”, afirma o capitão.

Quadrilha

A quadrilha é composta, de acordo os estudos iniciais das polícias civil e militar, de cinco integrantes, ), Danilo Antônio Bremer (o Gordo), Mitsunoni de Oliveira (Japonês), Dieckson de Jesus Soares, a empresária Marcela Pimenta e o soldado aluno da Polícia Militar, Delvano José Batista.
A quadrilha teria realizado pelo menos três roubos desde o início do ano em T. Otoni. Eles teriam assaltado a Mercearia Santana, no bairro Ipiranga, o apartamento de Juscinei e a fazenda de Agenor Laube. Nem todos os crimes têm a participação de todos os integrantes. O esquema foi denunciado por Dieckson, preso durante perseguição policial após o assalto cometido na fazenda em Topázio. Neste crime ele estava acompanhado de outros três comparsas. O objetivo era roubar um pequeno arsenal de armas de Agenor que estavam na sede da propriedade.
A Polícia Civil promete para os próximos dias um relatório completo da participação de todos os envolvidos nos crimes estudados. Há a hipótese de outros envolvidos e a apuração de mais delitos praticados pelo bando.

Desaparecido no Rio de Janeiro?

Antonio Evaldo Rodrigues Freire, 35, ex-marido de Marcela Pimenta aparece em lista no Rio de Janeiro como desaparecido das vítimas das chuvas que caíram em Teresópolis no início do ano. A própria Marcela teria informado que seu marido estava desaparecido desde o dia 04 de janeiro. Ela chegou a registrar também um Boletim de Ocorrência na delegacia de T. Otoni sobre o sumiço do marido. Evaldo foi encontrado morto em 25 de janeiro, num matagal próximo ao posto T. Otoni, com indícios de suicídio. Um tio de Evaldo, Eduardo Costa, morador do Rio de Janeiro, denunciou ao DIÁRIO que o sobrinho havia relatado para a tia que sofria constantes ameaças de morte de Marcela. A Polícia Civil disse que apesar da tese inicial de auto-extermínio estão sendo avaliadas outras hipóteses para a morte de Evaldo.


Parte dos materiais roubados na residência de Antônio Juscinei. A polícia atribui ao soldado Delvano José Batista o repasse de R$ 1 mil à quadrilha como forma de financiar o assalto



Carro da empresária Marcela, usado para dar fuga a assaltantes durante roubo a um apartamento. Ela simulou ter sido seqüestrada para que os autores fugissem no veículo

Teófilo Otoni terá Centro de Órtese e Prótese

Em reunião na tarde desta quarta-feira, 09, no gabinete oficial, a nova diretoria do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), comunicou à prefeita Maria José, a abertura do Centro de Órtese e Prótese daquela instituição de saúde.
Participaram do encontro, o diretor geral do Hospital São Vicente, Robson Miranda Pinto, o administrador do Hospital, Wagner Barbalho, o Procurador Jurídico, Dr. Rodrigo, a prefeita Maria José, o Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Tertuliano, e o Secretário Municipal de Governo, Rudson Kerley de Oliveira.

A reunião contou com a presença da Prefeita Maria José, da nova diretoria do hospital e dos secretários municipais de sáude e governo, Eduardo Tertuliano e Rudson Kerley, respctivamente
Os serviços de órtese e prótese na região só eram realizados em Governador Valadares. A partir do dia 14 de fevereiro, Teófilo Otoni ganha um espaço moderno com a capacidade de 2.400 atendimentos/mês, nas áreas de reabilitação física, ortopedia, fisioterapia e terapia ocupacional. Além da órtese e prótese o serviço vai oferecer todo o acompanhamento ao paciente.

A nova diretoria do Hospital São Vicente, comunicou à prefeita Maria José, a abertura do Centro de Órtese e Prótese
O Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Tertuliano, afirmou que a abertura do Centro de Órtese e Prótese foi o resultado de uma longa batalha do município. De acordo com o secretário, o estudo para disponibilização do serviço vinha se arrastando há quase oito anos. “Com a incorporação do Hospital Bom Samaritano, nós frisamos a necessidade de abrir esse serviço e houve o empenho por parte da nova direção em disponibilizá-lo. Queremos destacar o empenho da Prefeitura, do Governo do Estado, que financiou essa obra, a GRS, e a nova direção do Hospital São Vicente de Paulo”, ressaltou Eduardo.
Tertuliano explicou ainda, que o município já tem um fluxo de atendimento organizado. Segundo ele, para receber o atendimento do Centro de Órtese e Prótese, o paciente deve ter o seu pedido feito por um médico. “O pedido é analisado por uma comissão, enviado ao Hospital São Vicente e a partir disso, o paciente passa a ser acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde”, salientou.

O diretor geral do HSVP, Robson Miranda, disse que a abertura do Centro de Órtese e Prótese é o resultado de uma parceria firmada com a Prefeitura
O diretor geral do Hospital São Vicente de Paulo, Robson Miranda Pinto, disse que a abertura do Centro de Órtese e Prótese é o resultado de uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde. Robson Miranda frisou que o HSVP tem recebido total apoio da Prefeitura de Teófilo Otoni. Ele agradeceu o empenho da prefeita Maria José e do Secretário de Saúde, Eduardo Tertuliano. “Eles tem nos dado todo o suporte e auxilio naquilo que o Hospital necessita. Então, a gente espera atender a população carente, que necessita desse procedimento que vai ser ofertado pelo HSVP. Estamos muito felizes, pois não esperávamos ser recebidos tão bem como fomos aqui em Teófilo Otoni, principalmente, pela classe política do município, em especial, a prefeita Maria José”, destacou Robson.

Notícias relacionadas:
  1. Trabalho conjunto viabilizou a reabertura do Hospital São Vicente
  2. Encontro em BH define rumos da saúde em Teófilo Otoni
  3. Parceria Pública Privada em prol da saúde em Teófilo Otoni
  4. Teófilo Otoni contará com unidade da UPA e base do SAMU
  5. Prefeita Maria José e Governador Anastasia inauguram Centro Viva Vida

Teófilo Otoni contará com unidade da UPA e base do SAMU

Novos serviços trarão maior oferta de consultas de urgência de baixa complexidade e reduzirão a média de tempo para resgates na região
O empenho da Prefeita Maria José Haueisen Freire, em parceria com prefeitos da macro-nordeste e Jequitinhonha, proporcionou uma importante conquista para o município. Em breve será implantado em Teófilo Otoni a central regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.
Os dois novos serviços, inicialmente destinados às cidades de médio e grande porte, com população acima de 100 mil habitantes, poderão beneficiar cerca de 85 municípios dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha.
Como Teófilo Otoni está tecnicamente habilitado para receber tanto o SAMU quanto a UPA, por atender requisitos como a existência do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), a viabilização dos dois programas estão em fase de complementação.
A UPA funcionará no antigo Hospital Vera Cruz
A UPA funcionará no antigo Hospital Vera Cruz, onde os pacientes do SAMU receberão os primeiros atendimentos. Depois do primeiro atendimento, os médicos analisam se é necessário encaminhar o paciente para o Hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas. A UPA também atenderá casos de pronto atendimento como pressão alta, febre, cortes e queimaduras.
Os pacientes socorridos pelo SAMU, receberão os primeiros atendimentos na UPA
O SAMU é um órgão que faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido, mulheres em trabalho de parto ou pós-parto em situação de urgência ou emergência, e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema, além de intermediar, através da central de regulação médica das urgências, as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e a transferência do paciente.
A estrutura do serviço
A sede do SAMU será instalada na Av. Alfredo Sá, em frente a Escola Municipal Sidônio Otoni, numa  uma área edificada de aproximadamente 2.350 metros quadrados, construída em terreno doado pela Prefeitura de Teófilo Otoni. Neste complexo, atuarão médicos e equipes administrativas e de suporte (telefonistas e rádio-operadores), onde serão recebidas todas as chamadas através do telefone 192. Conforme o caso e a localização da chamada, as equipes, inclusive dos bombeiros, polícias e defesa civil, serão acionadas.
A sede do SAMU será instalada na Av. Alfredo Sá, em frente a E. M. Sidônio Otoni
Cerca de 21 ambulâncias conduzidas por para-médicos, serão  usadas para avaliar os casos e orientar o atendimento nos hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs), para onde o paciente deverá ser removido.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Tertuliano, o SAMU é fundamental para melhorar o serviço prestado pelas redes de urgência e emergência. “O serviço traz mais segurança para toda a população. O paciente vai ter a certeza de um serviço voltado para salvar vidas. Sabemos que um segundo ou um minuto é muito importante para salvar uma vida e o Samu trabalha com essa filosofia, de fazer um atendimento rápido, eficiente e qualitativo. Então os hospitais serão melhores estruturados, pois receberão beneficio para isto, e tem todo um serviço de inteligência que vai trabalhar na central instalada em Teófilo Otoni, garantindo total eficiência no trabalho”, afirmou Tertuliano.
O Secretário disse ainda, que o estado implantou uma política de saúde regional. “Hoje o estado não tem a política de disponibilizar o SAMU local ou municipal, e sim, um SAMU regional, mas com o empenho do governo municipal em parceria com os demais municípios. Conseguimos fazer com que Teófilo Otoni fosse contemplada, neste momento, com a rede de urgência e emergência do SAMU”, ressaltou o secretário.
Notícias relacionadas:
  1. Parceria Pública Privada em prol da saúde em Teófilo Otoni
  2. Teófilo Otoni terá Centro de Órtese e Prótese
  3. Encontro em BH define rumos da saúde em Teófilo Otoni
  4. Teófilo Otoni participa do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
  5. Trabalho conjunto viabilizou a reabertura do Hospital São Vicente

Prefeitura quer regularizar a situação dos vendedores ambulantes

A Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Turismo realizou na manhã desta quarta-feira (16), uma reunião com todos os vendedores ambulantes de água de coco da cidade. O objetivo do encontro é a legalização dos ambulantes através do credenciamento.


O Secretário falou para os ambulantes sobre as vantagens da regularização
O Secretário Bruno Balarini, falou que a legalização dos ambulantes será feita por etapas e dividindo os comerciantes por setores e categorias. “Nós fizemos a solicitação para que eles se enquadrem no micro-empreendedor individual com o objetivo de darmos a garantia de aposentadoria e a personalidade jurídica que é muito conveniente para o empreendedor”, ressaltou o secretário que ainda disse que está buscando apoio da vigilância sanitária para garantir que eles forneçam produtos de qualidade.


Bruno também busca apoio da vigilância sanitária
Bruno falou ainda das regras de comercialização da água de coco, segurança de trabalho e o local de funcionamento de cada um. “Este remanejamento visa desocupar o centro da cidade colocando estes comerciantes em outros pontos estratégicos para que eles continuarem tirando dali o seu sustento e a dignidade de sua família”. Disse o secretário.
O comerciante Francisco de Assis Moreira (Dil), falou da importância de ter o seu comércio legalizado. “Há muito tempo que estamos esperando por essa regularização do nosso trabalho, agora tivemos a oportunidade de nos reunirmos com o secretário e tivemos boas notícias”, ressaltou Dil.


Os comerciantes apoiaram a regularização
O governo acredita que a partir de maio todos os carrinhos de água de coco estejam com a placa de regularização da prefeitura e devidamente uniformizados.
Notícias relacionadas:
  1. Prefeitura lança mais uma obra do PAC
  2. Prefeitura Comemora Dia Mundial da Água
  3. Prefeitura implementa projeto de arborização
  4. Prefeita empossa novos secretários
  5. Prefeitura promove II Copa Integração

Prefeitura Comemora Dia Mundial da Água

No ultimo dia (22/03/1011), comemorou-se o Dia Mundial da Água, data criada pela Assembléia Geral das Nações Unidas para alertar a população sobre a importância desse recurso essencial em nossas vidas.
E para lembrar a data, a Prefeitura de Teófilo Otoni através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura/ Divisão de Cultura em parceria com Copasa, Instituto Estadual de Florestas (IEF), 15ª Companhia de Policia Militar Independente Meio Ambiente e Trânsito e o Grupo In-Cena, realizaram nesta terça-feira no Anfiteatro da Praça Tiradentes a comemoração do dia internacional da água com o tema “Água – Uma questão cultural”. O evento teve como o intuito a conscientização a população da importância de preservar o meio ambiente.


Secretaria Maria Helena discursa sobre a importância da água
A ação contou com diversas atividades como: Apresentação de Stand com exposições temáticas, blitz educativa, stand da biblioteca pública municipal Benjamin da Cunha, o poeta Tião da Viola, apresentação do grupo de teatro In-Cena e o lançamento do livro Poemas de Um Violeiro.

Foram distribuídos panfletos educativos para as crianças e jovens
A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Helena Costa Salin, falou que a secretaria tem investido muito na educação ambiental. “Hoje no dia mundial da água reunimos com os grandes parceiros para sensibilizar toda a população do cuidado que nós temos que ter para conservar essa riqueza, então o nosso trabalho aqui hoje é de conscientizar toda sociedade para preservar as nossas águas”, ressaltou Maria Helena.
O Sargento da 15ª Companhia de Policia Militar Independente Meio Ambiente e Trânsito Natalino Bonfim, falou que esta é mais uma grande parceria dos órgãos municipais e estaduais para uma ação educativa. “Não poderíamos deixar passar em branco um dia como este. Estaremos também em todo Vale do Mucuri e Jequitinhonha e parte do Vale de São Mateus que pertence à jurisdição da 15ª Companhia de Meio Ambiente, realizando um trabalho de educação ambiental voltado para a preservação da água”, afirmou Bonfim.

Alunos de escolas públicas da cidade prestigiaram o evento
O Chefe do Departamento Operacional Nordeste da Copasa de Teófilo Otoni, Sérgio Ramos, disse que este dia foi criado com o objetivo de conscientizar as pessoas para poupar esse bem precioso. “Este é um momento de reflexão para que todos possam analisar a situação da degradação do meio ambiente, para que haja realmente um movimento mundial que todos possam poupar um bem natural tão importante para a vida das pessoas”, falou Sérgio.


Blitz educativa sobre o Dia Mundial da Água
Na ocasião foram distribuídas 150 mudas de árvores de espécies variadas como: Ipê, palmeira australiana, açaí, caju, romã, acerola, uva, tamarindo e Ipê branco, através do Instituto Estadual de Florestas (IEF). A bióloga Hellen Karine Campos Teixeira, falou que o verde é um aliado para manter o ciclo da água, “então escolhemos estes tipos de plantas porque pode ser cultivado em pequeno espaço e atendem o nosso público aqui hoje”, concluiu Hellen.

IEF distribuiu mudas de várias espécies para a população

(Fotos Sérgio Guimarães)
 

Notícias relacionadas:
  1. Prefeitura implementa projeto de arborização
  2. Teófilo Otoni participa do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
  3. Prefeitura quer regularizar a situação dos vendedores ambulantes
  4. Prefeitura instala redutores de velocidade na Rua Rachid Handere
  5. Prefeita empossa novos diretores do Codema

América entra em campo contra a dengue


A Secretaria Municipal de Saúde entrou o ano de 2011 com força total na guerra contra a dengue. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, realizou a maior ação de força tarefa no combate ao mosquito em Teófilo Otoni e mobilizou centenas de pessoas a participarem da campanha. Na tarde desta terça-feira, (22), mais “guerreiros” se juntaram à batalha contra a Dengue. Os jogadores do América Futebol Clube abraçaram a causa e se alistaram como soldados nessa guerra. O objetivo é chamar atenção da população para a limpeza e os cuidados que devem haver para conter a proliferação do mosquito aedes egipty.

Durante o treino os jogadores aderiram à campanha
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Tertuliano, para vencer essa guerra é necessário a participação de todos e ele ainda ressaltou que os cuidados devem começar em casa. “Essa campanha é realmente uma guerra e para vencermos precisamos do apoio de todos os moradores, ninguém pode ficar de fora. Só assim poderemos vencer esse mosquito,” afirmou o Secretário.
Com a ajuda da população nos mutirões e a fiscalização dos agentes de saúde estão gerando bons resultados. No balanço feito no período de janeiro a março do ano passado foram registradas 752 notificações na Secretaria Municipal de Saúde, esse ano no mesmo período de janeiro até agora foram notificados 137 casos.
Segundo a coordenadora de epidemiologia, Ana Paula Caliman, essa diferença é muito grande e as ações contra a dengue irão continuar. “O convite a população está sendo feito, as sensibilizações nas escolas também estão sendo realizadas e nós estamos trabalhando para que esses números reduzam ainda mais,” disse a coordenadora.
Para o goleiro Fábio Noronha, na disputa contra o mosquito da dengue não é possível jogar na defesa. “É no ataque contra esse mosquito. Principalmente em casa onde 87% dos focos de dengue estão. Logo cabe a todo cidadão, teofilo-otonense principalmente, fazer sua parte dentro de casa que irá ajudar muito nessa luta contra o mosquito,” disse Fábio.

Fábio Noronha foi o primeiro a se inscrever como soldado na campanha
O Técnico do América, Gilmar Estevam, disse que o importante para vencer essa guerra é “bater de frente e encarar com muita seriedade a campanha,” ele afirma ainda que para acabar com o mosquito, é preciso a participação de todos e ressaltou que somente unidos será possível acabar com os focos do mosquito da dengue.
No próximo jogo contra o Ipatinga, no Vale do Aço, o América entrará com faixas de apoio à campanha de guerra contra a dengue, o objetivo é transmitir a mensagem de conscientização ao máximo de pessoas possíveis para impedir a manifestação do mosquito causador da dengue.

Jogadores entrarão no próximo jogo com faixas de conscientização

Notícias relacionadas:
  1. Agora é Guerra
  2. Teófilo Otoni participa do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
  3. Carnaval com responsabilidade
  4. Secretaria Municipal de Educação realiza capacitação dos professores do campo
  5. Crianças e Idosos são alvos da Semana da Saúde Bucal

Monitores do Programa Mais Educação

Recebem Capacitação

A Prefeitura de Teófilo Otoni, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira, (25), a 1ª capacitação de monitores do Programa Mais Educação. O evento aconteceu na sede do Centro Educacional, no SESC, e o objetivo é oferecer subsídios para que os monitores possam desenvolver as atividades  dentro da sala de aula da melhor maneira possível, compreendendo o que é a política educacional dentro do Programa Mais Educação.
O programa é uma estratégia do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Teófilo Otoni, para a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Helena Costa Salim, falou que o objetivo é para que o contato com o aluno possa ser mais produtivo, e que se obtenha crescimento, aprendizagem e que seja prazeroso. “Nós estamos trabalhando vários temas com os professores para ajudá-los na metodologia, na organização do planejamento e no plano de aula, para que estes momentos satisfação os alunos”.


Secretária Maria Helena Costa Salim deu boas vindas aos professores na abertura da campacitação
A coordenadora do Programa, Vanessa de Souza Cabral, falou sobre os temas que são trabalhados nas oficinas. “Estaremos aqui durante todo o dia abordando os seguintes temas: ética, didática geral, didática desportiva, inclusão digital, capoeira, além de questões sobre o perfil do educador social, bem como o planejamento das atividades ministradas”, ressaltou Vanessa.
A Assessora Técnica e professora Maria Imaculada Vingnatti abordou sobre temas importantes da capacitação
A Assessora Técnica e professora Maria Imaculada Vingnatti abordou sobre temas importantes da capacitação
No município há seis escolas e 740 alunos atendidos pelo programa com a jornada educativa ampliada para no mínimo sete horas diárias, com oficinas de dança, software educacional, informática e tecnologia da informação, capoeira, Yoga, matemática, letramento, xadrez tradicional, leitura, horta escolar, pintura, desenho, banda fanfarra, recreação e lazer, futsal, futebol, taekwondo, voleibol, canto coral e atividades de prevenção e promoção da saúde.
Compartilhe:
Notícias relacionadas:
  1. Programa Mais Educação
  2. Secretaria Municipal de Educação realiza capacitação dos professores do campo
  3. Merendeiras de zona rural recebem capacitação
  4. Secretaria de Educação e UFMG capacitam professores
  5. Educação Inclusiva em Teófilo Otoni

Troféu Rogério Araújo de voleibol

A Secretaria Municipal de Esportes realizou entre os dias 25 e 27, o primeiro Torneio Rogério Araújo de Voleibol no ginásio Professor Joaquim Nunes, a praça de esportes. A iniciativa tem como objetivo o intercâmbio entre as cidades participantes e a promoção do esporte especializado.
O torneio contou com a participação de sete equipes de três cidades, Teófilo Otoni, Governador Valadares e Caratinga.
Confira os resultados das partidas:
Feminino
Praça de Esportes (GV) 00 x 03 Filadélfia (GV)
Teófilo Otoni                     03 x 00 Praça de Esportes (GV)
Final Teófilo Otoni          01 x 03 Filadélfia (GV)
Masculino
Teófilo Otoni  02 x 02 Minas Tênis Clube
Caratinga         03 x 00 Praça de Esportes (GV)
Teófilo Otoni    03 x 00 Praça de Esportes (GV)
Caratinga         03 x 00 Minas Tênis Clube (GV)
Teófilo Otoni     03 x 00 Caratinga

Minas Tênis Clube 03 x 00 Minas Tênis Clube
No feminino, a equipe de Governador Valadares foi a campeã e o vice lugar ficou com Teófilo Otoni. Na categoria masculina, a equipe de caratinga ficou em primeiro e a vice-campeã foi a equipe de Teófilo Otoni.
Os vencedores foram premiados com medalhas e troféus.

Equipe Masculina de Caratinga campeã do torneio

O segundo lugar ficou com a equipe de Teófilo Otoni

Na categoria feminina a equipe Filadélfia (GV) foi a campeã

A equipe de Teófilo Otoni ficou com o segundo lugar

Notícias relacionadas:
  1. Equipes de Teófilo Otoni disputam eliminatória no Handebol
  2. Handebol garante vaga na semifinal do Campeonato Mineiro
  3. Interbairros chega à fase semifinal
  4. Prefeitura assina convênio com o América
  5. Prefeitura promove II Copa Integração

Prefeita é convidada pelo governo britânico

A Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS é, antes de tudo, uma grande conquista e um grande desafio para a sociedade brasileira. A Lei 12.305 foi promulgada em agosto de 2010 e regulamentada pelo Decreto 7.404, em dezembro do mesmo ano.
Com isso, a realidade brasileira no contexto do gerenciamento dos resíduos vai mudar radicalmente e exigirá adaptação às novas demandas e prioridades. Em apoio a essa política de tratamento dos resíduos sólidos, o governo britânico contemplou 10 cidades brasileiras, dos estados de Minas Gerais – entre elas Teófilo Otoni, e do Goiás para uma visita entre os dias 20 e 24 de março ao Reino Unido.
O objetivo é conhecer de perto as tecnologias mais avançadas usadas no processo de decomposição orgânica, mais conhecido como digestão anaeróbica. A comitiva de Teófilo Otoni embarca na tarde deste sábado, (19), e é composta pela prefeita Maria José, acompanhada da Chefe de Gabinete, Liliane Menezes e do Secretário de Indústria Comércio e Turismo, Bruno Balarine.
Apenas10 cidades brasileiras foram convidadas a participar dessa visita que a embaixada chamou de “missão”. O objetivo dessa missão é auxiliar na Política Nacional de Resíduos Sólidos, conforme a lei sancionada em meados de 2010, que determina que até agosto de 2012 todos os municípios brasileiros elaborarem um plano local de resíduos sólidos.
Teófilo Otoni foi contemplada com esse convite e a comitiva fará visitas as cidades que possuem essa técnica sustentável de manejo do lixo urbano, além de reuniões com especialistas dos setores públicos e privados para estudar a viabilidade de projetos dessa natureza, que usam além da adequação ambiental, a geração de emprego, aumento da competitividade de mercado das empresas e industrias, como também, o recebimento do ICMS Ecológico para os municípios.
A segunda etapa desse programa será no dia 30 de março em Brasília com um workshop técnico que acontecerá para cada membro de cada uma das prefeituras envolvidas na visita ao Reino Unido. O objetivo nessa segunda fase é oferecer subsídios técnicos para a implementação de aterros sanitários usando a técnica de Digestão Anaeróbica nos municípios.
A Digestão Anaeróbia também conhecida como biogasificação ou metanização é um tratamento de resíduos orgânicos por decomposição ou digestão anaeróbica que gera biogás, que é formado por cerca de 50% a 60% de metano e que pode ser queimado ou utilizado como combustível. O resíduo sólido da biogasificação pode ser tratado aerobicamente para formar composto orgânico.

Confira a carta de convite enviada pelo embaixador britânico, Alan Charlton à Prefeita Maria José e a agenda de eventos no Reino Unido:
Agenda da comitiva de Teófilo Otoni em visita ao Reino Unido
20/03 - Birmingham chegada às 17h
21/03 – visita a Scott Wilson TBC, Responsável pela infraestrutura de aterro
sanitário
21/03 - Visita a International Synergies
22/03 – visita Kirk Environmental: Maior especialista em projetos de instalação
de tanques digestão anaeróbica do mundo.
23/03 – Visita e reunião no Biogen Greenfinch: Maior operador de plantas de
digestão anaeóbicas e oferece soluções e alternativas a aterros sanitários
24/03 – Reunião no Departament for Environment, Food and Rural Affairs –
DEFRA – Equivalente ao ministério da agricultura brasileiro.
24/03 - apresentação de tecnologias e soluções em digestão anaeróbica –
Associação de Digestão Anaeróbica e Bio gás do Reino Unido.

Polícia investiga ligação de mulher com a morte de marido

Mistério de R$ 700 mil » 
Polícia investiga ligação de mulher com a morte de marido em Teófilo Otoni Esposa teria armado a trama para receber dinheiro de seguro. Ela está presa, acusada de ligação com assalto
 
Thobias Almeida - Estado de Minas
Publicação: 29/03/2011 07:08 Atualização: 29/03/2011 07:35

Uma nuvem de mistério paira sobre a morte de um homem em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Antônio Evaldo Rodrigues Freire, de 35 anos, desapareceu em 4 de janeiro e seu corpo foi encontrado 21 dias depois em um matagal da cidade, num suposto suicídio. O surgimento de indícios como uma apólice de seguro em nome da esposa, Marcela Souza Pimenta, de 29 anos, e o envolvimento dela com uma quadrilha de assaltantes causaram reviravolta na apuração. Marcela passou a ser considerada suspeita de ter encomendado a execução do companheiro. A mulher, proprietária de três lojas de roupas em Teófilo Otoni, está presa desde 17 de março, acusada de tramar assalto à casa de um vizinho. Ela nega envolvimento com a morte e os assaltos.


A delegada da Divisão de Crimes Contra a Vida, Iara de Fátima Gomes, confirma que em 27 de dezembro de 2010 Rodrigues contratou uma apólice de seguro de vida, cujo valor ultrapassa R$ 700 mil, colocando como beneficiária a esposa. “Eles já não viviam juntos, mas ainda assim continuavam se encontrando”, explica. A indenização não chegou a ser paga.


EXUMAÇÃO


Como foi a própria Marcela quem fez o reconhecimento do corpo, Iara Gomes requisitou a exumação do cadáver. O procedimento, que analisará a arcada dentária do morto, ocorreu no sábado, mas a delegada ainda não recebeu o resultado.


A empresária registrou Boletim de Ocorrência sobre o suposto desaparecimento do marido. A ossada de Rodrigues foi encontrada em 25 de janeiro, já em avançado estado de decomposição. Junto aos restos mortais repousava um revólver calibre 38 carregado, com um cartucho deflagrado, além de documentos e o celular da vítima. A perícia constatou que ele morreu com um tiro na boca, num suposto suicídio. Familiares e a esposa informaram à polícia que ele atuava no cadastro de famílias no programa Bolsa-Família. Há informações de que também trabalhava junto a prefeituras em processos licitatórios.


As suspeitas com relação à empresária ganharam corpo quando familiares de Rodrigues foram ouvidos. A família questionou a versão do suicídio.


incriminada Um acontecimento crucial para encorpar as suspeitas sobre Marcela foi sua prisão pelo suposto planejamento do assalto à casa do empresário Antônio Juscinei Gomes, de 39 anos, vizinho e dono do prédio onde ambos viviam. Ela e Mitsunori Shinkawa de Oliveira são acusados de contratar três pessoas, entre elas um aluno da academia do 19º Batalhão da Polícia Militar, para roubar equipamentos eletrônicos armazenados na residência da vítima. Segundo o delegado João Augusto Ferraz, que preside o inquérito relativo ao assalto, cada um receberia R$ 1 mil. “Ela entrou no prédio com os homens em seu carro e subiu até o apartamento. Lá, eles esperaram a chegada do alvo”, relata. Ele acrescenta que Marcela forjou ter sido feita refém e deixou o local com os bandidos.


A polícia atribui ao grupo outras ações no município, como roubos em residências, lojas e postos de combustíveis. Em 15 de março, o aposentado Antenor Laube, de 86 anos foi surpreendido em casa, na zona rural de Teófilo Otoni, e acabou morrendo ao reagir e ser baleado, crime que os policiais acreditam estar ligado à quadrilha.


O delegado revelou ter chegado à empresária depois de prender um integrante do bando, que confessou a história. Ele diz que a mulher pode estar envolvida em outros roubos, mas isso não foi confirmado.


Em meio ao turbilhão de novos fatos, Marcela apresentou à polícia um documento, retirado da internet, que seria prova do envolvimento de Rodrigues num esquema de fraudes no Bolsa-Família. Os investigadores acreditam se tratar de uma tentativa de desviar o foco.


Um homem apontado como amante de Marcela e os acusados de envolvimento no assalto estão no rol de possíveis coautores do crime. A empresária não foi formalmente indiciada pelo homicídio, pois a polícia ainda trabalha na reunião de mais provas sobre o caso.

Cruzeiro vence América e consolida liderança no Mineiro

clique na imagem p/ ampliar

28/03/2011
10:22


Time celeste assegurou, matematicamente, sua presença nas semifinais do Estadual


Foram 90 minutos dignos de um confronto tradicional de Minas Gerais, que completará 90 anos em 2011. Ao final, com uma atuação segura e melhor pontaria, o Cruzeiro venceu o América de virada, por 3 a 2, e se consolidou como o líder isolado do Campeonato Mineiro, com seis pontos de frente sobre o Coelho, que tem um jogo a menos no torneio.

O triunfo no estádio Dilzon Melo, em Varginha, também valeu aos estrelados a classificação matemática para as semifinais do Estadual. Agora, a briga do time de Cuca será para manter a condição de líder até o final da primeira fase, para levar vantagem nos jogos decisivos.

O time de Mauro Fernandes não foi batido facilmente e pecou apenas nos 15 minutos finais da etapa inicial, quando se encolheu no gramado. No segundo tempo, o jogo foi ainda mais emocionante, com chances diversas de ambos os lados.




O jogo

Os dois lados do duelo entraram em campo com a certeza de que o clássico deste domingo era mesmo decisivo. O Cruzeiro queria manter a liderança da tabela e o América estava determinado a permanecer na briga pelo primeiro lugar da fase de classificação do Campeonato Mineiro 2011, de olho na vantagem de entrar nas semifinais com o direito de jogar por resultados iguais até a grande final do torneio.

A quatro rodadas do fim da primeira fase do Estadual, o embate entre os rivais começou movimentado. Mauro Fernandes mostrou uma escalação com surpresas e um meio campo mais focado na marcação, com três volantes. Leandro Ferreira, que era dúvida, entrou em campo.

Logo na segunda volta do relógio, o Cruzeiro avançou pela esquerda. Gilberto escapou bem pela lateral, chegou à linha de fundo e cruzou. A bola percorreu toda a extensão da área, até que a defesa americana desviou para escanteio.

A resposta alviverde não demorou e foi mais efetiva. Depois de uma cobrança de falta no campo estrelado, num lance bobo de Gilberto, a bola sobrou limpa para Leandro Ferreira, na entrada da área. O volante foi mais rápido que a zaga e bateu forte, sem chances para Fábio: 1 a 0 no estádio Dilzon Melo, em Varginha, aos quatro minutos de jogo.

O jogo era lá e cá. Aos 05, na saída de bola, depois do América mexer no placar, o Cruzeiro teve chance de empatar com Thiago Ribeiro. O atacante escorou uma bola debaixo das traves, mas mandou pra fora. Quatro minutos depois, nova chance americana. Depois da cobrança de um escanteio pela esquerda, a bola ficou passeando pela área estrelada, até que Gil conseguiu dar um chutão e afastar o perigo.

O apetite das duas equipes era proporcional à importância da partida e o jogo era emocionante no Sul de Minas. O Cruzeiro explorava bem o lado direito do gramado e dali surgiam as principais chances, como aos 24 minutos, quando Pablo pegou bem na bola e exigiu reflexo do goleiro Flávio, que segurou firme.

O América passou a jogar num ritmo mais lento, tentando aproveitar os erros celestes. A opção acabou atraindo ainda mais o Cruzeiro, que pressionava bastante e rondava a meta verde e branca. Aos 29 minutos, a Raposa quase marcou. Numa cobrança de falta ensaiada, Roger rolou para Montillo, que bateu forte. Flávio soltou a bola na pequena área, mas a zaga conseguiu afastar antes da chegada de um cruzeirense para nova conclusão.

A insistência azul surtiu efeito ainda no primeiro tempo, fruto do acanhamento do América em seu campo de jogo depois dos 30 minutos. Aos 41, Montillo cruzou uma bola pela direita e encontrou Thiago Ribeiro pronto para o bote. O atacante não perdoou e mandou para as redes: 1 a 1 em Varginha.




Segunda etapa empolgante

O Cruzeiro voltou para a etapa complementar com a mesma formação do primeiro tempo. No América, Mauro Fernandes promoveu uma alteração no ataque: sacou Luciano e colocou Thiago Silvy em campo.

Buscando uma situação ainda mais confortável na tabela, a Raposa logo tomou a iniciativa. No primeiro minuto, Montillo escapou pela direita e cruzou da linha de fundo, mas não encontrou nenhum companheiro para o arrematar dentro da área. O América deu o troco logo depois. Na meia-lua, Fábio Júnior dominou uma bola e serviu Irênio, que bateu para o gol, mas carimbou a zaga.

No início do segundo tempo, o jogo era uma reprise dos primeiros momentos da etapa inicial: franco e muito disputado. Aos quatro minutos, depois de uma bela jogada individual de Roger, a bola sobrou para Leo dentro da área e o zagueiro desviou com facilidade: 2 a 1 e a virada cruzeirense em Varginha. A alegria celeste com o placar durou pouco. Aos 06, Leandro Ferreira, que era dúvida até este domingo e por pouco não ficou fora do clássico, resolveu arriscar de longe e soltou um torpedo pela direita. Fábio nem se mexeu: 2 a 2.

Depois de decretar o empate, o Coelho teve ótima chance para ampliar, aos nove minutos. Thiago Silvy foi lançado e entrou livre no território de Fábio, de frente para o camisa 1, mas desperdiçou uma oportunidade incrível, batendo à esquerda do goleiro.

Logo depois dos 20 minutos, os dois treinadores resolveram mexer nas equipes, ao mesmo tempo. Cuca sacou Roger e Gilberto para as entradas de Wellington Paulista e Everton. Já Mauro Fernandes tirou Irênio do gramado e colocou Netinho no jogo.

Ao contrário da primeira etapa, quando resolveu se encolher depois dos 30 minutos, o América era efetivo no terço final do segundo tempo e, ao lado do Cruzeiro, buscava o gol o tempo todo. O clássico era aguerrido e ambas as equipes tinham chances para desempatar.

Aos 33 minutos, os celestes tiveram duas chances seguidas para marcar. Na primeira, Wallyson invadiu a área e tentou acionar Wellington Paulista, mas a zaga interceptou o lance. Depois, após um cruzamento da direita, Flávio deu um tapa na bola, mas Everton emendou o rebote de bicicleta e quase deixou sua marca nas redes americanas.

Como nos primeiros 45 minutos, a insistência estrelada foi premiada. Aos 39, Wallyson partiu rápido pela direita e cruzou na medida para Montillo escrever 3 a 2 no placar do Dilzon Melo e decretar a festa da torcida azul no Sul de Minas.



América 2 x 3 Cruzeiro

América
Flávio; Marcos Rocha, Otávio, Gabriel Santos e Jean Batista; Dudu (David Ceará), Leandro Ferreira, Nando e Irênio (Netinho); Luciano (Thiago Silvy) e Fábio Júnior.
Técnico: Mauro Fernandes

Cruzeiro
Fábio, Pablo, Gil, Leo e Gilberto (Everton); Marquinhos Paraná, Leandro Guerreiro, Roger (Wellington Paulista) e Montillo; Wallyson e Thiago Ribeiro (Ortigoza).
Técnico: Cuca

Motivo: 8ª rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Melão, em Varginha
Data: 27 de março de 2011

Gols: Leandro Ferreira, aos 04 minutos, e Thiago Ribeiro, aos 41 minutos do 1º tempo; Leandro Ferreira, aos 04 minutos, Leo, aos 06 minutos, e Montillo, aos 39 minutos  do 2º tempo

Árbitro: Émerson de Almeida Ferreira (CBF/FMF)
Assistentes: Helbert Costa Andrade (CBF/FMF) e Pablo Almeida Costa (CBF/FMF)

Cartões amarelos: Gilberto, Gil, Roger e Marquinhos Paraná (Cruzeiro) ; Nando, Jean Batista, Thiago Silvy, Irênio, Leandro Ferreira e Gabriel Santos (América)

Público pagante: 13.152
Renda: R$ 385.850,00



Fonte: Superesportes