domingo, 23 de outubro de 2011

MARIA JOSé ANUNCIA CURSO DE MEDICINA PARA T. OTONI

2011-10-22
 TEÓFILO OTONI – A prefeita Maria José (PT) anunciou durante entrevista coletiva na tarde de ontem (21), a implantação do curso de Medicina na Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus Mucuri.
Durante a coletiva qu ereuniu a imprensa local, além de secretários municipais e vereadores, a prefeita ainda revelou que ao contrário do que era esperado, o curso de Medicina não será “dividido” entre Teófilo Otoni e Diamantina. Além destas duas cidades, Governador Valadares também foi contemplada campus Mucurio curso. Inicialmente está previsto que o vestibular aconteça já no próximo ano, com disponibilidade de 40 vagas, para Teófilo Otoni, com o inicio imediato do curso no primeiro semestre de 2013.
“O professor Luiz Cláudio Costa secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura afirmou que o curso foi liberado. Três cidades do Estado de Minas Gerais vão receber este curso de Medicina. São elas Diamantina, Teófilo Otoni e Governador Valadares. O objetivo é que haja vestibular já no ano que vem, para que o curso seja iniciado a partir de 2013. Acredito que Teófilo Otoni é uma cidade bem estruturada, inclusive informei ao Luiz Cláudio que nós temos quatro hospitais, 32 equipes de atendimento primário, além de uma UPA que já começou a funcionar e no final do ano ainda teremos a inauguração do Samu”, afirmou a prefeita.
Ainda segundo a prefeita, a proposta precisa passar pelo Senado, e se aprovada deverá ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff. Questionada sobre o local onde funcionará a estrutura física do curso, como laboratórios e sala de aula, a prefeita revelou que a infra-estrutura imediata para o curso funcionará na própria universidade.
“Informei ao professor Luiz Cláudio que nós temos um Hospital Municipal (Raimundo Gobira), que pode vir a ser o hospital universitário. Ele assinalou positivamente, pois o hospital continuará servindo a cidade com qualidade. O reitor da UFVJM estava presente neste encontro onde foi anunciada a vinda do curso de Medicina. Na seqüência, o reitor Pedro Ângelo participou de uma nova reunião para discutir a questão financeira, ou seja, o que a universidade iria precisar, já traçando planilhas para execução do projeto”, afirmou Maria José.

Opinião
O secretário municipal de Saúde, Eduardo Tertuliano comentou a conquista para a cidade. “A questão hospitalar da cidade já está avançada para receber o curso de Medicina. É claro que vai ter que definir qual será o seu hospital escola, onde esperamos que seja o hospital municipal. Teremos um ganho com este curso de Medicina, afinal, teremos que receber investimentos para potencializar ainda mais a nossa estrutura de Saúde”, afirmou.
Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Helena Costa Salim, a confirmação do curso de Medicina para Teófilo Otoni representa o avanço da cidade durante a administração da prefeita Maria José. 
“Teófilo Otoni está em estado de graça com este presente. O curso de Medicina é um sonho para qualquer região, para qualquer cidade, porque puxa todo um desenvolvimento, inclusive o campo de pesquisa. A prefeita Maria José está de parabéns por mais esta conquista”, concluiu.






Prefeita Maria José anuncia a chegada do aguardado curso de Medicina para Teófilo Otoni


De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Maria Helena Costa Salim, o curso deverá ser implantado tão logo, o senado aprove e a presidente Dilma Rousseff sancione a lei para implantação do curso em T. Otoni


Prefeita durante anúncio da chegada do curso. O primeiro vestibular acontecerá no final de 2012, disponibilizando 12 vagas para o campus Mucuri da UFVJM
 http://www.diariodeteofilootoni.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário