terça-feira, 6 de setembro de 2011

Frigorífico Friboi fecha suas portas em Teófilo Otoni




Foto: Diário de Teófilo Otoni
Clique para AMPLIAR
A empresa empregava quase 600 funcionários no município

Contrariando as previsões iniciais de que voltaria a funcionar nesta quarta-feira(31) após férias coletivas,o Frigorífico JBS Friboi anunciou oficialmente, na manhã de hoje,que fechará três unidades no Brasil entre elas a de Teófilo Otoni onde trabalham cerca de 600 funcionários. As outras são na cidade de Presidente Epitácio(SP) e em Maringá(PR).  
De acordo com nota liberada à imprensa, a direção da empresa alega que as mudanças que ocorreram em função da guerra fiscal entre os Estados teria sido o principal motivo do fechamento. A JBS nega que as ações estejam ligadas aos resultados da empresa nos Estado Unidos após a crise.
O documento informa ainda que o abate e a desossa de Teófilo Otoni serão transferidos para as unidades de Iturama e Ituiutaba também em Minas Gerais.O grupo JBS garantiu a transferência dos trabalhadores de Teófilo Otoni para estas unidades além de auxiliar na recolocação naqueles que decidirem por permanecer na cidade.
O JBS Friboi é o maior exportador de carne do Brasil e da América Latina, sendo a quarta empresa do gênero no mundo, ao processar 12 mil cabeças de gado por dia. O grupo está também entre as 30 maiores empresas exportadora do Brasil com clientes em pelos menos 72 países, tendo 44% dos produtos comercializados em linhas de higiene pessoal, lavanderia e principalmente alimentícios.
A empresa iniciou atividades em 1953 e em 2007 tinha 22 fábricas e duas fazendas no Brasil. Em Teófilo Otoni  foi aberta há quatro anos após reformas estruturais nas instalações do antigo Frigorífico Frimusa. Ao iniciar as atividades no municipio a previsão era abater até 400 cabeças por dia, prevendo na época dobrar a capacidade dessa operação. A Friboi, que tinha em seu quadro quase 600 trabalhadores em Teófilo Otoni, é uma das maiores empresas e uma das principais empregadoras no município.

(Atualizada às 12:15h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário