terça-feira, 6 de setembro de 2011

FIPP 2011 é apontada como uma das melhores em negociações


Foto: Diário de Téofilo Otoni

Clique para AMPLIAR
A FIPP recebeu um grande número de compradores

Logo após o encerramento da 21ª edição da Feira Internacional de Pedras Preciosas (FIPP), o grupo de coordenadores do evento, encabeçados pela Gems Exporters Association (GEA), iniciou uma avaliação geral da feira. O destaque segundo o presidente da GEA, Edmilson Pereira, ficou por conta das grandes negociações feitas durante os cincos dias de evento, pelos expositores que comercializaram seus produtos na FIPP.
Citando os primeiros números extra-oficiais Edmilson Pereira anunciou que a feira internacional recebeu um número considerável de compradores, porém não adiantou o valor das receitas gerais que devem ser divulgadas na próxima semana, após o balancete final feito pela organização junto aos expositores da FIPP.
Além dos visitantes de vários estados do país que são presença garantida nas edições da FIPP, garantindo as primeiras negociações das gemas expostas, a feira ainda recebeu uma comitiva de pelo menos 30 turistas vindos da China, e ainda de outros países, como os Estados Unidos, Alemanha, e até mesmo Eslovênia, pela primeira vez em uma edição da feira em Teófilo Otoni. De acordo com uma das guias do grupo chinês, os turistas fizeram questão de visitar a maior feira de Pedras Preciosas da América Latina.
“O grupo veio direto da China para a Feira de Pedras em Teófilo Otoni. Essa é a primeira vez que eles participam e tem gostado da recepção na cidade e dos produtos da feira”, explicou Zheng Zhi.
Resultado final
A organização da Feira, ainda não divulgou o resultado do evento, algo que só deverá ser feito na próxima semana, após a checagem do volume de vendas obtida durante os cinco dias da Feira Internacional de Pedras Preciosas. Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Bruno Balarini é importante que os lucros obtidos durante a FIPP permaneçam na cidade. Mas segundo ele, essa situação é mais complexa. Porém, a administração municipal não tem medido esforços para manter viva a Feira Internacional de Pedras Preciosas, em Teófilo Otoni.
“Temos buscado os representantes locais e os diálogos estão avançados, mas isso não se reconstrói imediatamente. Temos feito um trabalho muito forte junto ao Ministério do Turismo, que está nos apoiando, e ainda o deputado federal Fabinho Ramalho e o deputado estadual Neilando Pimenta. O ideal é utilizar todos os setores políticos em prol do bem comum do Vale do Mucuri”.
Preocupação com a situação dos garimpos
Apesar do aumento no número de visitantes, em especial do público estrangeiro (chineses em sua maioria), e ainda do público local, o presidente da GEA, Edmilson Pereira afirmou que, após o sucesso comercial da FIPP é preciso retomar as atenções aos garimpos e a situação dos trabalhadores, para que a Feira Internacional de Pedras Preciosas continue viva no calendário do setor.
“A situação dos garimpos é nossa principal preocupação. Estamos trabalhando para a organização de um grupo de parceiros juntos com a Associação Comercial, Accompedras, e ainda buscando harmonizar a convivência entre os políticos de diversos partidos, para que possamos dar um foco no pós feira, e na reabertura dos garimpos, para organizar e desenvolver a produção das gemas. Para isso é preciso fazer um trabalho de base, criar um plug de parceiros e chamar o poder público municipal para compor essa organização, a partir daí teremos um trabalho de fato, que é o nosso foco para este ano”, ressaltou o presidente da GEA.
FIPP 2012
Sobre o excelente resultado da FIPP, o presidente da GEA, Edmilson Pereira entende que a feira é um dos grandes trunfos para alavancar o comércio de pedras e a economia da cidade, por isso as atenções já estão voltadas para a próxima edição que acontecerá no segundo semestre de 2012, no Centro de Convenções (Exponor Teófilo Otoni).
“Fizemos no discurso de abertura o lançamento da FIPP 2012 de 21 a 25 de agosto no Centro de Convenções e Eventos. A expectativa é que nós tenhamos um evento no mínimo, o dobro deste tamanho, haja vista, o apoio junto a Associação Comercial, CDL, Sindcomércio e ainda promessas de apoio da Prefeitura, do deputado estadual Neilando Pimenta e a própria prefeita Maria José. É preciso que os políticos e associações de classe abracem essa causa sem bandeira partidária. Se conseguirmos manter essa união vamos fazer uma grande feira internacional”, disse.

Fonte: Jornal Diário de Teófilo Otoni





Você visitou o meu site. Gostou das informações que anunciar seu comércio ou vender algo e só entrar em contato comigo.
O meu e-mail e tiao.osoares@gmail.com

Eu terei o imenso prazer que fazer uma matéria bem legal e postar aqui para que o seu produto seja bem visto por visitantes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário