sexta-feira, 26 de agosto de 2011

INíCIO DA FIPP SUPERA EXPECTATIVA DOS ORGANIZADORES

2011-08-26
TEÓFILO OTONI – A organização e expositores da Feira Internacional de Pedras Preciosas (FIPP) são unânimes em afirmar que os três primeiros dias do evento superaram as expectativas do setor para esta edição.
De acordo com o presidente da Gems Exporters Association (GEA), Edmilson Pereira, pelo menos 60 clientes internacionais de 15 nacionalidades diferentes passaram pelos pavilhões da FIPP nos primeiros dias da feira.
“Destacamos a China, que tem tido um número maior de visitantes, depois Alemanha em segundo lugar. Tivemos a presença de visitantes da Eslovênia que nunca vieram à FIPP. Além desses visitantes temos a grata satisfação de receber empresas de várias partes do país, que tem um mercado interno bastante ativo”, comemorou.
Pereira está otimista e espera que o número de visitantes aumente nos próximos dias. Ainda segundo o presidente da GEA, ainda é cedo para estipular o número de compradores e do capital movimentado durante a FIPP.
“Considerando o momento de dificuldade do setor, esses três primeiros dias superaram a nossa expectativa do que seria toda a feira. Estamos esperançosos para que essa abordagem possa se transformar em negócios, onde as pessoas possam conseguir realizar tanto vendas aqui na feira, mas também contratualizar vendas para os próximos 12 meses. Só no final da feira que teremos um feedback dos expositores, quando iremos passar o questionário de avaliação, porém basta olhar na expressão de cada um, que indica que eles estão atingindo os objetivos”, destacou.

Participação
O diretor da FIERGS – CIERGS – Federação e Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul, Orlando Klein ressaltou a parceria entre a FIPP de Teófilo Otoni e a APROSOL, responsável pela Feira Internacional de Pedras de Soledade, no Rio Grande.
“Nosso objetivo é aumentar o número de expositores, para ter mais representatividade, participação de expositores do Rio Grande do Sul na FIPP. Esperamos a presença de Teófilo Otoni e toda Minas Gerais para participarem da nossa Feira Internacional de Pedras Preciosas em Soledade no Rio Grande do Sul, que também acontece anualmente no mês de maio”, informou.

Recursos
Em um estande localizado no pavilhão central da FIPP, o geólogo e pesquisador do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Jurgen Schnellrath tem à disposição um laboratório gemólogico, onde é feito o diagnóstico gratuito da legitimidade das pedras comercializadas durante a feira.
“Nós fizemos uma parceria com a GEA, com o objetivo de trazer para a feira um laboratório gemólogico, para prestação de serviço de identificação de gemas de forma gratuita. O comprador ou apenas o visitante pode vir ao laboratório trazendo suas pedras, que nós fazemos a avaliação. Trata-se de uma análise que indicará se aquela pedra vale o que os vendedores estão pedindo por ela”.

Balanço
O expositor Leonardo Colto, da empresa Cosmos, revelou que os dois primeiros dias de FIPP tem superado as expectativas.
“O movimento está muito bom, satisfatório e superando nossas expectativas. O fluxo de compradores, e de estrangeiros que tem investido na feira está muito bom”, afirmou.
Com relação aos compradores, Colto revelou o predomínio dos chineses, que cada vez mais tem investindo na compra de pedras brutas, o que a longo prazo pode ser prejudicial aos exportadores locais, que perderão o valor agregado das pedras, que em breve serão comercializadas em grande escala na China.
“O início da FIPP teve um domínio dos chineses, apesar de termos compradores de outros países. Os chineses tem levado todo o bruto. Agora eles passaram a investir em lapidários, o que pode tornar um problema. Quando passa a acabar o bruto, que não deixa o valor ser agregado, para gerar impostos, emprego no país, e passam a ter o lapidário acaba havendo um controle, domínio. Isso é bom para quem vende num primeiro momento, mas a longo prazo pode ser prejudicial para o comércio nacional”, concluiu.





Orlando Klein diretor da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e o presidente da GEA, Edmilson Pereira





O geólogo e pesquisador do CETEM, Jurgen Schnellrath, afirmou que o objetivo do laboratório é dar maior credibilidade a feira, para que os visitantes possam comprar com segurança



O expositor Leonardo Colto afirmou que a feira tem superado as expectativas do setor



Chen Min Jlan e Zhu Han Qiu vieram da cidade de Guang Zhou, na China. Esta é a primeira vez que eles participam da FIPP




De acordo com a organização, a movimentação nos três primeiros dias de evento superou a meta estipulada para esta edição
http://www.diariodeteofilootoni.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário