domingo, 17 de julho de 2011

PM E PC REALIZAM OPERAçãO DESARMAMENTO

2011-07-15
A Operação “Desarmamento” culminou com um saldo positivo de nove armas de fogo apreendidas em vários pontos do município

TEÓFILO OTONI – As Polícias Civil e Militar realizaram na manhã de ontem (14), a operação “Desarmamento” com a finalidade de promover o desarmamento da população e a segurança pública. Durante a operação foram apreendidas nove armas de fogo e um conduzido para a delegacia. A operação aconteceu nos bairros Marajoara, Grão Pará, São Jacinto e Fátima. Já na zona rural nas comunidade de Suíça II e imediações da MGT-418. 
De acordo com o delegado João Ferraz, o foco é desarmamento, principalmente por causa de campanha do governo federal que está sendo iniciada. “A finalidade é tirar essas armas de circulação, pois recentemente na regional de Teófilo Otoni, na cidade de São José do Divino tivemos um acidente. Um adolescente de 13 anos pegou a arma do avô e disparou contra uma criança de seis anos. A criança foi atingida na cabeça. Fizemos o flagrante. Nós juntamente com a polícia militar sabemos da importância de desarmar a população”, acrescenta. 

Planejamento
O tenente Ivonil disse que os policias planejaram estrategicamente para desencadeamento da operação, sendo realizada durante todo a manhã de ontem. A operação Desarmamento e a movimentação das viaturas policiais na cidade de Teófilo Otoni e zona rural, trouxe mais segurança à população, que ficou atenta a toda aquela circulação. “Os trabalhos da operação Desarmamento tiveram início às 5h da manhã. E teve uma pessoa conduzida para a delegacia. A Polícia Militar e Polícia Civil têm trabalhado de forma integrada nas operações. A exemplo disso, ontem (quarta-feira) das 17h até às 21h estávamos planejando essa operação, e agora nós conseguimos um bom resultado na operação. È um trabalho que a comunidade tem a ganhar, aliás, já está ganhando”, completou ele.

Resultados

O delegado João Ferraz informou a reportagem do DIÁRIO o resultado da operação.
“Cumprimos hoje cerca de seis mandados de busca e apreensão no perímetro urbano e rural da cidade. Arrecadamos nove armas e diversas munições, inclusive armas de uso restrito. Acreditamos que cumprimos a nossa finalidade”, conta.
Já Ivonil esclareceu que um idoso de 72 anos foi conduzido para a delegacia. “A pessoa reside no bairro Grão Pará, não vamos citar o nome desse conduzido por se tratar de pessoa idosa. É uma pessoa de boa índole e conhecida na cidade. Com ele foi apreendido um revólver e duas armas longas. E na casa de outro cidadão conseguimos cinco armas de fogo, inclusive de uso restrito”, relata o tenente.
João Ferraz relata ainda que independente de que a arma esteja na posse de uma pessoa de bem  ou de má índole, a arma retirada de circulação representa tranqüilidade para a sociedade. “Representa tranqüilidade. Nós sabemos que através desse caso que acabei de citar, a arma era de uma pessoa que não tinha antecedentes criminais. A arma quando está na mão de uma pessoa de má índole pode usá-la para a prática de roubo, ameaça, homicídio. Quando está com uma pessoa de bem, essa arma pode ser alvo de furto numa residência ou pode causar acidentes como o de São José do Divino, ou ainda em crimes de trânsito”, ressalta o delegado.

Desarmamento
Para facilitar ainda mais o trabalho do cidadão que deseja entregar uma arma de fogo, o Governo Federal criou o site www.entreguesuaarma.gov.br onde todas as dúvidas são tiradas desde que a nova Campanha Nacional do Desarmamento 2011, lançada no último dia 6 de maio, no Rio de Janeiro, entrou em vigor.  João Ferraz informou ainda que os interessados podem comparecer ou ligar para as sedes das Polícias Civil e Militar.“O cidadão pode fazer contato com a Polícia Civil ou Militar. Também através do site da Polícia Federal a pessoa consultar como entregar a arma. A população deve aderir a essa iniciativa”, finaliza o delegado. 



O objetivo principal da operação é reduzir o número de armas ilegais e irregulares em circulação, fortalecendo assim, a proteção da comunidade




A operação foi realizada em quatro bairros e duas comunidades rurais de Teófilo Otoni






“A abordagem ainda é a melhor maneira de prevenção”, afirmaram os policiais


||: Diário de Téofilo Otoni :||

Nenhum comentário:

Postar um comentário