quarta-feira, 27 de julho de 2011

ENTREVISTA COM O EX DEPUTADO GETÚLIO NEIVA

EXCLUSIVO: DIÁRIO ENTREVISTA GETúLIO NEIVA

TEÓFILO OTONI – O jornal conversou com exclusividade com uma das figuras políticas mais emblemáticas, polêmicas, queridas, ojerizadas, e constantes do meio político do município e de todo o nordeste mineiro, Getúlio Afonso Porto Neiva. Ele se encontrou com o diretor do jornal para falar do que mais gosta, política e mídia. Apresentou projetos, opiniões, idéias, críticas e soluções para a cidade. Inclusive, disse que pode abrir mão de uma pré-candidatura a prefeito, caso seja de interesse da cidade e da população. Confira nesta edição a íntegra desta histórica entrevista.

DIÁRIO – Getúlio, o senhor fica ou sai do PMDB?
GETÚLIO
– Essa hipótese ainda não foi comentada, a não nos noticiários. Em verdade há vários partidos nos procurando com o objetivo de nos levar para outra legenda. No entanto isso só será discutido em meados de agosto a setembro próximos.

Quando surgiu esses comentários do senhor deixar o PMDB, partido histórico da sua carreira política?
Eu sou fundador do PMDB, que na verdade é o antigo MDB (partido que fazia oposição ao Arena, este ligado à ditadura militar iniciada em 1964). E por essa história temos um carinho muito especial pelo partido. Mas, atualmente, a legenda tem colocado uma posição muito contundente contra o governador Anastasia (PMDB), nome que eu defendo. Se essa posição for um obstáculo se torna uma opção a minha mudança partidária.

Como foi a sua saída do governo Anastasia?
Eu pedi demissão do cargo de subsecretário da Sedru no dia 01 de junho, calculando que a distância de T. Otoni atrapalha os meus projetos. Fui secretário-adjunto de Estado três vezes e estava na quarta vez ocupando este cargo. Fui duas vezes deputado, uma federal e uma estadual. Esse distanciamento só me prejudicou politicamente. Todas as vezes que fiquei longe do município perdia a eleição quando voltava. Então, preferi voltar para me preparar e me programar para o ano que vem.

Então o senhor confirma que vai se candidatar ano que vem a prefeito de T. Otoni?
Estou colocando meu nome. Claro que não é uma candidatura ainda, mas uma disposição de ser se houver um grande acordo partidário principalmente com a união de nossos deputados, buscando uma junção com Neilando Pimenta (PHS), Fabinho Ramalho (PV) e Ademir Camilo (PDT). Uma união maior em torno de T. Otoni porque a cidade está carecendo.

E os apoiadores para o ano que vem, o que já tem de confirmado?
Estamos estudando todas as alianças. Inclusive, fizemos contato com o presidente do PT de Minas Gerais, Reginaldo Lopes, com quem almoçamos e conversamos muito. Também não posso ser contra o governador, que tem investido imensamente na cidade. Foram mais de R$ 246 milhões nos últimos seis anos. Vamos compor todas as correntes, do PT ao PMDB, e demais partidos. A cidade é mais importante.

Qual sua proposta para prefeito no ano que vem?
Ainda não sou candidato. Fizemos dois governos bons à frente do município. No primeiro tivemos 89,6% de aprovação e no segundo saímos com 87% de aprovação popular. Mas, os votos aparecem também em função de outros recursos, especialmente o financeiro, o que é sempre mais difícil numa região carente como a nossa.

As estatísticas de 2008 diziam que sua vitória na corrida para prefeito era certa. O que houve de errado?
É verdade. Tínhamos 66% da preferência popular nas pesquisas. O que deu errado foi o fato de no dia 30 de setembro, faltando cinco dias para as eleições, ter sido colocado outdoors na cidade oferecendo 10 mil empregos diretos na ZPE e mais 40 mil indiretos, com as inscrições sendo feitas nos dias 02 e 03 de outubro. Infelizmente a Justiça Eleitoral não entendeu que essa foi a maior fraude eleitoral do Estado de Minas Gerais naquele pleito. Mas, creio eu que esse assunto ainda vai render muito, pois essa fraude custou muito caro para Teófilo Otoni.

Quais são as principais carências de Teófilo Otoni?
Do ponto administrativo há uma carência enorme na questão de mobilidade. Hoje, não se consegue andar a pé e nem de carro na cidade. É preciso abrir e alargar ruas e canalizar uma parte do rio Todos os Santos, pelo menos, ampliar áreas de tráfego de trânsito e consertar calçadas. Temos projetos para isto. Um projeto antigo que está na Prefeitura desde o nosso mandato é ligar a rua Manoel Martiniano até a Marcelo Guedes, numa intercessão no meio do caminho para interligar a rua Engenheiro Lindenberg. Precisamos ligar a avenida Guimarães, que liga o bairro Jardim São Paulo a Vila Esperança. São coisas que se complementam. Ainda temos o acesso à universidade federal. A nossa idéia é urbanizar aquela área, que ficou esquecida, que não tem uma perspectiva muito boa. Pretendemos negociar com os proprietários de terras no entorno da UFVJM no sentido de reservar uma área ainda maior para expansão da universidade.

O senhor apoiou Anastasia na última eleição para governador, devido a isso, existe a possibilidade de um apoio do governador ao seu nome para a eleição em T. Otoni?
Em 2008 o PSDB coligou com o PT nas eleições para prefeito de Belo Horizonte, fato este que demonstra que é possível sim. E digo mais, estamos abertos para negociar com o PT também. Em política tudo é possível. Temos que colocar de forma clara que Teófilo Otoni é mais importante do que siglas partidárias e interesses pessoais. Precisamos acelerar o passo e ter um governo arrojado no próximo mandato, seja por mim ou por outro candidato que poderemos apoiar. Iremos trabalhar para ter uma candidatura forte em Teófilo Otoni

Então, o senhor pode apoiar outro nome na eleição de 2012?
Posso apoiar outro candidato se houver a probabilidade eleitoral. Se outra pessoa tiver essa probabilidade eu abro mão da minha possível candidatura. A cidade está indo para a bancarrota. É preciso refazer os nossos caminhos.

O espaço está aberto para as suas considerações finais.

Queria dizer que o jornal DIÁRIO é importante para a cidade. É preciso dar as versões para todos os fatos, divulgar tudo, para que tenhamos um jornalismo mais forte. A história da imprensa escrita em Teófilo Otoni se divide em antes e depois do jornal DIÁRIO. A cidade precisa do DIÁRIO e isso não atrapalha em nada os jornais semanais. O trabalho pode ser ampliado e melhorado e nós queremos ajudar para que isso aconteça.

Um comentário:

  1. O nosso futuro e melhor prefeito que nossa cidade ja testemunhou, ainda há de reconhecer e lamentar os oito anos de estagnção que nossa cidade viveu. Nas revoluções políticas os povos ordinariamente mudam de senhores sem mudarem de condição.
    Precisa-se de gente competente no poder, vereadores, secretários, prefeitos, pessoas que pelos menos entendam o mínimo de suas funções no qual lhes foram atribuídas, e não gente “engavetada” que usou de algum mecanismo, seja preponderante ou financeiro para chegar ao poder. Essas pessoas nada fazem a não ser em beneficio próprio. Não têm idealismo, nem predestinação política, apenas ganância e prepotência. Esse é o PT de do Brasil, e tambem de Teofilo Otoni. http://www4.tjmg.jus.br/juridico/sf/proc_resultado.jsp?pessCodigo=89275&situacaoParte=A&naturezaProcesso=1&comrCodigo=686&numero=1 http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_patrimonio-publico-e-social/mpf-df-propoe-acao-de-improbidade-contra-lula-e-ex-ministro-da-previdencia/?searchterm=Lula

    ResponderExcluir