quarta-feira, 22 de junho de 2011

Vitória a Minas pode ter ramal ferroviário até Teófilo Otoni ...


22 de Jun de 2011 - 10h12min

Foto: Divulgação

Clique para AMPLIAR
A ferrovia seria estendida pelo leito da antiga Bahia-Minas

A Vale S/A estuda, a pedido do governo de Minas, implantar um ramal ferroviário de aproximadamente 150 quilômetros de extensão entre Teófilo Otoni (vales do Jequitinhonha e Mucuri) e Governador Valadares (Vale do Rio Doce). O objetivo seria atender uma antiga reivindicação dos empresários da região, que buscam uma forma de escoar a produção de granito direcionada ao exterior.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico de Teófilo Otoni, Bruno Balarini, a ideia é revitalizar um trecho da antiga Estrada de Ferro Bahia a Minas (EFBM). Os trilhos, explicou Balarini, ligariam o antigo ramal em Teófilo Otoni até um terminal de cargas desativado da mineradora em Valadares, de onde as mercadorias seriam despachadas a portos do Espírito Santo por meio da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), controlada pela Vale.

"O objetivo é facilitar, principalmente, as exportações do granito produzido na região, além de outros minerais", disse. O secretário acrescentou que a implantação também permitiria o transporte de madeira. "Existe hoje um grande maçiço de eucaliptos na região, cujo escoamento da produção carece de um meio mais eficaz de transporte", afirmou Balarini.

A EFBM ligava o Norte de Minas Gerais ao Sul da Bahia. A ferrovia tinha aproximadamente 600 quilômetros de extensão e foi implantada por volta de 1882 pela Estrada de Ferro da Bahia, em parceria com o governo do Estado. O objetivo principal era transportar madeira para outras linhas.

Segundo o secretário, a falta de um meio eficaz para transportar o granito de Teófilo Otoni a Governador Valadares faz com que o escoamento seja feito pela rodovia que liga as duas cidades. "Porém, esta via já está sendo danificada pelo transporte deste tipo de carga", lamentou.

A construção da ferrovia também beneficiará a produção Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Teófilo Otoni. Para sair do papel, a ZPE precisa receber o parecer final e positivo da Advocacia Geral do Estado (AGE), necessário para a aprovação do empreendimento. A perspectiva é que a aduana entre em funcionamento no começo do segundo semestre deste ano.

A aprovação da documentação da ZPE foi a condição imposta pelo governador Antonio Anastasia para a participação do Executivo estadual no empreendimento. Ele anunciou o negócio em fevereiro, durante visita à cidade. A participação pública seria feita através da compra de ações da ZPEx Administradora, empresa que irá gerir zona de processamento. Especula-se que o negócio esteja orçado em R$ 10 milhões.

A Vale, por meio da assessoria de comunicação, confirmou que está desenvolvendo um estudo de viabilidade, a pedido do governo de Minas, para a implantação de um ramal ferroviário entre as duas cidades. A linha também poderia encontrar os trilhos da Estrada de Ferro Vitória a Minas, que passa em Governador Valadares.


Fonte:Diário do Comércio





Eu postei essa matéria aqui, mas eu tenho certeza que isso cheira FACTÓIDE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário