sábado, 25 de junho de 2011

Turismo - Teófilo Otoni

Turismo - Teófilo Otoni

TEÓFILO OTONI - CAPITAL MUNDIAL DAS PEDRAS PRECIOSAS

Cidade pólo do Circuito Turístico das Pedras Preciosas, Teófilo Otoni vem se destacando como destino para o Turismo de Negócios e Eventos. Conta, atualmente, com três grandes eventos anuais:

FIPP - Feira Internacional de Pedras Preciosas: Feira realizada anualmente na cidade de Teófilo Otoni, com caráter comercial. Tem o objetivo de impulsionar o comércio de pedras preciosas na cidade, que é o principal centro brasileiro de beneficiamento e comercialização de gemas, e ainda promover a cidade em âmbito nacional e internacional


EXPOVALES - Exposição Agropecuária dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus: Grande mostra empresarial rural que reúne diversas autoridades dos setores rural, empresarial, político e popular dos Três Vales. A Exposição conta com apresentações de artistas nacionais, parque de exposições, rodeios, vaquejadas e grandes leilões


TeóFolia: Carnaval extraporâneo de grande repercussão em toda a região. O evento traz bandas consagradas da Axé Music para seu Circuito da Folia, arrastando multidões atrás do Trio Elétrico


Vários outros eventos nas áreas de entretenimento e negócios são realizados anualmente na cidade, como a Feira do Mel, Feira do Peixe, a Encenação da Paixão de Cristo, e também em suas comunidades rurais, como o Festival da Laranja, na Lajinha, e o Festival do Repolho, em Potonzinho. Conta, também, com o Enduro das Pedras Preciosas, que acontece durante o mês de Maio, e o Circuito CDL Sabor de Buteco, realizado nos bares da cidade em Agosto.


Com a implantação do Centro de Convenções - EXPOMINAS, bem como do TORC&VB - Teófilo Otoni e Região Conventions & Visitors Bureau, a tendência é ampliar a captação de outros grandes eventos para a cidade e região. Além disso, com a instalação de novas empresas na ZPE - Zona de Processamento de Exportação de Teófilo Otoni, a cidade espera receber um maior fluxo de turistas de negócios.

Localização


Localização no Estado:

Teófilo Otoni encontra-se situada no Nordeste do Estado de Minas Gerais, no Vale do Mucuri e é considerada centro macro-regional.


O Vale do Mucuri possui vinte e sete municípios: Águas Formosas, Ataléia, Bertópolis, Campanário, Carlos Chagas, Catuji, Crisólita, Frei Gaspar, Fronteira dos Vales, Itaipé, Itambacuri, Jampruca, Ladainha, Malacacheta, Machacalis, Nanuque, Ouro verde de Minas, Pavão, Pescador, Poté, Serra dos Aimorés, Teófilo Otoni, Umburatiba e mais 4 municípios que foram criados em 1995: Franciscópolis, Novo Oriente de Minas, Santa Helena de Minas e Setubinha.


O Município é composto por cinco distritos: Pedro Versiani, Crispim Jacques, Rio Pretinho, Mucuri e Topázio.


Limites do Município:
Norte: Novo Oriente de Minas e Itaipé
Sul: Ouro Verde de Minas, Ataléia, Frei Gaspar e Itambacuri
Leste: Pavão e Carlos Chagas
Oeste: Poté e Ladainha

Distâncias dos principais centros:

Belo Horizonte: 450 km
Brasília: 1.162 km
Rio de Janeiro: 730 km
Salvador: 900 km
São Paulo: 1.050 km
Vitória: 550 km

Quartos


Pólo dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus, Teófilo Otoni conquistou o título de Capital Mundial das Pedras Preciosas. Da terra nasce a perfeição da Natureza. A gema bruta, retirada do ventre da Mãe Terra, abre espaço para o homem transformar o belo em imponente.

A cidade se localiza no nordeste do Estado de Minas Gerais, no centro da Província Gemológica Oriental Brasileira, uma das áreas mais ricas do planeta tanto em quantidade como em variedade e qualidade de suas ocorrências gemológicas.


Outro fato que possibilitou a Teófilo Otoni se distinguir das outras cidades da região nessa atividade foi sua colonização, principalmente dos alemães oriundos de Idar-Oberstein, que chegaram por aqui por volta de 1860, e trouxeram as técnicas de lapidação desenvolvidas nas minas de ágata de lá.


A partir de então, Teófilo Otoni desenvolveu um grande pólo de lapidação e comercialização de pedras preciosas, tornando-se o maior centro nacional desta atividade. Esta vasta região se estende do norte do Estado do Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais, Espírito Santo e sudeste da Bahia. Nessa imensa região, além dos minerais gemológicos, ocorrem ainda granito, calcáreos, grafite, dentre outros.


Sua origem se deve à criação da Companhia de Comércio e Navegação do Rio Mucuri, fundada pelo grande brasileiro Teophilo Benedicto Ottoni, com o objetivo de estabelecer comunicação mais fácil entre o nordeste de Minas e o Rio de Janeiro, por via fluvial e terrestre e, posteriormente, o estabelecimento de um porto de mar para o escoamento da produção da Província.


A abertura de estradas, o estabelecimento da navegabilidade do Rio Mucuri, em cuja rota a Companhia estabelecia pontos de colonização, e a vinda de numerosos colonos portugueses, holandeses, belgas, franceses, chineses e alemães marcaram o início do desenvolvimento de Teófilo Otoni.

FOTOS DO ESTABELECIMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário