sexta-feira, 10 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente é aberta na Praça Tiradentes

A Prefeitura de Teófilo Otoni, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Copasa, Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA), SESC, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), IEF, Policia Militar de Meio Ambiente, Hipermercados Araújo, Drogaria Indiana, JBS, Reciclagem União, Barreto Noman, Zoodata, Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Câmara Dirigentes Lojistas (CDL), Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), realizou na manhã desta segunda-feira (06) a abertura oficial da semana do meio ambiente, na Praça Tiradentes. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Desde então no dia 05 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Este Ano o tema é: “Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas”. Ele mostra que nações atuem de maneira harmônica para fazer frente às mudanças climáticas, para manejar adequadamente suas florestas e outros recursos naturais e para erradicar a pobreza.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente José Cangussu, em Teófilo Otoni será trabalhado também o tema Eliminação das Sacolas Plásticas. “Sabemos que Belo Horizonte deu um salto à frente na eliminação das sacolas plásticas, seguida de São Paulo que também esta buscando implantar essa lei. O nosso município será a terceira cidade que avança sobre esta questão, com a lei da Vereadora Fátima Dantas, que proíbe o uso da sacola plástica convencional a ser substituída pela oxi-biodegradável, que se decompõe em 18 meses, enquanto a tradicional demora 400 anos”, ressaltou. Cangussu falou ainda que “está sendo realizado um trabalho com o apoio integral dos ministérios públicos, dos ministérios do meio ambiente regional e local, com o Promotor Francisco Generoso, o Promotor Fábio Nazareth, a polícia ambiental e diversos órgãos ambientais, na busca da eliminação definitiva da sacola plástica. Inclusive a sacola oxi-biodegradável, a ser substituída pela degradável, que seria feita de papel e também de amido de milho, e o último passo afinal, nós queremos é a substituição da sacola retornável” afirmou Cangussu.
A Prefeita Maria José Haueisen, falou da mobilização para chamar a atenção dos cidadãos para o meio ambiente. “Eu vejo isto como uma obrigação, não apenas dos órgãos públicos, mas de toda a população, os órgãos que estão aqui em parceria com a prefeitura, estão contribuindo para que nós tenhamos um ambiente saudável e uma vida melhor para todos. Este momento de conscientização é importantíssimo, porque a natureza também esta reagindo, por todas as agressões que vem sofrendo a séculos, então a nível mundial a preocupação é reverter essa situação”, disse. A Prefeita falou ainda que breve Teófilo Otoni irá ganhar dois aliados a natureza que é a Estação de Tratamento de Resíduos e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
O Comandante Major da 15ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito, Gilson Alves, falou da importância desta semana mundial do meio ambiente. “Esta é uma semana em que nós exercemos o contido na constituição federal que é a promoção da educação ambiental. Então é um momento de reflexão, propostas de novas atitudes para o uso dos recursos naturais renováveis ou não”, falou Gilson Alves.
O Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA), Carlos Liesner, falou da grandiosidade do tema. “Nós não podemos esquecer que cuidar do meio ambiente é cuidar da nossa própria casa, em função disso é que em todos os cantos do mundo nesta data se desenvolve ações desta natureza. Em Teófilo Otoni especificamente nós buscamos trazer uma campanha que não se restringisse apenas a semana do meio ambiente, mas que ultrapassasse as fronteira da semana, chamando a população para uma reflexão com o tema do lixo, que é latente neste momento”, afirmou Carlos.
A artesã Marise Lopes Magalhães homenageou o bicho preguiça na Semana do meio Ambiente com miniaturas dos animais em forma de biscuit.
A Semana do Meio Ambiente esta com uma vasta programação educativa durante todos os dias da semana: No dia 07 acontecerá um seminário ás 19horas no SESC Minas, dia 08 uma blitz educativa na Praça Tiradentes a partir das 9 horas, no dia 09, o encerramento na 15ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito no CAIC.







Nenhum comentário:

Postar um comentário