segunda-feira, 27 de junho de 2011

ENCONTRO DISCUTE PREVENçãO A ACIDENTES DE TRÂNSITO

E VIOLêNCIA URBANA

“Já discutimos sobre a violência no trânsito que está aumentando assustadoramente. A maior vulnerabilidade é a motocicleta”, disse a coordenadora do evento, Ione Pinheiro


Instituições públicas e privadas se reuniram para discutir e definir estratégias de prevenção da violência e acidentes de trânsito em toda a região




 As medidas que serão colocadas em prática são campanhas educativas, blitzes, palestras, oficinas e reuniões

 

O perfil as vítimas, em grande parte dos acidentes no município, são de jovens motociclistas do sexo masculino

 

ENCONTRO DISCUTE PREVENçãO A ACIDENTES DE TRâNSITO E VIOLêNCIA URBANA

2011-06-23
TEÓFILO OTONI - Representantes de instituições públicas e privadas se reuniram na tarde de ontem (22), para discutir e definir estratégias de prevenção da violência e acidentes de trânsito em toda a região da cidade. A iniciativa foi promovida pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) por meio do Núcleo de Prevenção a Violência.
O Núcleo de Prevenção a Violência foi criado a partir de uma iniciativa da Superintendência Regional de Saúde (SRS) como forma de diagnosticar e combater os casos de violência que mais aflige a população. O grupo debateu com autoridades estratégias para conter o alto índice de acidentes de moto com vítimas de ferimentos e fatais em Teófilo Otoni e toda região.

Reunião
Durante a reunião os participantes fizeram um levantamento, no qual foram apresentadas informações sobre estes tipos de agravo. Um exemplo é o perfil as vítimas, revelando que grande parte dos acidentes no município são de jovens, do sexo masculino, e que possui carteira de habilitação.
Segundo a especialista em Gestão de Saúde, Ione Nunes Pinheiro, o levantamento vai ajudar a traçar medidas que serão colocadas em prática.  “Nós iremos trabalhar em todos os sentidos que o núcleo entender necessário agir. O nosso objetivo é trabalhar com esse grupo que está se tornando vulnerável”, disse a coordenadora ao ser questionada se incluem campanhas educativas, blitzes, palestras, oficinas e reuniões.
No próximo encontro, o grupo de trabalho irá apresentar um plano de ação, com a apresentação de medidas que serão aplicadas para prevenir e reduzir acidentes de trânsito.

Estatísticas
Entre as situações apresentadas, a que mais chamou atenção foi o crescente número de acidentes envolvendo motos.  De acordo com a coordenadora as estatísticas são assustadoras. “Não temos ainda o número absoluto, mas o quantitativo é assustador para a nossa população. Já discutimos a necessidade de trabalharmos com a violência na região de Teófilo Otoni em que nós entendemos que a violência no trânsito está aumentando assustadoramente e que o veículo de maior vulnerabilidade seria a motocicleta. Em cima dessa vulnerabilidade, nós focamos no assunto para trabalharmos com os condutores de moto”, destaca Ione Nunes.
Para reafirmar, o diagnóstico feito pelo Núcleo de Prevenção a Violência, um levantamento feito pelo DIÁRIO computa que em duas semanas aconteceram oito acidentes envolvendo motocicletas.



http://www.diariodeteofilootoni.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário