sexta-feira, 10 de junho de 2011

Campanha de vacinação começa no dia 18 de junho



10 de Jun de 2011 - 10h10min

Foto: Divulgação
Clique para AMPLIAR
As crianças receberão ainda reforço da vacina tríplice viral

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite será feita no País no dia 18 e, além da proteção contra paralisia infantil, as crianças receberão reforço da vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola.
A estratégia de associar as duas vacinações é feita a cada quatro anos. Mas, desta vez, a imunização contra o sarampo em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas ocorrerá mais cedo, já na primeira etapa da campanha contra a pólio. Nos demais Estados, a vacinação contra o sarampo será feita na segunda etapa da campanha, a partir de agosto.

A antecipação foi adotada por causa do surto de sarampo na Europa, onde há 6,5 mil casos suspeitos. Desde o início do ano, foram confirmados dez casos no Brasil, todos importados. Desde 2000 não há transmissão da doença no País. Em relação à poliomielite, o Brasil é considerado país livre da doença.

O Sistema Único de Saúde (SUS) inicia, no dia 18 de junho, a primeira etapa de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2011. Todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. A segunda fase começa no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para que elas recebam mais duas gotinhas contra a pólio.

Em cada etapa, a meta é vacinar 95% do público-alvo. São mais de 350 mil profissionais de saúde envolvidos, em todo o país. É importante levar a carteira de vacinação das crianças, para atualização das doses aplicadas.

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário