quarta-feira, 6 de abril de 2011

Prefeita anuncia retorno dos feirantes ao mercado

Notícias
   clique na imagem p/ ampliar





A Prefeita Maria José Haueisen Freire anunciou para a segunda quinzena de maio a data de retorno do funcionamento do setor de hortifrutigranjeiros no mercado municipal. A reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira, (04), em seu Gabinete Oficial com a presença de membros do poder legislativo, secretários do município e mais de 40 permissionários. A decisão visa melhores condições de trabalho dos feirantes que estavam alojados em um galpão próximo ao mercado municipal.
Em uma reunião simples, os permissionários ouviram a prefeita falar sobre o andamento final das obras e anunciar a data de retorno dos comerciantes. Maria José, em seu discurso, garantiu que na segunda quinzena de maio os permissionários que estão instalados, provisoriamente, próximo ao mercado voltarão definitivamente para o espaço que ocupavam antes.
Para a prefeita o mercado municipal é um ponto turístico e as vendas aumentarão com a reforma e instalação do restaurante popular. “O mercado municipal é onde as pessoas da nossa cidade e os turistas podem comprar produtos legítimos da nossa região. A variedade desses produtos é surpreendente, vende-se de farinha à artesanato. Quando tudo estiver concluído a circulação de pessoas irá aumentar e consequentemente as vendas e os lucros também,” afirmou a prefeita.
Após o discurso da prefeita Maria José, as demais autoridades manifestaram satisfação em fazer parte desse momento. De acordo com o Presidente da Câmara de Vereadores, Norton Neiva, “o retorno dos permissionários ao mercado municipal é satisfatório, mesmo que não esteja definitivamente concluída toda a reforma,” ele ainda disse que a audiência pública – requerida pelo vereador Renan Pereira, não é mais necessária. “Eu vou ouvir o relator do requerimento para saber se ele ainda deseja que haja a audiência, mas vejo que não há mais motivo. O objetivo da audiência foi sanado hoje com as palavras da Prefeita Maria José,” disse Norton.
Com a polêmica da audiência pública na câmara dos vereadores, os permissionários fizeram uma votação dentro do gabinete da prefeita para decidirem se compareciam ou não a reunião. Todos concordaram em não comparecer devido ao horário que foi estipulado e pela confiança nas palavras da prefeita.
As obras do mercado municipal é um desejo antigo do atual governo. Foi promessa de campanha nas eleições de 2008 e paralisou muitas vezes por causa da burocracia na liberação de verbas e problemas na estrutura original do prédio. No entanto, as obras entram na fase final.
Segundo a Secretária de Planejamento, Madrilene Souza Silva, a entrega do mercado municipal totalmente finalizado está previsto para inicio de Junho. Ela disse ainda que para a conclusão da obra resta apenas “os equipamentos serem instalados e testados pela empresa vencedora da licitação. E uma avaliação dos técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome que já está marcado para o final do mês de maio,” afirma a Secretária que ainda explicou os motivos da obra ter demorado mais do que o esperado. “Essa obra na verdade é muito complexa por serem duas. Uma é a reforma com verba do Ministério do Turismo a outra é uma construção. E Não é qualquer construção. Entretanto, durante a reforma houve a descoberta de uma sapata maior do que a prevista no subsolo causando atraso. São pequenos detalhes que levaram a uma reprogramação da conclusão das obras,” afirma Madrilene.
Após o discurso das autoridades foi aberto espaço para os permissionários tirarem suas dúvidas fazendo perguntas aos secretários de agropecuária, planejamento, obras, e com a própria prefeita.
O feirante Jaílson Pereira Arruda, que trabalha no mercado há 20 anos, disse que está satisfeito com a obra e tanto a reforma do mercado e a implantação do restaurante popular são conquistas importantes para o fortalecimento das vendas no local. “Eu jamais vi alguma melhoria ser feita no mercado. Trabalho no mercado há mais de 20 anos e tenho certeza que irá melhorar as vendas de todos que ali,” disse Jaílson.
Em 2008 foram selecionados 24 municípios para construírem Restaurantes populares e até hoje apenas nove conseguiram inaugurar. Teófilo Otoni está dentro dos 15 municípios em fase de finalização.


Fonte: Portal prefeitura de Teóilo Otoni



Gostou da matéria...! Então comente registrando sua passagem pelo meu BLOG...

Nenhum comentário:

Postar um comentário