domingo, 25 de outubro de 2009

Quadrilha que dava golpe em idosos...

Postado em 19/09/2009 às 20:09 hs
PC aposenta quadrilha que dava golpe em idosos.
A quadrilha suspeita por aplicar golpes contra aposentados e pensionista do INSS nos Vale do Aço, Rio Doce e Mucuri vai ficar a disposição da Justiça até conclusão das investigações pela Polícia civil de Teófilo Otoni. Há três meses uma equipe de policiais acompanha a vida de pessoas que aplicavam golpes em aposentados.
Na cidade de Novo Oriente de Minas, Antonio Paulo Pimenta Souza e Geraldo Rodrigues dos Santos, quando aplicavam golpe a mais um aposentado. Ele fora recolhidos ao Presídio da cidade, antes de contar quem eram os cabeças da quadrilha.
Três semanas após receber as informações, uma equipe da Civil foi a Governador Valadares para prender numa casa do bairro Santa Rita, o comerciante Adélio Rosa de Jesus de 46 anos. Em seguida, no distrito de Chonin, zona rural da cidade, foi detido o também comerciante Djalma Caldeira do Amaral de 42.
Ambos negam de forma veemente as acusações de se envolver em crimes contra aposentados. “Só falo em juízo, quem acusa tem que provar e não sou eu quem acusei ninguém de ser estelionatário, tive problemas com a Justiça mas, hoje sou um comerciante”, justificou Ardelio.
“Não tenho nada haver com esses coisas, j;a tive problemas com a polícia mas hoje só mexo com meus negócios no Mercado Municipal de Governador Valadares”, cometa Djalma Caldeira.
O esquema.
As investigações coordenadas pelas delegadas Herta Coimbra e Verônica Zímerer e executadas por uma equipe de seis agentes, descobriu um esquema fraudulento que se alastrou de Timóteo a Águas Formosas.
A quadrilha tinha cédulas de identidade forjadas numa gráfica clandestina em Valadares. Com informações do INSS via internet, eles conseguiam montar processos de empréstimos consignados em nome de vítimas das quais tinham dados pessoais, por meio ilícito.
Assim, a quadrilha obteve empréstimos com valores entre R$ 6 a R$ 12 mil, onde os bandidos ficavam com o dinheiro e as vítimas o prejuízo a pagar. “Temos provas suficientes de participação de cada um no esquema criminoso. Agora só precisamos aprofundar as investigações com o depoimento da quadrilha”, destaca delegada Herta Coimbra.
No bojo das investigações foram apreendidos documentos, cédulas de identidade falsas, retratos 3x4 dos bandidos, e informações do INSS sobre as vítimas. Tudo agora será cautelosamente analisado.
Como a Polícia não sabe o tamanho do rombo deixado pela quadrilha no Leste de Minas Gerais, o que se pede é que, quem tiver descontos indevidos no pagamento de pensões e aposentadorias com empréstimos que não fizeram, devem procurar a Polícia Civil para pedir ajuda, pois podem ter sido vítimas desses golpes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário